Candidato
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São Paulo (São Paulo)
www.tencoronelcardoso.com.br Tenente Coronel Cardoso 11511 com uma carreira de mais de 30 anos junto a Polícia Militar é candidato a vereador em São Paulo e tem como plataforma eleitoral a Segurança Pública, Transportes e Habitação contando com o apoio do nosso Prefeito Ricardo Nunes. Candidato a vereador pelos bairros da Vila prudente, Vila, formosa, Vila Alpina, Vila Bela, Tatuapé, Mooca, Ipiranga Sacomã, Cursino, Juventus, Carrão, Belém, Bresser, Aricanduva, Vila Industrial, São Mateus, São Rafael e Iguatemi, Sapopemba, Penha, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Itaquera, Guaianazes, São Miguel, Tiradentes, e em outros bairros tão importantes como Vila Mariana, Vila Maria, Tremembé, Socorro, Jabaquara, Santo Amaro, Santana, Pirituba, Pinheiros, Perus, Parelheiros, M’Boi Mirim, Lapa Jabaquara, Cidade Ademar, Campo Limpo, Cachoeirinha, Butantã, Brasilândia, e toda região do Centro da Consolação a Liberdade e do Bom retiro e da Luz à Bela Vista seguindo até a Paulista.
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Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
LEGIÃO DA BOA VONTADE, seleciona colaborador(a) para a vaga de auxiliar operacional, vaga exclusiva para candidato(a) PCD no Centro do Rio de Janeiro com salário mensal de R$ 1.525,24 (mil e quinhentos e vinte e cinco reais e vinte e quatro centavos) e jornada de 44 horas semanais, fornece vale transporte e alimentação no local de trabalho.
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Brasil (Todas as cidades)
Inclui Somos uma empresa de desinger grafíco e estamos com uma grande promoção de criação de caricatura para você que sonha em disputar as eleição 2020. adquira nossos serviço. Não inclui também criamos banner flayr e muitos mais para você sair na frente das suas redes sociais
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Paulista (Pernambuco)
Artes para candidatos políticos em geral. Para redes sociais ou impressão, nós tempos a solução!
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Londrina (Paraná)
Candidato deverá possuir conhecimento na área industrial (metalúrgica) Interessados favor enviar currículo para trabalhometal@gmail.com Oferecemos ambiente de trabalho limpo e organizado, excelentes condições para desempenho de suas funções. Salário compatível com a habilidade e conhecimento do candidato, vale transporte, vale refeição
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Brasil (Todas as cidades)
Candidato deverá enviar Currículo: Email: [email protected]
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Além Paraíba (Minas Gerais)
Candidato deve ter experiencia em atividades de pecuária e agricultura em geral, trator, roçadeira, motosserra,reformas de curral, elétrica, hidráulica,pequenas construções, lida com gado de cria nelore, cavalo,ser casado idade acima de 40 anos, não ter vícios,certidão negativa criminal, obs: quando entrar em contato informar onde mora, se tem filhos e se enquadra nos requisitos do anuncio
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São Paulo (São Paulo)
candidato ir falar diretamente com alessandro ribeiro 11963186015 Controle de caixa Organização de entrada e saída de materiais em sistema Definição de ferramentas, organização e gerenciamento de estoque. Benefícios: Cesta básica Vale-alimentação Vale-transporte Horário de trabalho: Turno de 8 horas
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Brasilia (Distrito Federal)
Candidato precisa ter experiência como COZINHEIRO à la carte, cortes, preparações, organizações e montagem de pratos. Trabalho de segunda à sexta (11h às 19h) e sábado até às 15h30. Interessados enviar currículo para 61.99570-7998.
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Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
Candidato deve ter experiência mínima de 1 ano comprovada em CTPS, pois terá atividade em serra circular e desengrosso.
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Viçosa-MG (Minas Gerais)
Onde se lê: 5.1.4 Quarta etapa (de caráter classificatório 30 pontos): avaliação escrita, sem consulta, baseada na bibliografia explicitada no Anexo II deste Edital. Nesta etapa, com duração de até 50 minutos, realizada através da Plataforma Zoom, com câmera aberta e devidamente gravada, será avaliada a capacidade de raciocínio lógico e analítico a partir de dados quantitativos contextualizados. A avaliação escrita será realizada no dia 10 de outubro de 2022, em horário a ser publicado até 05 de outubro de 2022 em www.cedeplar.ufmg.br. O(A) candidato(a) receberá o link para acesso à Plataforma Zoom por e-mail até o dia 03 de outubro de 2022. Caso não receba o e-mail até essa data, o(a) candidato(a) deverá entrar em contato através do e-mail selecaodemografiaeconomia@cedeplar.ufmg.br e solicitar novo link até 05 de outubro de 2022. O(A) candidato(a)se responsabiliza por garantir banda de internet suficiente para transmissão de som e imagem em tempo real. Problemas na conexão por parte do candidato serão avaliados pela comissão examinadora. Leia-se: Onde se lê: 5.1.4 Quarta etapa (de caráter classificatório 30 pontos): avaliação escrita, sem consulta, baseada na bibliografia explicitada no Anexo II deste Edital. Nesta etapa, com duração de até 50 minutos, realizada através da Plataforma Zoom, com câmera aberta e devidamente gravada, será avaliada a capacidade de raciocínio lógico e analítico a partir de dados quantitativos contextualizados. A avaliação escrita será realizada no dia 10 de outubro de 2022, em horário a ser publicado até 07 de outubro de 2022 em www.cedeplar.ufmg.br. O(A) candidato(a) receberá o link para acesso à Plataforma Zoom por e-mail até o dia 07 de outubro de 2022. Caso não receba o e-mail até essa data, o(a) candidato(a) deverá entrar em contato através do e-mail selecaodemografiaeconomia@cedeplar.ufmg.br e solicitar novo link até 07 de outubro de 2022. O(A) candidato(a)se responsabiliza por garantir banda de internet suficiente para transmissão de som e imagem em tempo real. Problemas na conexão por parte do candidato serão avaliados pela comissão examinadora. Onde se lê: 5.2.1 Primeira etapa (de caráter eliminatório sem pontuação): adequação da documentação. A candidata ou o candidato que prestar qualquer informação falsa ou inexata ou que não satisfizer todas as condições estabelecidas neste Edital e demais instrumentos normativos da UFMG terá sua inscrição indeferida. O resultado será divulgado até as 22 horas do dia 26 de setembro de 2022. Leia-se: Onde se lê: 5.2.1 Primeira etapa (de caráter eliminatório sem pontuação): adequação da documentação. A candidata ou o candidato que prestar qualquer informação falsa ou inexata ou que não satisfizer todas as condições estabelecidas neste Edital e demais instrumentos normativos da UFMG terá sua inscrição indeferida. O resultado será divulgado até as 22 horas do dia 04 de outubro de 2022. Onde se lê: 5.2.4 Quarta etapa (de caráter classificatório 30 pontos): avaliação escrita, sem consulta, baseada na bibliografia explicitada no Anexo II deste Edital. Nesta etapa, com duração de até 50 minutos, realizada através da Plataforma Zoom, com câmera aberta e devidamente gravada, será avaliada a capacidade de raciocínio lógico e analítico a partir de dados quantitativos contextualizados. A avaliação escrita será realizada no dia 10 de outubro de 2022, em horário a ser publicado até 05 de outubro de 2022 em www.cedeplar.ufmg.br. O(A) candidato(a) receberá o link para acesso à Plataforma Zoom por e-mail até o dia 03 de outubro de 2022. Caso não receba o e-mail até essa data, o(a) candidato(a) deverá entrar em contato através do e-mail selecaodemografiaeconomia@cedeplar.ufmg.br e solicitar novo link até 05 de outubro de 2022. O(A) candidato(a)se responsabiliza por garantir banda de internet suficiente para transmissão de som e imagem em tempo real. Problemas na conexão por parte do candidato serão avaliados pela comissão examinadora.
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Viçosa-MG (Minas Gerais)
Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas EDITAL REGULAR DE SELEÇÃO 2020 ¿ MESTRADO E DOUTORADO RETIFICAÇÃO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas (PPGACT), da Faculdade de Farmácia (FAFAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), comunica a retificação do Edital Regular de Seleção 2020 Mestrado e Doutorado. Onde se lê: 5.2.2 - A nota máxima na análise do ¿Curriculum Lattes¿ não poderá ultrapassar 100 (cem) pontos. b) Apresentação do pré-projeto de pesquisa proposto seguida de arguição oral sobre o mesmo pela Comissão de Seleção. O pré-projeto de pesquisa deverá ser apresentado oralmente pelo candidato (duração de 20 minutos). Haverá um equipamento de datashow disponível para este fim. Na apresentação oral será avaliada a capacidade do candidato de defender a proposta apresentada, ou seja, o candidato deve demonstrar claramente ter conhecimento da fundamentação científica e metodológica do projeto. Os seguintes quesitos serão avaliados pela Comissão de Seleção: domínio do tema e da fundamentação científica e metodológica do projeto (40 pontos), originalidade e/ou inovação (35 pontos), exequibilidade do projeto (15 pontos), apresentação oral (10 pontos). Será considerado aprovado nesta avaliação o candidato que alcançar, pelo menos, 70% em cada um dos quesitos avaliados. Leia-se: 5.2.2 - A nota máxima na análise do ¿Curriculum Lattes¿ não poderá ultrapassar 100 (cem) pontos. b) Apresentação do pré-projeto de pesquisa proposto seguida de arguição oral sobre o mesmo pela Comissão de Seleção. O pré-projeto de pesquisa deverá ser apresentado oralmente pelo candidato (duração de 20 minutos). Na apresentação oral será avaliada a capacidade do candidato de defender a proposta apresentada, ou seja, o candidato deve demonstrar claramente ter conhecimento da fundamentação científica e metodológica do projeto. Os seguintes quesitos serão avaliados pela Comissão de Seleção: domínio do tema e da fundamentação científica e metodológica do projeto (40 pontos), originalidade e/ou inovação (35 pontos), exequibilidade do projeto (15 pontos), apresentação oral (10 pontos). Será considerado aprovado nesta avaliação o candidato que alcançar, pelo menos, 70% em cada um dos quesitos avaliados. A apresentação do pré-projeto e a arguição oral, efetuadas por meio de videoconferência pela plataforma Zoom, serão fechadas ao público. É indispensável a indicação no ato da inscrição do endereço eletrônico para a videoconferência. O candidato se responsabilizará por testar a conexão com o Colegiado, o agendamento da conectividade deverá ser realizado com no mínimo 72 horas de antecedência, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real. O Colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidato. Onde se lê: 5.2.3 (...) Os recursos, parcial ou final, deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa, por escrito, e entregues pessoalmente ou por procurador munido de procuração simples, na Secretaria do PPGACT, no endereço informado no item 1.1 deste Edital, observados os horários de atendimento externo da Secretar Leia-se: 5.2.3 (...) Os recursos, parcial ou final, deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa, por escrito, datados e assinados pelo candidato e a versão digitalizada deverá ser encaminhada para o e-mail ppgact@farmacia.ufmg.br. Belo Horizonte, 13 de julho de 2020. Prof. André Luís Branco de Barros. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas CONTINUA RETIFICACAO 5
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Viçosa-MG (Minas Gerais)
Onde se lê: 5.2.1 h) Relatórios técnicos e demais produções técnicas ou tecnológicas deverão conter os dados que permitam identificar a autoria do candidato e a correta identificação do tipo de produção (catálogos, manuais, protocolos, material didático-instrucional) com a devida referência, registro e fonte. Leia-se 5.2.1 h) Produção técnica refere-se a autoria do candidato em Relatórios técnicos e produções técnicas ou tecnológicas incluindo catálogos, patentes, manuais, protocolos, material didático-instrucional, aplicativos, softwares, entre outros, conforme orientações da Área de Enfermagem na CAPES (consultar: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/ENFERMAGEM_CLPPT_19_12.pdf). Para comprovação deverá ser anexada a produção na íntegra e/ou parte do material que contenha os dados que permitam identificar a autoria do candidato e a correta identificação do tipo de produção (com a devida referência, registro, fonte, local de indexação/depósito e ano de produção) Onde se lê: 5.2.2 Segunda Etapa, de caráter eliminatório e classificatório. (...) A arguição será realizada por professores da Banca Examinadora, em data e horários a serem divulgados no dia 13 de abril de 2022, ocorrerá por meio de Plataforma virtual RNP ou Microsoft Teams e será gravada. O link e informações sobre o acesso à sala de avaliação serão divulgados para os candidatos aprovados, em até 48 horas antes da data das provas, pela Secretaria do Programa. Estas informações serão disponibilizadas tanto no site do programa quanto por e-mail individual aos candidatos. O candidato que receber nota inferior a 70 pontos nesta etapa será reprovado. Leia-se 5.2.2 Segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório. (...) A arguição será realizada por professores da Banca Examinadora, em data e horários a serem divulgados no dia 02 de setembro de 2022 e ocorrerá na Escola de Enfermagem da UFMG, situada na Av. Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia, Campus Saúde. A sessão será gravada. As informações sobre o acesso à sala de avaliação, serão divulgados para os candidatos aprovados, em até 48 horas antes da data das provas, pela Secretaria do Programa. Estas informações serão disponibilizadas no site do programa e afixadas em mural na Secretaria do Programa, 1º andar da Escola de Enfermagem. O candidato que receber nota inferior a 70 pontos nesta etapa será reprovado. Onde se lê: 5.2.2 c) Para a realização da arguição, o candidato se responsabilizará por garantir banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real e/ou a conexão necessária com a Plataforma virtual. O Colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão, que caso ocorram no dia e no horário da arguição oral do candidato, o candidato será desclassificado. Leia-se: [Texto suprimido] c) Para a realização da arguição, o candidato se responsabilizará por garantir banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real e/ou a conexão necessária com a Plataforma virtual. O Colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão, que caso ocorram no dia e no horário da arguição oral do candidato, o candidato será desclassificado. Belo Horizonte, 13 de junho de 2022. Profª.Kênia Lara da Silva, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
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Viçosa-MG (Minas Gerais)
RETIFICAÇÃO DO EDITAL REGULAR DE SELEÇÃO 2020 ¿ MESTRADO E DOUTORADO O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE, doravante denominado Programa) da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, torna público as retificações devido a pandemia de Sars-Cov-2 (Covid-19) justificadas pelos documentos desta Universidade: PORTARIA Nº 1819, DE 18 DE MARÇO DE 2020, do OFÍCIO CIRCULAR Nº 011/2020/PRORH/UFMG, de 20 de março de 2020, OFÍCIO CIRCULAR Nº 6/2020/GAB-REI-UFMG, de 1º de abril de 2020. Onde se lê: 5.5. Caberá recurso, no caso do processo seletivo do Doutorado, contra o resultado da etapa (i) Análise do histórico escolar e do curriculum vitae, com efeito suspensivo sem prejuízo do recurso final. O resultado da etapa (ii) Análise do Plano de Curso de Doutorado, será divulgado com o resultado final. Os recursos deverão ser dirigidos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal, por meio de procuração simples (carta por meio da qual o destinatário autoriza um terceiro), e entregues pessoalmente à Secretaria do Programa. Durante o período do recurso o candidato poderá ter acesso a sua avaliação mediante solicitação. Leia-se: 5.5. Caberá recurso, no caso do processo seletivo do Doutorado, contra o resultado da etapa (i) Análise do histórico escolar e do curriculum vitae, com efeito suspensivo sem prejuízo do recurso final. O resultado da etapa (ii) Análise do Plano de Curso de Doutorado, será divulgado com o resultado final. Os recursos deverão ser dirigidos por escrito, datados e assinados pelo candidato e enviados por correio eletrônico da Secretaria do Programa, através do endereço ppgee@adm.eng.ufmg.br. Durante o período do recurso o candidato poderá ter acesso a sua avaliação mediante solicitação. Onde se lê: 6.7. O resultado do processo de seleção ao Curso de Doutorado será divulgado 45 (quarenta e cinco) dias após a inscrição do candidato, na Secretaria do prédio onde funciona o PPGEE e por e-mail. Leia-se: 6.7. O resultado do processo de seleção ao Curso de Doutorado será divulgado 45 (quarenta e cinco) dias após a inscrição do candidato, via página do Programa, após homologação do resultado. Onde se lê: 6.11. [...] Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal, munido de procuração simples por meio de procuração simples (carta por meio da qual o destinatário autoriza um terceiro), e entregues pessoalmente na Secretaria do Programa. Durante o período para o recurso, o candidato poderá ter acesso à sua avaliação mediante solicitação. Leia-se: 6.11. [...] Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato e enviados por correio eletrônico da Secretaria do Programa, através do endereço ppgee@adm.eng.ufmg.br. Durante o período para o recurso, o candidato poderá ter acesso à sua avaliação mediante solicitação. Belo Horizonte, 04 de junho de 2020. Prof. Luis Antonio Aguirre ¿ Coordenador do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFMG.
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Viçosa-MG (Minas Gerais)
RETIFICAÇÃO DO EDITAL SUPLEMENTAR DE SELEÇÃO 2021 - MESTRADO E DOUTORADO VAGAS PARA INDÍGENAS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-Artes/EBA/UFMG) COMUNICA a retificação do Edital Suplementar de Seleção Mestrado e Doutorado, publicados no site dos Classificados dos Estados de Minas Online, em 11/01/2021, ficando estes redigidos da seguinte forma: Onde se lê: 2.4 A área de concentração do Programa (Mestrado e Doutorado em Artes) é Artes, e as Linhas de Pesquisa que estão oferecendo vagas para o Processo Seletivo 2021 são as seguintes: -Mestrado e doutorado para candidato(a) indígena e para candidato(a) com deficiência: Arte e Experiências Interartes na Educação Cinema Preservação do Patrimônio Cultural e Poéticas Tecnológicas. -Mestrado e doutorado para candidato(a) com deficiência: Artes visuais. -Mestrado para candidato(a) indígena: Artes da cena, Artes visuais. A relação dos(as) docentes nas respectivas Linhas de Pesquisa do Programa consta na página do PPG-Artes, disponível em: www.eba.ufmg.br/pos (aba Corpo Docente). Leia-se: 2.4 A área de concentração do Programa (Mestrado e Doutorado em Artes) é Artes, e as Linhas de Pesquisa que estão oferecendo vagas para o Processo Seletivo 2021 são as seguintes: -Mestrado e doutorado para candidato(a) indígena e para candidato(a) com deficiência: Arte e Experiências Interartes na Educação Cinema Preservação do Patrimônio Cultural e Poéticas Tecnológicas. -Mestrado e doutorado para candidato(a) com deficiência: Artes visuais. -Mestrado para candidato(a) indígena: Artes da cena, Artes visuais. -Doutorado para candidato(a) indígena e Candidato(a) com deficiência: Artes da cena. A relação dos(as) docentes nas respectivas Linhas de Pesquisa do Programa consta na página do PPG-Artes, disponível em: www.eba.ufmg.br/pos (aba Corpo Docente). Belo Horizonte, 10 de fevereiro de 2021. Prof. Dr. Amir Brito Cadôr - Coordenador PPG Artes - EBA/UFMG
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Viçosa-MG (Minas Gerais)
PARTE III 5.5. Para a realização da prova de conhecimentos online, o candidato estrangeiro deverá providenciar local adequado e computador pessoal ou máquina de processamento virtual equivalente, que possua capacidade de processamento de dados igual ou superior à capacidade de um processador Intelcore i3 e capacidade de memória aleatória (RAM) de no mínimo 2 (dois) GB (gigabytes). Também compete ao candidato providenciar serviço de conexão com a internet com velocidade mínima de 2 Mbps (megabits por segundo). 5.6. A inscrição no processo seletivo implica a concordância do candidato estrangeiro com os princípios éticos e legais pertinentes à realização da prova on-line de conhecimentos, sendo que o candidato assume o compromisso de não usar meios fraudulentos ou ilegais e de não solicitar ou contar com auxílio de terceiros para a realização desta prova. Em caso de constatação de fraude na realização desta prova, o candidato estará automaticamente eliminado do processo e sujeito às penalidades previstas na legislação brasileira federal para concursos públicos. 5.7. O candidato é integralmente responsável pela garantia da qualidade de conexão via internet com o servidor de computadores, durante a realização da prova de conhecimentos. Caso o candidato não consiga realizar ou finalizar essa prova por causa de problemas técnicos externos à UFMG, que comprometam a conexão do computador do candidato com o Microsoft Teams durante a prova on-line, não será aplicada uma nova prova de conhecimentos. 5.8. O resultado da prova de conhecimentos para os candidatos ao Mestrado será divulgado no dia 14/07/2022 no website do Programa http://www.ppgmec.eng.ufmg.br 5.9. Caberá recurso contra o resultado da prova de conhecimentos para o mestrado, sem prejuízo do recurso final. Recursos, parcial e final, devem ser dirigidos à Coordenação do Programa e entregues via email enviado ao endereço "cpgmec@demec.ufmg.br", sendo que o assunto desta mensagem deve ser necessariamente "RECURSO CONTRA O RESULTADO DA PROVA" e contendo no corpo da mensagem o nome completo do candidato. Onde se lê: 6.1. A seleção para o Doutorado será realizada por meio de três etapas: (1) prova on-line de conhecimentos, etapa eliminatória e classificatória (2) análise de currículo, etapa eliminatória e classificatória (3) avaliação de projeto de pesquisa, etapa eliminatória. 6.1.2. As etapas (1) e (2) não se encontram em ordem cronológica, sendo que a análise do currículo poderá ser efetuada anteriormente à prova de conhecimentos. 6.2.PRIMEIRA ETAPA: A prova on-line de conhecimentos para o Doutorado, de caráter eliminatório e classificatório,conterá 27 (vinte e sete) questões em língua inglesa de múltipla escolha, valendo 1 (um) ponto cada questão, sobre conceitos básicos de Matemática, Mecânica Vetorial, Resistência dos Materiais, Mecânica dos Fluidos, Transferência de Calor, Termodinâmica e Tecnologia Mecânica, cuja bibliografia mínima requerida está descrita no Anexo III deste Edital. Essa prova será aplicada por meio eletrônico à distância, no dia 14 de fevereiro de 2022, no período compreendido das 14h às 18h, de acordo com os recursos disponíveis do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) da UFMG. A nota mínima para aprovação na prova de conhecimentos é de 11 (onze) pontos, sendo que o candidato estará automaticamente desclassificado caso sua nota fique abaixo deste valor. CONTINUA PARTE IV
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Viçosa-MG (Minas Gerais)
Onde se lê: 5.1.4 Quarta etapa (de caráter classificatório 30 pontos): avaliação escrita, sem consulta, baseada na bibliografia explicitada no Anexo II deste Edital. Nesta etapa, com duração de até 50 minutos, realizada através da Plataforma Zoom, com câmera aberta e devidamente gravada, será avaliada a capacidade de raciocínio lógico e analítico a partir de dados quantitativos contextualizados. A avaliação escrita será realizada no dia 10 de outubro de 2022, em horário a ser publicado até 05 de outubro de 2022 em www.cedeplar.ufmg.br. O(A) candidato(a) receberá o link para acesso à Plataforma Zoom por e-mail até o dia 03 de outubro de 2022. Caso não receba o e-mail até essa data, o(a) candidato(a) deverá entrar em contato através do e-mail selecaodemografiaeconomia@cedeplar.ufmg.br e solicitar novo link até 05 de outubro de 2022. O(A) candidato(a)se responsabiliza por garantir banda de internet suficiente para transmissão de som e imagem em tempo real. Problemas na conexão por parte do candidato serão avaliados pela comissão examinadora. Leia-se: 5.1.4 Quarta etapa (de caráter classificatório 30 pontos): avaliação escrita, sem consulta, baseada na bibliografia explicitada no Anexo II deste Edital. Nesta etapa, com duração de até 50 minutos, realizada através da Plataforma Zoom, com câmera aberta e devidamente gravada, será avaliada a capacidade de raciocínio lógico e analítico a partir de dados quantitativos contextualizados. A avaliação escrita será realizada no dia 10 de outubro de 2022, em horário a ser publicado até 07 de outubro de 2022 em www.cedeplar.ufmg.br. O(A) candidato(a) receberá o link para acesso à Plataforma Zoom por e-mail até o dia 07 de outubro de 2022. Caso não receba o e-mail até essa data, o(a) candidato(a) deverá entrar em contato através do e-mail selecaodemografiaeconomia@cedeplar.ufmg.br e solicitar novo link até 07 de outubro de 2022. O(A) candidato(a)se responsabiliza por garantir banda de internet suficiente para transmissão de som e imagem em tempo real. Problemas na conexão por parte do candidato serão avaliados pela comissão examinadora. Onde se lê: 5.2.1 Primeira etapa (de caráter eliminatório sem pontuação): adequação da documentação. A candidata ou o candidato que prestar qualquer informação falsa ou inexata ou que não satisfizer todas as condições estabelecidas neste Edital e demais instrumentos normativos da UFMG terá sua inscrição indeferida. O resultado será divulgado até as 22 horas do dia 26 de setembro de 2022. Leia se: 5.2.1 Primeira etapa (de caráter eliminatório sem pontuação): adequação da documentação. A candidata ou o candidato que prestar qualquer informação falsa ou inexata ou que não satisfizer todas as condições estabelecidas neste Edital e demais instrumentos normativos da UFMG terá sua inscrição indeferida. O resultado será divulgado até as 22 horas do dia 04 de outubro de 2022.
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Viçosa-MG (Minas Gerais)
1ª RETIFICAÇÃO DO EDITAL REGULAR e SUPLEMENTAR - Vagas para Indígenas e pessoas com Deficiência - DE SELEÇÃO 2023 Processo de seleção de candidatos aos cursos de Mestrado e Doutorado O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) TORNA PÚBLICA A SEGUINTE RETIFICAÇÃO AO EDITAL SUPRACITADO, o qual foi publicado nos Classificados Estados de Minas On Line em 03 de novembro de 2022, CUJAS ALTERAÇÕES ESTÃO A SEGUIR ELENCADAS: ONDE SE LÊ: 5.2.3. O Candidato deverá anexar o comprovante da nota obtida no EUQ, em sua área de inscrição, até a data estipulada no cronograma deste edital (ANEXO I). LEIA-SE: 5.2.3. O Candidato deverá enviar, como anexo (PDF), via e-mail processoseletivopgqui@qui.ufmg.br, o comprovante da nota obtida no EUQ, até a data estipulada no cronograma deste edital (ANEXO I). Para efeitos de comprovação e validação do envio, o(a) candidato(a) deverá receber, em até 48 horas, em resposta ao e-mail enviado, uma confirmação (via e-mail) de recebimento do PPG Química. No título do e-mail enviado pelo(a) candidato(a) deverá constar: NOME COMPLETO DO(A) CANDIDATO(A) ¿ CURSO (MESTRADO OU DOUTORADO) - ENVIO DE NOTA OBTIDA NO EUQ ONDE SE LÊ: 6.1.3. O Candidato deverá anexar o comprovante da nota obtida no EUQ, em sua área de inscrição, até a data estipulada no cronograma deste edital (ANEXO I). LEIA-SE: 6.1.3. O Candidato deverá enviar, como anexo (PDF), via e-mail processoseletivopgqui@qui.ufmg.br, o comprovante da nota obtida no EUQ, até a data estipulada no cronograma deste edital (ANEXO I). Para efeitos de comprovação e validação do envio, o(a) candidato(a) deverá receber, em até 48 horas, em resposta ao e-mail enviado, uma confirmação (via e-mail) de recebimento do PPG Química. No título do e-mail enviado pelo(a) candidato(a) deverá constar: NOME COMPLETO DO(A) CANDIDATO(A) ¿ CURSO (MESTRADO OU DOUTORADO) - ENVIO DE NOTA OBTIDA NO EUQ Os demais itens e subitens dos citados Editais permanecem inalterados. Belo Horizonte, 03 de janeiro de 2023. Prof. Willian Ricardo Rocha Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFMG.
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS RETIFICAÇÃO DO CRONOGRAMA EDITAL 01/2020 Primeira Chamada Edital regular para processo seletivo Mestrado e Doutorado Seleção 2020 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) TORNA PÚBLICA AS SEGUINTES RETIFICAÇÕES AO EDITAL SUPRACITADO, CUJAS ALTERAÇÕES ESTÃO A SEGUIR ELENCADAS: Onde se lê: 5.7... O recurso deverá ser dirigido à Coordenação do Programa, em formulário próprio, e entregue na Secretaria do Programa, pelo candidato, pessoalmente ou por procuração simples, no horário de 13:30h (treze e trinta horas) às17:00h (dezessete horas). Leia-se: 5.7... O recurso deverá ser dirigido à Coordenação do Programa, em formulário próprio, e enviado a Secretaria do Programa, pelo candidato, por e-mail para processoseletivopgqui@qui.ufmg.br. Onde se lê: 5.8 Análise de Curriculum vitae, de caráter eliminatório e classificatório. Nesta etapa serão analisados os títulos, a experiência profissional e a produção intelectual, conforme barema em anexo III. Será atribuída nota a esta avaliação em escala de 0 a 30 pontos e será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 10%. O candidato que não obtiver, pelo menos, 3 pontos nesta etapa será automaticamente eliminado. O resultado desta etapa será divulgado junto ao resultado final. Leia-se: 5.8 Análise de Curriculum vitae, de caráter eliminatório e classificatório. Nesta etapa serão analisados os títulos, a experiência profissional e a produção intelectual, conforme barema em anexo III. Será atribuída nota a esta avaliação em escala de 0 a 100 pontos. O candidato que não obtiver, pelo menos, 10 pontos nesta etapa será automaticamente eliminado. O resultado desta etapa será divulgado junto ao resultado final. A 2ª Etapa tem peso 3 (três). Onde se lê: 6.1 A seleção será constituída de prova escrita de conteúdo específico, de caráter eliminatório e classificatório. Será atribuída nota à prova escrita de conteúdo específico em escala de 0 a 100 pontos e será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 50%. O candidato que não obtiver pelo menos 50 pontos nesta prova será automaticamente eliminado. Leia-se: 6.1 A seleção será constituída de prova on-line, à distância, de conteúdo específico, de caráter eliminatório e classificatório. A prova de conhecimentos conterá 24 (vinte e quatro) questões de múltipla escolha. Em 8 (oito) dentre as 24 (vinte e quatro) questões serão solicitados também justificativa por escrito da opção de resposta assinalada. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 50% dos pontos distribuídos. O candidato que não obtiver pelo menos 50% dos pontos distribuídos nesta prova será automaticamente eliminado. Belo Horizonte, 29 de junho de 2020. Prof. Hélio Anderson Duarte. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFMG CONTINUA RETIFICACAO 4
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A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geologia comunica a RETIFICAÇÃO no edital Regular Nº 001/2019, que rege o processo seletivo para o Mestrado com entrada no 2º semestre de 2020. O Edital passa a vigorar com a seguinte redação: Leia-se 3.2:j) 01 (uma) cópia do projeto de pesquisa que pretende realizar no Mestrado, em papel ofício branco A4, contendo: (1) Fundamentação/Relevância, (2) Objetivos/Metas, (3) Metodologia/Estratégias de Ação/Cronograma, (4) Exequibilidade, (5) Impacto Social e (6) Ineditismo e/ou Inovação, no caso de projetos de Doutorado. O projeto de pesquisa deverá ser apresentado, conforme modelo disponível na página WEB do Programa, com uma folha de rosto com o título do projeto de pesquisa. NÃO poderá haver, ao longo do projeto, nenhuma identificação do(a) candidato(a) sob pena de desclassificação. NÃO serão aceitos projetos apresentados em modelo diferente do modelo disponível na página WEB do Programa k) Comprovante de residência recente l) Cópia legível da carteira de identidade (RG), no caso de candidato(a) brasileiro(a) passaporte ou carteira de identidade estrangeira, no caso de candidato estrangeiro m) Cópia legível do CPF n) Cópia legível da certidão de nascimento ou de casamento o) Prova de estar em dia com as obrigações militares, no caso de candidato brasileiro, e documentos exigidos pela legislação específica, no caso de estrangeiro p) Prova de estar em dia com as obrigações eleitorais, no caso de candidatos(as) brasileiros(as), mediante a entrega da certidão de quitação eleitoral a ser obtida em http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral, e documentos exigidos pela legislação específica, no caso de estrangeiro(a). NÃO serão aceitos comprovantes individuais de votação e/ou título de eleitor Caso ocorra 2º turno eleitoral no município em que vota, o(a) candidato(a) deverá enviar, no prazo a ser informado pela Secretaria, a certidão de quitação eleitoral referente ao 2º turno q) O(A) candidato(a) autodeclarado(a) negro(a), que optar pela seleção por meio da reserva de vagas, deverá apresentar, de acordo com o que dispõe a Resolução do CEPE/UFMG nº 02/2017, o formulário de Autodeclaração Étnico-racial preenchido, disponível na página Web do Programa. Onde se lê: 3.3 No ato da inscrição o candidato receberá um número de inscrição que será protocolado na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geologia. Leia-se: 3.3 O(a) candidato(a) receberá e-mail da Secretaria do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia da UFMG confirmando o recebimento da solicitação da inscrição e o protocolo com o número de inscrição no processo seletivo do Curso de Mestrado, com entrada em 2020/2º. Caso seja realizada mais de uma inscrição pelo(a) candidato(a), será considerada apenas a última inscrição recebida dentro do período de inscrição. Belo Horizonte, 17 de julho de 2020. Profa. Rosaline Cristina Figueiredo e Silva. Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia CONTINUA RETIFICAÇÃO 5
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A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geologia comunica a RETIFICAÇÃO no edital Regular Nº 001/2019, que rege o processo seletivo para o Mestrado com entrada no 2º semestre de 2020. O Edital passa a vigorar com a seguinte redação: Onde se lê: 5.1.3.2 Será permitido somente o uso de caneta esferográfica preta ou azul, lápis e borracha. O candidato receberá folha para rascunho e somente poderá sair do local de prova portando a mesma após o período de sigilo, que é de 02 (duas) horas após início do horário da prova. As respostas definitivas deverão ser transcritas à caneta azul ou preta, em folha destinada para tal finalidade. Leia-se: 5.1.3.2 Para realização da prova escrita, a Secretaria do Programa enviará, ao Centro de Educação à Distância (CAED) da UFMG, os dados dos(as) candidatos(as) solicitados para cadastramento na plataforma CAED Virtual. No momento do preenchimento do formulário de inscrição, o(a) candidato(a) terá que obrigatoriamente fornecer o nome completo, o número do CPF, no caso de brasileiro(a), o endereço completo do local a ser utilizado para realizar a prova e o endereço eletrônico. Em caso de candidatos(as) estrangeiros(as), será exigido para cadastramento o preenchimento do nome completo, do endereço eletrônico, do número do passaporte, o endereço completo do local a ser utilizado para realizar a prova, do estado, do País. O preenchimento incompleto e/ou incorreto, pelos(as) candidatos(as), dos dados exigidos para o cadastramento plataforma CAED Virtual, implicará na desclassificação automática do(a) candidato(a) do processo seletivo. Onde se lê: 5.1.3.3 É vedado ao candidato escrever o nome ou assinar qualquer folha da prova sob pena de desclassificação. Na capa da prova, o candidato deverá escrever seu número de inscrição no processo seletivo. Leia-se: 5.1.3.3 O login e senha para acesso do(a) candidato(a) à plataforma CAED Virtual serão enviados, pelo CAED/UFMG, para o e-mail do(a) candidato(a) cadastrado(a), com até 72 (setenta e duas) horas de antecedência do horário previsto para início da 1ªetapa. O(A) candidato(a) será desclassificado(a) caso não acesse a plataforma CAED Virtual no horário de início do exame, estabelecido no Item 5.1.3 retificado do Edital, e, também, caso não acesse a sala de videoconferência no horário máximo estabelecido no Item 5.1.3.4 retificado/incluído do Edital. O Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia da UFMG e o CAED/UFMG não se responsabilizarão por problemas técnicos externos à UFMG, como falta de energia e queda da conexão à Internet, entre outros, que impeçam a realização da prova pelo(a) candidato(a) e, também, o acesso e permanência na sala de videoconferência. Belo Horizonte, 17 de julho de 2020. Profa. Rosaline Cristina Figueiredo e Silva. Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia CONTINUA RETIFICAÇÃO 9
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Onde se lê: 5.3 A avaliação escrita de conhecimentos específicos na área de Estatística e Produção Animal (30 pontos) busca verificar a capacidade de argumentação teórica e metodológica do candidato, conforme pontuação descrita no item 3 do Anexo 2 deste Edital. A nota de cada candidato nessa avaliação também será ajustada proporcionalmente em relação à maior nota obtida entre os candidatos que será transformada a 30 (pontuação máxima). Essa avaliação será aplicada no dia 04 de novembro de 2019, de 8h00min às 11h00min (Horário de Brasília/DF). A bibliografia indicada para essa avaliação está listada no item 3 do Anexo 2 deste Edital. Leia-se: 5.3 A avaliação do projeto de pesquisa (15 pontos) busca verificar a capacidade de argumentação teórica e metodológica do candidato. O projeto deverá ser elaborado conforme modelo disponibilizado na página web do Curso. 5.3.1. Na avaliac¿a¿o do projeto sera¿o considerados: a) adere¿ncia a¿ linha de pesquisa e a¿ a¿rea de estudos (03 pontos) b) formulac¿a¿o clara do problema a ser pesquisado (03 pontos) c) demonstrac¿a¿o minuciosa dos objetivos (02 pontos) d) definic¿a¿o detalhada de procedimentos e de te¿cnicas metodolo¿gicas que se pretenda utilizar (05 pontos) e) viabilidade da pesquisa proposta quanto aos resultados esperados (02 pontos). 5.4 Arguição oral e defesa do projeto de pesquisa (15 pontos) A arguição oral, sera¿ realizada nos dias 19 e 20 de outubro de 2020, em sessa¿o virtual e individual do(a) candidato(a) com a Banca Examinadora, pela plataforma Microsoft Teams, e consistira¿ em arguic¿o¿es orais sobre o projeto de pesquisa e temas relacionados com a Produção Animal. 5.4.1. Na hipo¿tese de ocorrerem problemas de conexa¿o durante a sessa¿o, a Banca Examinadora oportunizara¿ a continuidade da Arguição Oral e defesa do projeto desde que o(a) candidato(a) retorne a sua conexa¿o em, no ma¿ximo, 10 minutos. 5.4.2. Cada membro da banca podera¿ fazer até três perguntas ao(a¿) candidato(a). 5.4.3 Na avaliac¿a¿o sera¿o considerados: a) demonstrac¿a¿o de domi¿nio do tema (4,0 pontos) b) capacidade de articulac¿a¿o de resposta coerente a¿s questo¿es formuladas (4,0 pontos) c) capacidade de conexa¿o com aspectos ligados a¿ a¿rea de estudos (3,5 pontos) d) clareza de exposic¿a¿o das respostas (3,5 pontos). 5.4.4 O(a) candidato(a) devera¿ ingressar na plataforma Microsoft Teams para a Arguic¿a¿o e Defesa do Projeto de Pesquisa 10 minutos antes do hora¿rio previsto para o ini¿cio da etapa avaliativa, sob pena de eliminac¿a¿o. Onde se lê:5.4 A não participação na avaliação escrita de conhecimentos específicos ocasionará a eliminação do candidato.Leia-se: 5.5 A na¿o realizac¿a¿o de quaisquer das etapas do processo de selec¿a¿o ocasionara¿ a eliminac¿a¿o do(a) candidato(a). O Programa na¿o se responsabiliza por qualquer falha, problema de conexa¿o ou de funcionamento dos dispositivos eletro¿nicos dos(as) candidatos(as).
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PARTE II 5.7. A inscrição no processo seletivo implica a concordância do candidato com os princípios éticos e legais pertinentes à realização da prova on-line de conhecimentos, sendo que o candidato assume o compromisso de não usar meios fraudulentos ou ilegais e de não solicitar ou contar com auxílio de terceiros para a realização desta prova. Em caso de constatação de fraude na realização desta prova, o candidato estará automaticamente eliminado do processo e sujeito às penalidades previstas na legislação brasileira federal para concursos públicos. 5.8. O candidato é integralmente responsável pela garantia da qualidade de conexão via internet com o servidor de computadores do CAED-UFMG, durante a realização da prova de conhecimentos. Caso o candidato não consiga realizar ou finalizar essa prova por causa de problemas técnicos externos à UFMG, que comprometam a conexão do computador do candidato com o do CAED-UFMG durante a prova on-line, não será aplicada uma nova prova de conhecimentos. 5.9. O resultado da prova on-line de conhecimentos para os candidatos ao Mestrado será divulgado no dia 16/02/2022 no website do Programa http://www.ppgmec.eng.ufmg.br 5.10. Caberá recurso contra o resultado da prova de conhecimentos para o mestrado, sem prejuízo do recurso final. Recursos, parcial e final, devem ser dirigidos à Coordenação do Programa e entregues via email enviado ao endereço "ppgmec.ufmg@gmail.com", sendo que o assunto desta mensagem deve ser necessariamente "RECURSO CONTRA O RESULTADO DA PROVA" e contendo no corpo da mensagem o nome completo do candidato. Leia-se: 5.1 A seleção para o Mestrado será realizada por meio de uma etapa única, prova presencial, etapa eliminatória e classificatória, sobre fundamentos básicos da Engenharia Mecânica, a ser realizada no dia 12 de Julho de 2022, no período compreendido das 14h às 18h, em local a ser confirmado no website: www.ppgmec.eng.ufmg.br. 5.1.1 Os candidatos inscritos no processo seletivo, cujas inscrições foram homologadas pela Coordenação do Programa, receberão instruções pelos endereços eletrônicos, cadastrados durante as inscrições. 5.2. Todos os candidatos inscritos no processo seletivo, brasileiros e estrangeiros, residentes ou não no País, deverão realizar a prova simultaneamente em fuso horário compatível com o horário oficial de Brasília. 5.2.1. Os candidatos estrangeiros, não residentes no País, deverão realizar a prova online, simultaneamente aos demais, em fuso horário compatível com o horário oficial de Brasília, conforme orientações da secretaria do PPGMEC. 5.3. A prova de conhecimentos para o Mestrado conterá até 20 (vinte) questões de múltipla escolha em língua inglesa, valendo 1 (um) ponto cada questão, conforme bibliografia sugerida e disponível no Anexo III deste Edital. A nota mínima para aprovação na prova de conhecimentos é de 8 pontos, sendo que o candidato estará automaticamente desclassificado caso sua nota fique abaixo deste percentual. 5.3.1. A duração prevista da prova de conhecimentos para o Mestrado é de 120 (cento e vinte) minutos. 5.4. Para a realização da prova de conhecimentos, o candidato estrangeiro deverá realizar seu cadastramento na plataforma Microsoft Teams e se inscrever no grupo de realização da prova, conforme orientações recebidas pela secretaria do PPGMEC. CONTINUA PARTE III
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LEIA-SE: 5.1. O processo de seleção será constituído de duas etapas. 5.2. Primeira etapa, prova escrita on-line de conteúdo específico, de caráter eliminatório e classificatório. Esta prova será realizada no dia e horário definidos no cronograma da chamada específica. O procedimento a ser adotado para a realização da prova teórica on-line será enviado ao candidato, no e-mail cadastrado no sistema de inscrição, com pelo menos 1 (uma) semana de antecedência. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 40% dos 100 pontos distribuídos. O candidato que não obtiver pelo menos 40 pontos nesta prova será automaticamente eliminado. 5.2.1.A prova será formulada em português. O programa e bibliografia para essa prova estão indicados no Anexo IV deste Edital. 5.2.2. Para fins deste edital será aceita a nota obtida na prova unificada de química (PUQ-SBQ) na edição 1-2022, com valor mínimo de 4,0 (quatro). 5.3 O candidato e¿ integralmente responsável pela garantia da qualidade de conexão via internet, durante a realização da prova de conhecimentos, com a plataforma que será utilizada para a realização da prova. Caso o candidato não consiga realizar ou finalizar essa prova devido a problemas técnicos externos a¿ UFMG que comprometam a conexão do computador do candidato durante a prova on-line, não será aplicada uma nova prova de conhecimentos e o candidato será desclassificado. 5.4. Segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório: análise de Curriculum Vitae. Na avaliação de currículo, serão analisados o desempenho acadêmico na pós-graduação, atividades extracurriculares, produção intelectual e exercício da profissão, conforme barema em anexo (Anexo III). Será atribuída nota a esta avaliação de Curriculum Vitae na escala de 0 a 100 pontos. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 10% dos 100 pontos distribuídos. 5.5. Esse item foi excluído. 5.6. Esse item foi excluído 5.8. Os resultados da primeira e segunda etapas serão divulgados juntamente com o resultado final. 5.9. O prazo para a interposição de recurso contra o resultado de qualquer uma das etapas do processo seletivo será de 2 (dois) dias corridos, contados a partir da data da divulgação do resultado final, conforme estabelece o Regimento Geral da UFMG e a Resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG.O recurso deve ser enviado pelo candidato para o e-mail processoseletivopgqui@qui.ufmg.br e ser dirigido à Coordenação do Programa. O recurso deve ser submetido em formulário próprio disponível na página do Programa e enviado no formato PDF.
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Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Curso de Pós-Graduação em Engenharia Química RETIFICAÇÃO do Edital Regular de Seleção Nº001/2019 Mestrado 2020 O Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Química da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 001/2019 do Curso de MESTRADO nos seguintes termos: Onde se lê: 3.3 - Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal (procurador munido de procuração simples) e entregues pessoalmente, mediante protocolo, na Secretaria do Curso no local e horários especificados no item 1.1 deste edital. Leia-se: 3.3 - Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato e enviados para o e-mail pos-grad@deq.ufmg.br da Secretaria do Curso (arquivo único, legível, em pdf), que enviará resposta com confirmação de protocolo do recurso. Onde se lê: 4.1 - (...) A relação nominal da Comissão de Seleção será divulgada nas dependências do Departamento de Engenharia Química, em local de acesso público, e na página web: http://www.deq.ufmg.br/pos-graduacao/selecao no dia 21/11/2019, com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da banca em função dos candidatos inscritos neste concurso. Leia-se: 4.1 - (...) A relação nominal da Comissão de Seleção será divulgada na página web: http://www.deq.ufmg.br/pos-graduacao/selecao, com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da banca em função dos candidatos inscritos neste concurso. Onde se lê: 5.2 - Prova de conhecimentos específicos ¿ consistindo de prova escrita, sem consulta, nos temas especificados abaixo, totalizando 25 (vinte e cinco) pontos.(...) Leia-se: 5.2 - Prova de conhecimentos específicos ¿ consistindo de prova escrita, nos temas especificados abaixo, totalizando 25 (vinte e cinco) pontos. (...) Onde se lê: 5.7 - Para a realização desta prova, o candidato deverá comparecer portando um documento de identificação com foto. O uso de calculadora não será permitido. A prova escrita será identificada no ato da entrega da prova pela Secretaria, com o número de identificação do candidato, sem qualquer referência nominal. É vedado aos candidatos o lançamento à prova de qualquer dado identificador, sob pena de eliminação do concurso. Leia-se: 5.7 - Para a realização desta prova, o candidato deverá apresentar um documento de identificação com foto, que deverá ser exibido, juntamente ao rosto do candidato, ao aplicador, antes do início da prova, para fins de comprovação de presença. A prova escrita será identificada pelo candidato, no ato de recebimento da prova, na capa, em local indicado, com o número de identificação do candidato fornecido pela Secretaria no comprovante de inscrição, sem qualquer referência nominal. É vedado aos candidatos o lançamento à prova de qualquer dado identificador, sob pena de eliminação do concurso. Belo Horizonte, 08 de julho de 2020. Professora Andréa Oliveira Souza da Costa. Coordenadora do Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Minas Gerais CONTINUA RETIFICACAO 4
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A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geologia comunica a RETIFICAÇÃO no edital Regular Nº 001/2019, que rege o processo seletivo para o Mestrado com entrada no 2º semestre de 2020. O Edital passa a vigorar com a seguinte redação: Onde se lê: 3.2 Não serão aceitas inscrições fora do prazo e/ou com documentação incompleta. Para a inscrição, o candidato deverá apresentar a seguinte documentação, legível e sem rasura: a) comprovante de pagamento da taxa de inscrição ou da sua isenção pela FUMP. Não são aceitos comprovantes constando agendamento de pagamento b) formulário de inscrição, devidamente preenchido e assinado, disponível em http://www.igc.ufmg.br/ (Geologia pós-graduação processo seletivo) acompanhado de 2 (duas) fotografias 3X4 cm c) cópia, frente e verso e em arquivo único, do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido, ou documento equivalente que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação antes do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, ficando tal registro condicionado à prova de conclusão da graduação d) cópia do histórico escolar do curso de graduação, devidamente assinada e carimbada pela seção de ensino e/ou colegiado do respectivo curso e) curriculum vitae impresso e comprovado (com cópia das publicações e dos documentos comprobatórios da experiência acadêmica e profissional dos candidatos), no modelo Lattes/CNPq (disponível em http://lattes.cnpq.br/). Não serão aceitos documentos comprobatórios apresentados encadernados, em pastas ou similares f) candidatos ao MESTRADO deverão apresentar 02 (duas) cartas de apresentação de professores ou de profissionais da área de Geociências (conforme modelo disponibilizado na página WEB do Programa), devidamente preenchidas e assinadas, que deverão ser entregues em envelope lacrado, pessoalmente, no momento da inscrição. Não serão aceitas cartas de apresentação encaminhadas por e-mail g) carta do candidato explicitando os motivos que o levaram a procurar o curso h) 03 (três) cópias do projeto de pesquisa que pretende realizar no Mestrado ou Doutorado, em papel ofício branco A4, contendo: fundamentação, objetivos/metas, metodologia/exequibilidade/estratégias de ação/cronograma, impacto social e ineditismo e/ou inovação, no caso de projeto de Doutorado. O projeto de pesquisa deverá ser apresentado conforme modelo do Anexo 2 com uma folha de rosto com o título do projeto e a assinatura do candidato. Não poderá haver ao longo do projeto nenhuma identificação do candidato sob pena de desclassificação. Não serão aceitos projetos apresentados em modelo diferente do Anexo 2 i) comprovante de residência recente j) cópia da carteira de identidade (RG), no caso de candidato brasileiro passaporte ou carteira de identidade estrangeira, no caso de candidato estrangeiro k) cópia do CPF l) cópia da certidão de nascimento ou de casamento m) prova de estar em dia com as obrigações militares, no caso de candidato brasileiro, e documentos exigidos pela legislação específica, no caso de estrangeiro n) prova de estar em dia com as obrigações eleitorais, no caso de candidatos brasileiros, mediante a entrega da certidão de quitação eleitoral a ser obtida em http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacaoeleitoral, e documentos exigidos pela legislação específica, no caso de estrangeiro. Não serão aceitos comprovantes individuais de votação e/ou título de eleitor Belo Horizonte, 17 de julho de 2020. Profa. Rosaline Cristina Figueiredo e Silva. Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia CONTINUA RETIFICAÇÃO 3
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A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geologia comunica a RETIFICAÇÃO no edital Regular Nº 001/2019, que rege o processo seletivo para o Mestrado com entrada no 2º semestre de 2020. O Edital passa a vigorar com a seguinte redação: Onde se lê: 6.1.1 Empate Mestrado: Em caso de empate, será selecionado o candidato que obtiver a maior pontuação na análise do currículo e histórico. Prevalecendo o empate, será selecionado o candidato que obtiver a maior pontuação na arguição e discussão oral sobre aspectos relacionados à prova escrita e sobre o projeto de pesquisa. O resultado final, com a indicação das notas atribuídas a cada um dos itens de avaliação e com a ordenação dos candidatos pela sequência decrescente dos pontos apurados, será divulgado no dia 14 de novembro de 2019, após as 18 horas, na página WEB do Programa e no mural da Secretaria do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia. Leia-se: 6.1.1 Empate Mestrado: Em caso de empate, será selecionado(a) o(a) candidato(a) que obtiver a maior pontuação na análise do currículo e histórico. Prevalecendo o empate, será selecionado(a) o(a) candidato(a) que obtiver a maior pontuação na defesa oral do projeto de pesquisa. O resultado final, com a indicação das notas atribuídas a cada um dos itens de avaliação e com a ordenação dos(as) candidatos(as) pela sequência decrescente dos pontos apurados será divulgado, no dia 30 de outubro de 2020, após as 18 horas, na página WEB do Programa. Onde se lê: 6.7 O candidato terá acesso a suas avaliações das 3ª e 4ª etapas do Mestrado e das 2ª e 3ª etapas do Doutorado, após a divulgação do resultado final de cada processo seletivo, dentro do prazo de recurso, que é de 10 (dez) dias corridos, a partir da data da divulgação do resultado final de cada processo seletivo, nos termos do Regimento Geral da Universidade e da Resolução no 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG. O formulário para recurso, disponibilizado na página WEB do Programa, deverá ser entregue, digitado ou em caligrafia legível, à Coordenação do Programa, pessoalmente ou por procurador, mediante procuração simples, no endereço da Secretaria do Programa indicado no item 1.1 deste Edital, observado o horário de funcionamento externo, também indicado no item 1.1 deste Edital. Leia-se: 6.7 O candidato terá acesso a suas avaliações das 3ª e 4ª etapas do Mestrado, após a divulgação do resultado final do processo seletivo, dentro do prazo de recurso, que é de 10 (dez) dias corridos, a partir da data da divulgação do resultado final do processo seletivo, nos termos do Regimento Geral da Universidade e da Resolução no 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG. Mediante formulário específico, disponibilizado na página WEB do Programa, o pedido de recurso, que pode ser feito digitado ou em caligrafia legível, deve ser enviado pelo(a) candidato(a), devidamente datado e assinado, para o e-mail posgeol@igc.ufmg.br. Recursos NÃO fundamentados serão indeferidos. NÃO serão aceitos pedidos de recursos interpostos fora do prazo e que não estejam devidamente datados e assinados pelo(a) candidato(a). Belo Horizonte, 17 de julho de 2020. Profa. Rosaline Cristina Figueiredo e Silva. Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia CONTINUA RETIFICAÇÃO 16
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Onde se lê: 6.2 O resultado final, com as notas atribuídas a cada um dos candidatos será divulgado no dia 14 de agosto de 2020, na página web do Programa https://goo.gl/HUKJu6. O Candidato terá acesso a sua avaliações, após a divulgação do resultado na página do Programa, e terá prazo de recurso, que é de 05 (cinco) dias corridos. O candidato deverá apresentar o recurso na secretaria do através do e-mail indicado no item 1.1. Leia-se: 6.2 O resultado final, com as notas atribuídas a cada um dos candidatos será divulgado no dia 21 de agosto de 2020, na página web do Programa https://goo.gl/HUKJu6. O Candidato terá acesso a sua avaliações, após a divulgação do resultado na página do Programa, e terá prazo de recurso, que é de 05 (cinco) dias corridos. O candidato deverá apresentar o recurso na secretaria do através do e-mail indicado no item 1.1. Onde se lê 7.1: O candidato aprovado e classificado no processo seletivo de que trata este Edital deverá efetuar, exclusivamente pela internet, entre os dias 15 e 19 de agosto de 2020, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio. O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato classificado. A documentação completa dos selecionados será enviada ao DRCA pela Secretaria do Curso até 20 de agosto de 2020. Leia-se 7.1 O candidato aprovado e classificado no processo seletivo de que trata este Edital deverá efetuar, exclusivamente pela internet, entre os dias 22 e 27 de agosto de 2020, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio. O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato classificado. A documentação completa dos selecionados será enviada ao DRCA pela Secretaria do Curso até 30 de agosto de 2020. Contatos: E-mail processoseletivo.amsa@gmail.com, página web http://goo.gl/x3eQkD. Belo Horizonte, 07 de agosto de 2020. Prof. Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega ¿ Coordenador do Programa em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais.
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Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual RETIFICAÇÃO do Edital Regular de Seleção 2020/ 1º semestre A Coordenação do Curso de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais torna pública esta Errata 02 ao Edital Regular de Seleção 2020/ 1º semestre do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual, publicado no dia 21 de novembro de 2019. ERRATA 02 ONDE SE LÊ: 3.6 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal (procurador munido de procuração simples) e entregues pessoalmente, mediante protocolo, na Secretaria do Programa no horário das 10:00 às 16:00 horas. LEIA-SE: 3.6 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato e enviados pelo e-mail: inovacaobior@icb.ufmg.br ONDE SE LÊ: 5.1 A seleção dos candidatos será realizada nas dependências do Instituto de Ciências Biológicas, em sala a ser divulgada, no site do Mestrado, pela Secretaria do curso. A seleção constará de 2 (duas) etapas, A e B, sendo apenas a Etapa B presencial. LEIA-SE: A seleção dos candidatos será realizada remotamente. A seleção constará de 2 (duas) etapas, A e B, ambas a distância. ONDE SE LÊ 5.2 Candidatos residentes fora do estado poderão realizar a Etapa B por internet, via Skype, desde que solicitado no ato da inscrição. Essa solicitação específica será analisada e submetida à consideração da Coordenação do Curso. O(a) candidato(a) deverá providenciar um meio de comunicação online em videoconferência e informar o respectivo endereço eletrônico (Skype) no formulário de inscrição. O(a) candidato(a) se responsabilizará por testar a conexão com a Banca Examinadora, quando solicitado, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real. Para a realização da Etapa B por internet, será obedecido o seguinte procedimento: uma hora antes do previsto para início dessa etapa (horário de Brasília), os candidatos deverão comunicar à Secretaria, por meio do usuário Skype, que estão online e proceder aos meios de comprovação de identidade. A Banca Examinadora não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidato. LEIA-SE: 5.2 Todos os candidatos realizarão a Etapa B por internet, via Skype. O(a) candidato(a) deverá providenciar um meio de comunicação online em videoconferência e informar o respectivo endereço eletrônico (Skype) no formulário de inscrição. O(a) candidato(a) se responsabilizará por testar a conexão com a Banca Examinadora, quando solicitado, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real. Para a realização da Etapa B por internet, será obedecido o seguinte procedimento: uma hora antes do previsto para início dessa etapa (horário de Brasília), os candidatos deverão comunicar à Secretaria, por meio do usuário Skype, que estão online e proceder aos meios de comprovação de identidade. A Banca Examinadora não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidato.
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Universidade Federal de Minas Gerais Pós-Graduação de Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais Edital do Processo Seletivo Extraordinário 2020 - Doutorado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais da Universidade Federal de Minas Gerais comunica a 3ª RETIFICAÇÃO do edital Nº 01, onde se adiciona a seguinte informação: Onde se lê 3.6 Após a análise da documentação apresentada, o Colegiado, ou a Comissão por ele designada, decidirá sobre o deferimento, ou não, dos pedidos de inscrição. O resultado do deferimento das inscrições será divulgado no site do Programa, até o dia 17/08/2020 às 18 horas. Leia-se: 3.6 Após a análise da documentação apresentada, o Colegiado, ou a Comissão por ele designada, decidirá sobre o deferimento, ou não, dos pedidos de inscrição. O resultado do deferimento das inscrições será divulgado no site do Programa, até o dia 18/08/2020 às 18 horas. Onde se lê: 5.1 O exame de seleção será realizado nos dias 19 e 20 de agosto de 2020, tratando-se da avaliação dos currículos, apresentação do anteprojeto, seguida de arguição em etapa única. Leia-se: 5.1 O exame de seleção será realizado entre os dias 19 e 24 de agosto de 2020, tratando-se da avaliação dos currículos, apresentação do anteprojeto, seguida de arguição em etapa única. Onde se lê: 6.2 O resultado final, com as notas atribuídas a cada um dos candidatos será divulgado no dia 21 de agosto de 2020, na página web do Programa https://goo.gl/HUKJu6. O Candidato terá acesso a sua avaliações, após a divulgação do resultado na página do Programa, e terá prazo de recurso, que é de 05 (cinco) dias corridos. O candidato deverá apresentar o recurso na secretaria do através do e-mail indicado no item 1.1. Leia-se: 6.2 O resultado final, com as notas atribuídas a cada um dos candidatos será divulgado no dia 25 de agosto de 2020, na página web do Programa https://goo.gl/HUKJu6. O Candidato terá acesso a sua avaliações, após a divulgação do resultado na página do Programa, e terá prazo de recurso, que é de 05 (cinco) dias corridos. O candidato deverá apresentar o recurso na secretaria do através do e-mail indicado no item 1.1. Onde se lê:7.1 O candidato aprovado e classificado no processo seletivo de que trata este Edital deverá efetuar, exclusivamente pela internet, entre os dias 22 e 27 de agosto de 2020, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio. O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato classificado. A documentação completa dos selecionados será enviada ao DRCA pela Secretaria do Curso até 30 de agosto de 2020. Leia-se 7.1 O candidato aprovado e classificado no processo seletivo de que trata este Edital deverá efetuar, exclusivamente pela internet, entre os dias 26 e 30 de agosto de 2020, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio. O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato classificado. A documentação completa dos selecionados será enviada ao DRCA pela Secretaria do Curso até 31 de agosto de 2020. Contatos: E-mail processoseletivo.amsa@gmail.com, página web http://goo.gl/x3eQkD. Belo Horizonte, 17 de agosto de 2020. Prof. Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega - Coordenador do Programa em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais
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