MÓDULO DE SINALIZAÇÃO DE FRENAGEM SAF-E EM BRASIL
De acordo com dados estatísticos levantados pela Associação Brasileira de Prevenção de Acidentes de Trânsito, o maior índice de acidentes em rodovias federais brasileiras são as colisões traseiras respondendo por 25% dos casos. Acidentes deste tipo poderia ser evitados, se os veículos dispusessem de um dispositivo inteligente de sinalização de frenagem e desaceleração brucas, indicando visualmente para os veículos que vem de trás, a situação de problema eminente.Funcionamento do SAF-eNas situações em que o pedal de freio é acionado, a unidade processadora de sinais detecta o seu acionamento através do sensor instalado no pedal e dispara o processo de análise da taxa de desaceleração do veículo. Caso a taxa de desaceleração do veículo seja maior que um determinado valor, as luzes de freio passam a piscar de forma codificada a cada segundo com uma sequência determinada de flashes contínuos e repetitivos, conforme mostra a figura abaixo:Caso a taxa de desaceleração seja ainda maior, as luzes de emergência também passam a ser acionadas em uma taxa contínua de 0,5s ligadas e 0,5s desligadas, conforme figura abaixo: que passam a ser somadas ao aviso de frenagem codificado, afim de reforçar a sinalização de aviso de situação de emergência aos veículos que o seguem, ficando ativas por 4 segundos. A codificação de frenagem fica ativa enquanto o pedal de freio estiver pressionado.Caso o sistema detecte uma taxa de frenagem normal, o sistema não é acionado e as luzes de freio acendem normalmente.Este tipo de tecnologia já está sendo utilizada em alguns veículos de série na Europa e Estados Unidos (Volvo, Mercedes, Peugeot e BMW). Também está presente em alguns veículos da linha Volkswagen 2012.O Denatran e Contran oficializaram a aprovação do sistema SAF-e para uso opcional em veículos novos do sistema de sinalização de frenagem de emergência e consequentemente em todos os veículos da frota brasileira.Anexo envio cópia da alteração da Resolução 227/07 - res 383/11, do Contran que altera esta questão. Os ítens que tratam do sistema estão a partir do Art. 4º.O produto não altera em nada a parte elétrica/mecânica do carro. O sistema trabalha totalmente independente, necessitando apenas aproveitar o sinal do sensor no pedal de freio do veículo.Por não alterar a fiação elétrica original do veículo não existe motivo para perda de garantia. Em nada afeta redes CAN existentes nos veículos por ser instalada diretamente nas luzes de pisca e breaklight.A instalação é feita utilizando-se conectores do tipo 558 da 3M - Scotchlok Self Stripping Tap Connector 558 - que é utilizado e homologado por todas as montadoras de veículos onde seu uso não procede com cortes na fiação elétrica e também não necessita de qualquer sistema ou material de isolamento. Os conectores são testados segundo a norma ANSI S3.19-1974 e aprovados pelas normas UL e CSA.O sistema é composto por uma unidade processadora digital de sinais que interpreta o sinal recebido de acionamento do pedal de freio pelo motorista e também processa a leitura e análise do valor informado por um dispositivo sensor de aceleração (acelerômetro) que faz parte integrante da unidade processadora de sinais. O sistema trabalha de forma paralela e concorrente ao sistema original do veículo. Caso exista alguma falha no sistema inteligente de sinalização de frenagens e desacelerações bruscas para veículos automotivos, o sistema de sinalização original do veículo permanece com sua situação normal de uso e funcionalidade.
Marca: i2dt
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