ESTRATÉGIAS PARA MAXIMIZAÇÃO DE LUCRO E CONTROLE DE CUSTOS EM BRASIL
Estratégias para Maximização de Lucro e Controle de Custos
Redução de Custos e Maximização de Lucro sob um Olhar Estratégico
20 e 21 de Outubro de 2016
Apresentação:
Na atual conjuntura de redução obrigatória de custos, as empresas precisam entender a relação entre estratégia, eficácia mercadológica e eficiência financeira para maximizar o lucro e reduzir custos. O problema de muitas iniciativas de redução de custos é que elas são postas em pratica sem consideração cuidadosa da sua sustentabilidade, e acabam afetando o futuro da empresa.
O curso tem como objetivo dar aos participantes ferramentas para integrar este aspectos e liderar um processo de redução de custos e maximização do lucro no curto e médio prazo de forma estratégica e sustentável.
Público-alvo: diretores, gerentes e analistas de marketing, finanças e recursos humanos envolvidos em projetos ou iniciativas envolvendo redução de custos.
Pré-requisito: curso superior, mínimo de 1 ano na empresa, 5 anos de mercado.
Carga horária: 16 horas.
Conteúdo Programático
Módulo I: Da análise de mercado ao plano de ação.
· Neste módulo vamos entender o enorme esforço administrativo e gerencial necessário para definir e executar uma boa estratégia e como podemos destruir valor de uma empresa ignorando a relação entre nossas decisões diárias e a percepção dos consumidores a médio e longo prazos.
Avaliando os benefícios e restrições de aplicação dos conceitos de estratégia e oportunidade, disciplina e flexibilidade. Eles podem e devem conviver.
· O que é estratégia? Que elementos devem estar presentes em uma estratégia? Porque é tão importante haver uma estratégia clara e disseminada na empresa?
· Como lidar com as oportunidades de mercado sem prejudicar a estratégia? Diferenças entre inovação e flexibilidade. A sala de guerra e a área de projetos especiais. O nível de aprovação.
Exercite a análise de entendimento de um mercado.
· Porque é tão difícil praticar estratégia no Brasil: as limitações externas e internas às empresas que precisamos conhecer e entender.
· Aplicando as ferramentas básicas imutáveis para compreensão do mercado: as 5 forças de Porter. A base para uma boa estratégia é um bom entendimento do mercado, de forma a permitir debates internos construtivos sobre como ser eficaz e eficiente.
Como a sua empresa deveria estar posicionada na cabeça dos clientes? E como está?
· O que é posicionamento? Como e porque escolher um posicionamento?
· A parte mais importante de um planejamento estratégico: definindo mercados de atuação e público-alvo.
· O que os clientes realmente compram além de produtos e serviços? Há diferenças comportamentais entre B2C e B2B?
Transformando a estratégia em ações práticas.
· Quais as competências que a empresa precisa desenvolver e manter? Como elas se aplicam a produtos e serviços?
· O que a análise concorrencial pode nos trazer de informação? SWOT como ferramenta.
· Finalizando com a revisão e priorização de projetos e ações a serem executados nos próximos ciclos orçamentários. A base para entrega de eficácia de mercado e eficiência financeira.
Módulo II: Produzindo eficiência financeira alinhada à estratégia.
Neste modulo vamos discutir como identificar custos a serem reduzidos além dos “culpados de sempre” (administrativos, de vendas e back-office) identificando outros custos que podem ser reduzidos (como custos operacionais, prestadores de serviços, e outros) e definindo quem/como/quando para a redução de custos sustentáveis.
Ferramentas para identificação e redução de custos.
· Revisão de custos: a investigação dos custos e seus inter-relacionamentos através da revisão do balanço analítico
· Identificação de drivers de custos e da cultura/comportamentos ligados a custos
· Revisão do histórico de custos com fornecedores de produtos e serviços e identificação de “vazamentos” que possam ser evitados.
· Definição do que é o "dono" de cada classe de custos e do estabelecimento de uma cultura de redução de custos.
· Definição de targets quantitativos para a redução dos custos e um plano de "quem/como/quando”. Como ligar estes targets com o programa de remuneração do RH.
· Revisão de algumas ferramentas usuais: Classificação ABC de custos; administração de resultados; bencmarking.
Definição de métricas e indicadores
· Definindo a melhor metrica para a sua empresa e seu departamento de forma integrada com os processos da empresa. Quais indicadores podem ser automatizados e quais terão que ser controlados manualmente.
· Definindo a governança do processo: quem/como/quando vai ser responsável pelos indicadores e monitoramento. Periodicidade de reuniões e apresentação de resultados
Fechando o processo
· Governança: como envoler todos os níveis da empresa, e principalmente os níveis mais altos.
· Como tornar o processo de redução de custos uma atividade de rotina na empresa.
· Os aspectos humanos: identificar os efeitos do processo nas pessoas e como mitigar seus impactos é parte importante do sucesso de um programa de redução de custos.
Módulo III: Muitas e diferentes cabeças pensam melhor do que uma.
· Neste pequeno módulo de encerramento iremos abordar a importância da diversidade e renovação no processo mental e analítico para revisão estratégica e redução de custos nas empresas.
Definição da equipe estratégica multidisciplinar para tratar o tema na empresa.
· A importância do grupo multidisciplinar.
· Não somos iguais. Perfis de personalidade (MBTA).
Instrutores:
Engenheiro Civil com Mestrado em Engenharia de Produção (USP) e MBA (Ivey Business School) e especializações nas Universidades de Harvard e de Stanford. Foi CFO Da Bunge, multinacional do agronegócio, e Head de Agronegócio para o Brasil da International Finance Corporation, do Banco Mundial. Vasta experiência em negócios em vários países da América Latina e África.Especializado em gestão financeira, reestruturação de processos e estruturação de financiamentos. Foco em Agronegócio, Mercado Financeiro e Infraestrutura.
Informações Úteis:
Data: 20 e 21 de Outubro de 2016
Horário: 1o dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento
9h00 às 18h00 - Curso
Local: Hotel Mercure Moema. Av. Lavandisca, 365, Moema, SP
Investimento: R$2750,00 (dois mil setecentos e cinquenta reais. Para inscrições pagas até o dia 6 de outubro, o investimento será reduzido para R$2.450,00 (dois mil, quatrocentos e cinquenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.
Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.
Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail:
contato@propagartraining.com.br
Leia mais: http://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/estrategias-para-maximizacao-de-lucro-e-controle-de-custos/
Redução de Custos e Maximização de Lucro sob um Olhar Estratégico
20 e 21 de Outubro de 2016
Apresentação:
Na atual conjuntura de redução obrigatória de custos, as empresas precisam entender a relação entre estratégia, eficácia mercadológica e eficiência financeira para maximizar o lucro e reduzir custos. O problema de muitas iniciativas de redução de custos é que elas são postas em pratica sem consideração cuidadosa da sua sustentabilidade, e acabam afetando o futuro da empresa.
O curso tem como objetivo dar aos participantes ferramentas para integrar este aspectos e liderar um processo de redução de custos e maximização do lucro no curto e médio prazo de forma estratégica e sustentável.
Público-alvo: diretores, gerentes e analistas de marketing, finanças e recursos humanos envolvidos em projetos ou iniciativas envolvendo redução de custos.
Pré-requisito: curso superior, mínimo de 1 ano na empresa, 5 anos de mercado.
Carga horária: 16 horas.
Conteúdo Programático
Módulo I: Da análise de mercado ao plano de ação.
· Neste módulo vamos entender o enorme esforço administrativo e gerencial necessário para definir e executar uma boa estratégia e como podemos destruir valor de uma empresa ignorando a relação entre nossas decisões diárias e a percepção dos consumidores a médio e longo prazos.
Avaliando os benefícios e restrições de aplicação dos conceitos de estratégia e oportunidade, disciplina e flexibilidade. Eles podem e devem conviver.
· O que é estratégia? Que elementos devem estar presentes em uma estratégia? Porque é tão importante haver uma estratégia clara e disseminada na empresa?
· Como lidar com as oportunidades de mercado sem prejudicar a estratégia? Diferenças entre inovação e flexibilidade. A sala de guerra e a área de projetos especiais. O nível de aprovação.
Exercite a análise de entendimento de um mercado.
· Porque é tão difícil praticar estratégia no Brasil: as limitações externas e internas às empresas que precisamos conhecer e entender.
· Aplicando as ferramentas básicas imutáveis para compreensão do mercado: as 5 forças de Porter. A base para uma boa estratégia é um bom entendimento do mercado, de forma a permitir debates internos construtivos sobre como ser eficaz e eficiente.
Como a sua empresa deveria estar posicionada na cabeça dos clientes? E como está?
· O que é posicionamento? Como e porque escolher um posicionamento?
· A parte mais importante de um planejamento estratégico: definindo mercados de atuação e público-alvo.
· O que os clientes realmente compram além de produtos e serviços? Há diferenças comportamentais entre B2C e B2B?
Transformando a estratégia em ações práticas.
· Quais as competências que a empresa precisa desenvolver e manter? Como elas se aplicam a produtos e serviços?
· O que a análise concorrencial pode nos trazer de informação? SWOT como ferramenta.
· Finalizando com a revisão e priorização de projetos e ações a serem executados nos próximos ciclos orçamentários. A base para entrega de eficácia de mercado e eficiência financeira.
Módulo II: Produzindo eficiência financeira alinhada à estratégia.
Neste modulo vamos discutir como identificar custos a serem reduzidos além dos “culpados de sempre” (administrativos, de vendas e back-office) identificando outros custos que podem ser reduzidos (como custos operacionais, prestadores de serviços, e outros) e definindo quem/como/quando para a redução de custos sustentáveis.
Ferramentas para identificação e redução de custos.
· Revisão de custos: a investigação dos custos e seus inter-relacionamentos através da revisão do balanço analítico
· Identificação de drivers de custos e da cultura/comportamentos ligados a custos
· Revisão do histórico de custos com fornecedores de produtos e serviços e identificação de “vazamentos” que possam ser evitados.
· Definição do que é o "dono" de cada classe de custos e do estabelecimento de uma cultura de redução de custos.
· Definição de targets quantitativos para a redução dos custos e um plano de "quem/como/quando”. Como ligar estes targets com o programa de remuneração do RH.
· Revisão de algumas ferramentas usuais: Classificação ABC de custos; administração de resultados; bencmarking.
Definição de métricas e indicadores
· Definindo a melhor metrica para a sua empresa e seu departamento de forma integrada com os processos da empresa. Quais indicadores podem ser automatizados e quais terão que ser controlados manualmente.
· Definindo a governança do processo: quem/como/quando vai ser responsável pelos indicadores e monitoramento. Periodicidade de reuniões e apresentação de resultados
Fechando o processo
· Governança: como envoler todos os níveis da empresa, e principalmente os níveis mais altos.
· Como tornar o processo de redução de custos uma atividade de rotina na empresa.
· Os aspectos humanos: identificar os efeitos do processo nas pessoas e como mitigar seus impactos é parte importante do sucesso de um programa de redução de custos.
Módulo III: Muitas e diferentes cabeças pensam melhor do que uma.
· Neste pequeno módulo de encerramento iremos abordar a importância da diversidade e renovação no processo mental e analítico para revisão estratégica e redução de custos nas empresas.
Definição da equipe estratégica multidisciplinar para tratar o tema na empresa.
· A importância do grupo multidisciplinar.
· Não somos iguais. Perfis de personalidade (MBTA).
Instrutores:
Engenheiro Civil com Mestrado em Engenharia de Produção (USP) e MBA (Ivey Business School) e especializações nas Universidades de Harvard e de Stanford. Foi CFO Da Bunge, multinacional do agronegócio, e Head de Agronegócio para o Brasil da International Finance Corporation, do Banco Mundial. Vasta experiência em negócios em vários países da América Latina e África.Especializado em gestão financeira, reestruturação de processos e estruturação de financiamentos. Foco em Agronegócio, Mercado Financeiro e Infraestrutura.
Informações Úteis:
Data: 20 e 21 de Outubro de 2016
Horário: 1o dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento
9h00 às 18h00 - Curso
Local: Hotel Mercure Moema. Av. Lavandisca, 365, Moema, SP
Investimento: R$2750,00 (dois mil setecentos e cinquenta reais. Para inscrições pagas até o dia 6 de outubro, o investimento será reduzido para R$2.450,00 (dois mil, quatrocentos e cinquenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificados e estacionamento.
Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.
Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail:
contato@propagartraining.com.br
Leia mais: http://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/estrategias-para-maximizacao-de-lucro-e-controle-de-custos/
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