GESTÃO INTEGRADA DE CUSTOS E ORÇAMENTO EM BRASIL

Gestão Integrada de Custos e Orçamento

Aperfeiçoando o Sistema de Custos e Integrando-o Gestão Orçamentária

Apresentação dos conceitos fundamentais para desenvolver um plano orçamentário, as responsabilidades e os modelos mais adequados para a condução do seu processo de estruturação, elaboração e controle.

São Paulo, 25 e 26 de abril de 2017

Instrutor Clóvis Luís Padoveze Consultor de Controladoria, Doutor em Contabilidade e Controladoria pela FEA/USP e Mestre em Ciências Contábeis pela PUC/SP. Foi Controller das Indústrias Romi S/A por mais de 15 anos. Autor de 18 livros, dentre eles: “Controladoria Estratégica e Operacional”, “Gerenciamento do Risco Corporativo em Controladoria”, “Orçamento Empresarial: novos conceitos e técnicas”, “Administração Financeira de Empresas Multinacionais”, “Planejamento Orçamentário”, “Controladoria Avançada” e “Contabilidade Gerencial”.

Destaques do Programa

· Apresentação dos conceitos fundamentais para desenvolver um plano orçamentário, as responsabilidades e os modelos mais adequados para a condução do seu processo de estruturação, elaboração e controle.

· Apresentação das integrações necessárias com o planejamento estratégico, contabilidade, custos e gestão das unidades de negócios.

· Discussão da estrutura administrativa responsável pelo plano orçamentário, bem como os sistemas de informações existentes e suas possibilidades de utilização integrada.

· Apresentação das melhores técnicas para elaborar todos os orçamentos, considerando-as no grau de detalhamento necessário para obter os melhores resultados previstos.

· Integração do Orçamento com Contabilidade e Gestão de Custos

· Métodos e Formas de Custeamento

· Custeamento por Absorção x Custeamento Variável x Custeamento ABC (Activity Based Costing)

· A utilização do modelo da margem de contribuição e fatores limitantes

· Custo Padrão e Análise das Variações

· Gestão e Formação de Preços de Venda; Formação de Preços pelo Custos e Formação de Preços pelo Mercado

· Análises de Custos

· Estruturação Geral de Uma Política de Redução de Custos

Público-Alvo: Controllers, Contadores, Gerentes e diretores Financeiros das Empresas. Outros profissionais das áreas de contabilidade e finanças ligados aos setores de orçamento, custos, contabilidade, finanças e controladoria.

PROGRAMA

Parte I - Orçamento

· 1 – Conceitos e Objetivos

· O que é orçamento

· Orçamento e Contabilidade

· Da Estratégia ao Orçamento

· Responsabilidades pela condução do processo orçamentário

2 – Abordagem Ortodoxa (Tradicional )

· Cultura orçamentária

· Modelos de condução do processo orçamentário

· Estrutura do orçamento tradicional

· Rolling Budget e Forecast

· Sistemas de informação para elaboração e controle orçamentário

3 – Beyond Budgeting

· que está além do orçamento

· Críticas do BBRT – Beyond Budgeting Round Table

· O que é proposto em lugar do orçamento

4 – Orçamento Base Zero

· O que realmente significa

· O que é preciso para implantar o orçamento Base Zero

· Como fica a cultura da empresa com o orçamento Base Zero

· Exemplo

5 – Orçamento Matricial

· Como implantar um controle matricial

· Vantagens e desvantagens

· Definição das responsabilidades

· Exemplo

6 – Orçamento, Estratégia e Balanced Scorecard

· O Balanced Scorecard combina com o orçamento ?

· O Balanced Scorecard combina com as novas técnicas orçamentárias?

· Como ligar o Balanced Scorecard ao orçamento tradicional

· Exemplo

7 – Estruturação Geral De Um Orçamento

· Construção de Cenários

· Premissas Gerais e Específicas

· Comportamento dos custos e receitas

8 – O Orçamento de Vendas e de Produção

· Métodos de previsão de vendas

· Fatores limitantes

· Orçamento de Produção, Orçamento de Capacidade e Logística

· Exemplos numéricos

9 – Demais Orçamentos

· Orçamento de Materiais e Estoques

· Orçamento de Despesas Departamentais

· Orçamento de Investimentos e Financiamentos

· Exemplos numéricos

10 – Conclusão do Processo Orçamentário

· Orçamento de Caixa

· A dificuldade: projeção das receitas financeiras

· Conclusão: Projeção das Demonstrações Contábeis

· A importância do modelo de condução do Controle Orçamentário

· Utilização do ferramental de simulação

· Exemplos numéricos

Parte II – Custos

1 – Conceitos e Estrutura do Sistema de Custos

· Custos, Gastos, Despesas, e Desperdícios.

· Objetivos gerais de um sistema de custos: métodos, formas e acumulação.

· Custos para fins contábeis e fins gerenciais

· Estrutura informacional básica: Estrutura do Produto e Processo de Fabricação

· Exemplo

2 – Métodos de Custeio

· Custeio por Absorção e Custeio Direto

· Custeio Variável e Custeio ABC

· Custeio Integral e RKW

· O modelo de margem de contribuição e suas aplicações gerenciais

· Exemplos numéricos

3 – Custos para Fins Contábeis

· Fundamentos legais: custo integrado e coordenado

· O sistema de custos e o ERP

· Contabilização

· Exemplos

4 – Sistema de Informação

· Acumulação por Processo

· Acumulação por Ordem

5 – Custo Padrão

· O que é e para que serve: validade atual

· Custo padrão e novas tecnologias de fabricação

· Análise das variações: a real necessidade

· Exemplos numéricos

6 – Gestão de Preços de Venda

· Formação de preços de venda a partir do custo unitário

· Formação estratégica de preços

· Custo meta: o que é e como calcular

· Utilização de simulação para formar preços de venda

· Exemplos numéricos

7 – Análises de Custos: Principais Modelos

· Conceitos necessários

· Comprar versus fabricar; Internação de atividades.

· Inflação da empresa: o que é, para que serve.

8 – Política de Redução de Custos

· O que é e como conduzir

· Modelos existentes e modelo proposto

· Gestão dos recursos

9 – Como Fazer Check-List para Identificar os Pontos Fracos do Sistema De Custos Da Sua Empresa

· Questionário de perguntas

· Identificação dos pontos fracos

· Elaboração de um plano de trabalho para implantação das melhorias no sistema de custo

Carga Horária: 16 horas

Informações Úteis:

Data: 25 e 26 de abril de 2017

Horário: 1° dia - 8h30 às 9h00 - Credenciamento || 9h00 às 18h00 - Curso || 2° Dia - 8h30 - 17h30 - Curso

Local: Mercure Moema – Av. Lavandisca, 365 - Moema

Investimento: R$3650,00 (três mil, seiscentos e cinquenta reais). Estão inclusos custos de material, almoço, coffee break, certificado e estacionamento.

Condição Especial para inscrições pagas até dia 11 de abril de 2017: R$ 3.380,00

Consulte-nos sobre preços e condições especiais para grupos.

Para demais informações entre em contato pelo telefone: (11) 3419 9152 ou através do e-mail:

contato@propagartraining.com.br

Leia mais: http://www.propagartraining.com.br/agenda/detalhes/gest%c3%a3o-integrada-de-custos-e-or%c3%a7amento/

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