Apple, como tudo começou
A Apple foi fundada a 1 de abril de 1976 por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne, para vender o Apple I um kit de computador pessoal. Os kits foram feitos à mão por Wozniak e exibidos pela primeira vez ao público no Homebrew
Computer Club. O Apple I foi vendido como uma placa-mãe (com CPU, RAM, e os chips básicos), menos do que é considerado atualmente um computador pessoal completo. O Apple I foi lançado em julho de 1976 e vendia a um preço de 666,66 dólares (equivalentes a 2.723 dólares de 2012, ajustado pela inflação). O Apple I, foi o primeiro produto da Apple. Foi vendido como uma placa de circuito montado e carecia das características básicas como um teclado, monitor e caixa. O proprietário da unidade acrescentava um teclado e uma caixa de madeira.
A Apple foi apresentada a 3 de janeiro de 1977 sem Wayne, que tinha vendido a sua parte do negócio de novo a Jobs e Wozniak por 800 dólares. O multi milionário Mike Markkula contribuiu com a sua experiência empresarial essencial e financiamento de 250.000 dólares para entrar na Apple.
O Apple II foi apresentado a 16 de abril de 1977 na primeira Feira de Informática da Costa Oeste. Diferenciava-se de seus principais rivais, o TRS-80 e o Commodore PET, uma vez que vinha com gráficos e caracteres coloridos e uma arquitetura aberta. Enquanto que os primeiros modelos usavam fitas cassete ordinárias como dispositivos de armazenamento, que foram superados pela introdução de uma drive de disquete de 5 1/4 polegadas.
O Apple II foi eleito para ser a plataforma de trabalho para a primeira aplicação comercial do mundo dos negócios o VisiCalc, programa como a nossa atual folha de cálculo. O VisiCalc criou um mercado de negócios para o Apple II e foi dada aos usuários domésticos uma razão adicional para comprar um Apple II: a compatibilidade com o escritório. De acordo com Brian Bagnall, a Apple aumentava os seus números de vendas e foi se distanciando em terceiro lugar do Commodore e do Tandy até que o VisiCalc chegou.
No final da década de 1970, a Apple tinha um quadro de designers de computadores e uma linha de produção. A empresa apresentou o fracassado Apple III em maio de 1980 numa tentativa de competir com a IBM e Microsoft no negócio e mercado da informática empresarial.
Jobs e vários funcionários da Apple incluindo Jef Raskin visitaram o Xerox PARC em dezembro de 1979 para ver o computador Xerox Alto. A Xerox deu um acesso de três dias às instalações de PARC, em troca de ações. Jobs se convenceu imediatamente de que todos os computadores do futuro terião uma interface gráfica do usuário (GUI) como o que tinha a Xerox e desenvolveu uma para o novo Apple Lisa.
Notícias relacionadas