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Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular Extrato do Edital Regular de Seleção 2020/2 ¿ Mestrado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular FAZ SABER que, no período de 09 de dezembro de 2020 a 22 de dezembro de 2020, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao MESTRADO. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, acessando a página web http://www.pgbiologiacelular.icb.ufmg.br, preenchendo o formulário de inscrição e submetendo os documentos solicitados no Edital em arquivo no formato pdf, durante o período de vigência das inscrições. Serão oferecidas 16 vagas para ingresso no segundo semestre de 2020. Versão completa do edital está disponível na página web: http://www.pgbiologiacelular.icb.ufmg.br. Belo Horizonte, 09 de dezembro de 2020. Prof. Rodolfo Cordeiro Giunchetti - Subcoordenador do Programa.
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Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas EDITAL REGULAR DE SELEÇÃO 2020 ¿ MESTRADO E DOUTORADO RETIFICAÇÃO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas (PPGACT), da Faculdade de Farmácia (FAFAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), comunica a retificação do Edital Regular de Seleção 2020 Mestrado e Doutorado. Onde se lê: 5.2.2 - A nota máxima na análise do ¿Curriculum Lattes¿ não poderá ultrapassar 100 (cem) pontos. b) Apresentação do pré-projeto de pesquisa proposto seguida de arguição oral sobre o mesmo pela Comissão de Seleção. O pré-projeto de pesquisa deverá ser apresentado oralmente pelo candidato (duração de 20 minutos). Haverá um equipamento de datashow disponível para este fim. Na apresentação oral será avaliada a capacidade do candidato de defender a proposta apresentada, ou seja, o candidato deve demonstrar claramente ter conhecimento da fundamentação científica e metodológica do projeto. Os seguintes quesitos serão avaliados pela Comissão de Seleção: domínio do tema e da fundamentação científica e metodológica do projeto (40 pontos), originalidade e/ou inovação (35 pontos), exequibilidade do projeto (15 pontos), apresentação oral (10 pontos). Será considerado aprovado nesta avaliação o candidato que alcançar, pelo menos, 70% em cada um dos quesitos avaliados. Leia-se: 5.2.2 - A nota máxima na análise do ¿Curriculum Lattes¿ não poderá ultrapassar 100 (cem) pontos. b) Apresentação do pré-projeto de pesquisa proposto seguida de arguição oral sobre o mesmo pela Comissão de Seleção. O pré-projeto de pesquisa deverá ser apresentado oralmente pelo candidato (duração de 20 minutos). Na apresentação oral será avaliada a capacidade do candidato de defender a proposta apresentada, ou seja, o candidato deve demonstrar claramente ter conhecimento da fundamentação científica e metodológica do projeto. Os seguintes quesitos serão avaliados pela Comissão de Seleção: domínio do tema e da fundamentação científica e metodológica do projeto (40 pontos), originalidade e/ou inovação (35 pontos), exequibilidade do projeto (15 pontos), apresentação oral (10 pontos). Será considerado aprovado nesta avaliação o candidato que alcançar, pelo menos, 70% em cada um dos quesitos avaliados. A apresentação do pré-projeto e a arguição oral, efetuadas por meio de videoconferência pela plataforma Zoom, serão fechadas ao público. É indispensável a indicação no ato da inscrição do endereço eletrônico para a videoconferência. O candidato se responsabilizará por testar a conexão com o Colegiado, o agendamento da conectividade deverá ser realizado com no mínimo 72 horas de antecedência, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real. O Colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidato. Onde se lê: 5.2.3 (...) Os recursos, parcial ou final, deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa, por escrito, e entregues pessoalmente ou por procurador munido de procuração simples, na Secretaria do PPGACT, no endereço informado no item 1.1 deste Edital, observados os horários de atendimento externo da Secretar Leia-se: 5.2.3 (...) Os recursos, parcial ou final, deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa, por escrito, datados e assinados pelo candidato e a versão digitalizada deverá ser encaminhada para o e-mail ppgact@farmacia.ufmg.br. Belo Horizonte, 13 de julho de 2020. Prof. André Luís Branco de Barros. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas CONTINUA RETIFICACAO 5
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Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas EDITAL REGULAR DE SELEÇÃO 2020 ¿ MESTRADO E DOUTORADO RETIFICAÇÃO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas (PPGACT), da Faculdade de Farmácia (FAFAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), comunica a retificação do Edital Regular de Seleção 2020 Mestrado e Doutorado. Onde se lê: 6.2.4 -O resultado final será afixado na Secretaria da Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas e na página web do PPGACT em datas específicas, previamente informadas na página web do PPGACT. Os resultados não serão, em hipótese alguma, fornecidos por telefone, fax ou e-mail. Leia-se: 6.2.4 O resultado final publicado na página web do PPGACT em datas específicas, previamente informadas na página web do PPGACT. Onde se lê: 6.6 O prazo para recurso contra o resultado do exame de seleção ao MESTRADO ou DOUTORADO é de 10 (dez) dias corridos, contados a partir da data da divulgação do resultado final, conforme estabelece o Regimento Geral da UFMG e da Resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG. Os recursos deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa, por escrito, e entregues pessoalmente ou por procurador munido de procuração simples, na Secretaria do PPGACT, no endereço informado no item 1.1 deste Edital, observados os horários de atendimento externo da Secretaria. Leia-se: 6.6 O prazo para recurso contra o resultado do exame de seleção ao MESTRADO ou DOUTORADO é de 10 (dez) dias corridos, contados a partir da data da divulgação do resultado final, conforme estabelece o Regimento Geral da UFMG e da Resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG. Os recursos deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa e encaminhados para o e-mail ppgact@farmacia.ufmg.br. Belo Horizonte, 13 de julho de 2020. Prof. André Luís Branco de Barros. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS RETIFICAÇÃO DO CRONOGRAMA EDITAL 01/2020 Primeira Chamada Edital regular para processo seletivo Mestrado e Doutorado Seleção 2020 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) TORNA PÚBLICA AS SEGUINTES RETIFICAÇÕES AO EDITAL SUPRACITADO, CUJAS ALTERAÇÕES ESTÃO A SEGUIR ELENCADAS: Excluído o item 6.4: 6.4. Para a realização da prova será permitido o uso de calculadora científica simples (não programável, alfanumérica ou gráfica) e ¿Kit¿ de modelos químicos. Onde se lê: 7.1 DO DOUTORADO ¿ A NOTA FINAL de cada candidato, será a soma das notas atribuídas à prova escrita de conteúdo específico e à análise de Curriculum vitae. Leia-se: 7.1. DO DOUTORADO ¿ A NOTA FINAL de cada candidato, será a soma das notas atribuídas à prova on-line de conteúdo específico (peso 7) e à análise de Curriculum vitae (peso 3). Onde se lê: 7.7... O recurso deverá ser dirigido à Coordenação do Programa e entregue na Secretaria do Programa, pelo candidato, pessoalmente ou por procuração simples, em formulário próprio fornecido pela secretaria do programa, no horário de 13:30h (treze e trinta horas) às 17:00h (dezessete horas). Durante o período de recurso será facultado ao candidato o acesso às suas respectivas avaliações. Para ter acesso o candidato deverá agendar via correio eletrônico (e-mail: processoseletivopgqui@qui.ufmg.br) e comparecer pessoalmente a Secretaria do Programa na data agendada. Leia-se: 7.7... O recurso deverá ser feito por escrito, dirigido à Coordenação do Programa, datados e assinados pelo candidato e enviado por e-mail para processoseletivopgqui@qui.ufmg.br. Belo Horizonte, 29 de junho de 2020. Prof. Hélio Anderson Duarte. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFMG.
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Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/2020 ¿ MESTRADO E DOUTORADO A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 001/2020 ¿ MESTRADO E DOUTORADO nos seguintes termos: Onde se lê: 5.2 Caberá recurso contra o resultado da primeira etapa do processo seletivo, com efeito suspensivo, que deve ser apresentado no prazo máximo de 04 dias corridos da divulgação do resultado da 1ª etapa, sem prejuízo do recurso final. O resultado da segunda etapa será divulgado com o resultado final. Os recursos deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa e entregues, pessoalmente ou mediante procuração simples, no endereço e horário especificados no item 1.1 deste Edital. Leia-se: 5.2 Caberá recurso contra o resultado da primeira etapa do processo seletivo, com efeito suspensivo, que deve ser apresentado no prazo máximo de 02 dias corridos da divulgação do resultado da 1ª etapa, sem prejuízo do recurso final. O resultado da segunda etapa será divulgado com o resultado final. Os recursos deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa e enviados para o endereço eletrônico: cpg.ppg.casa@gmail.com, dentro do prazo recursal. Onde se lê: 5.4 A segunda etapa (Mestrado), de caráter eliminatório e classificatório, consistirá de duas avaliações: b) Arguição Oral sobre o projeto preliminar de pesquisa, seguindo a ordem de sorteio aleatório prévio, ordem essa a ser publicada no mural do 5º andar da Faculdade de Medicina e no endereço http://www.medicina.ufmg.br/cpg/programas/saude_adulto/processo.php até o dia 06/12/2019. A arguição ocorrerá no período de 09 a 13 de dezembro de 2019, de 08:00 as 18:00 horas, na Faculdade de Medicina, em sala a ser definida e divulgada no mural do Centro de Pós-Graduação e poderá ser gravada. Na arguição oral serão considerados a defesa do projeto preliminar de pesquisa (40%), o conhecimento sobre o tema (30%), a viabilidade de execução dentro da duração máxima do curso: 24 meses (30%). Serão atribuídas notas a esta etapa numa escala de 0 a 100 pontos. Leia-se: 5.4 A segunda etapa (Mestrado), de caráter eliminatório e classificatório, consistirá de duas avaliações: b) Arguição Oral sobre o projeto preliminar de pesquisa, seguindo a ordem de sorteio aleatório prévio, ordem essa a ser publicada no endereço https://www.medicina.ufmg.br/cpgsaudedoadulto/processo-seletivo/, de acordo com o cronograma. As arguições serão realizadas conforme cronograma a ser divulgado pelo Colegiado na página web do Programa. Na arguição oral serão considerados a defesa do projeto preliminar de pesquisa (40%), o conhecimento sobre o tema (30%), a viabilidade de execução dentro da duração máxima do curso: 24 meses (30%). Serão atribuídas notas a esta etapa numa escala de 0 a 100 pontos. Diante da determinação de isolamento social durante a pandemia de Covid-19, a arguição oral sobre o projeto preliminar de pesquisa será realizada, utilizando-se plataforma de videoconferência, cujas orientações serão repassadas aos candidatos em momento oportuno. É indispensável a indicação, no ato da inscrição, do endereço eletrônico (e-mail) para a videoconferência. O candidato se responsabilizará por testar a conexão com o Colegiado, o agendamento da conectividade deverá ser realizado com no mínimo 72 horas de antecedência, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real. O Colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidato. A escala para arguição oral sobre o projeto preliminar de pesquisa será divulgada na página web do Programa. Belo Horizonte, 29 de junho de 2020. Professora Teresa Cristina de Abreu Ferrari Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto CONTINUA RETIFICAÇÃO 4
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS RETIFICAÇÃO DO CRONOGRAMA EDITAL 01/2020 Primeira Chamada Edital regular para processo seletivo Mestrado e Doutorado Seleção 2020 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) TORNA PÚBLICA AS SEGUINTES RETIFICAÇÕES AO EDITAL SUPRACITADO, CUJAS ALTERAÇÕES ESTÃO A SEGUIR ELENCADAS: Onde se lê: 5.7... O recurso deverá ser dirigido à Coordenação do Programa, em formulário próprio, e entregue na Secretaria do Programa, pelo candidato, pessoalmente ou por procuração simples, no horário de 13:30h (treze e trinta horas) às17:00h (dezessete horas). Leia-se: 5.7... O recurso deverá ser dirigido à Coordenação do Programa, em formulário próprio, e enviado a Secretaria do Programa, pelo candidato, por e-mail para processoseletivopgqui@qui.ufmg.br. Onde se lê: 5.8 Análise de Curriculum vitae, de caráter eliminatório e classificatório. Nesta etapa serão analisados os títulos, a experiência profissional e a produção intelectual, conforme barema em anexo III. Será atribuída nota a esta avaliação em escala de 0 a 30 pontos e será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 10%. O candidato que não obtiver, pelo menos, 3 pontos nesta etapa será automaticamente eliminado. O resultado desta etapa será divulgado junto ao resultado final. Leia-se: 5.8 Análise de Curriculum vitae, de caráter eliminatório e classificatório. Nesta etapa serão analisados os títulos, a experiência profissional e a produção intelectual, conforme barema em anexo III. Será atribuída nota a esta avaliação em escala de 0 a 100 pontos. O candidato que não obtiver, pelo menos, 10 pontos nesta etapa será automaticamente eliminado. O resultado desta etapa será divulgado junto ao resultado final. A 2ª Etapa tem peso 3 (três). Onde se lê: 6.1 A seleção será constituída de prova escrita de conteúdo específico, de caráter eliminatório e classificatório. Será atribuída nota à prova escrita de conteúdo específico em escala de 0 a 100 pontos e será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 50%. O candidato que não obtiver pelo menos 50 pontos nesta prova será automaticamente eliminado. Leia-se: 6.1 A seleção será constituída de prova on-line, à distância, de conteúdo específico, de caráter eliminatório e classificatório. A prova de conhecimentos conterá 24 (vinte e quatro) questões de múltipla escolha. Em 8 (oito) dentre as 24 (vinte e quatro) questões serão solicitados também justificativa por escrito da opção de resposta assinalada. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 50% dos pontos distribuídos. O candidato que não obtiver pelo menos 50% dos pontos distribuídos nesta prova será automaticamente eliminado. Belo Horizonte, 29 de junho de 2020. Prof. Hélio Anderson Duarte. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFMG CONTINUA RETIFICACAO 4
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Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica Edital Suplementar de Seleção ao Curso de Mestrado e Doutorado para ano de 2020 Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Suplementar do MESTRADO E DOUTORADO nos seguintes termos: ONDE SE LÊ: 3.10 Após análise da documentação apresentada, a Coordenação do decidirá sobre o deferimento ou não dos pedidos de inscrição, sendo o resultado divulgado no site do Curso, no dia 14 de abril de 2020 LEIA-SE 3.10 Após análise da documentação apresentada, a Coordenação do decidirá sobre o deferimento ou não dos pedidos de inscrição, sendo o resultado divulgado no site do Curso, no dia 04 de agosto de 2020 ONDE SE LÊ: 3.11 (...) Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal e entregues pessoalmente, mediante protocolo, na Secretaria do Programa. LEIA-SE: 3.11 (...) Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato e enviados para o e-mail: dout-inovacao@qui.ufmg.br. ONDE SE LÊ: 4.1 (...) A relação nominal da Banca Examinadora será divulgada, na Secretaria e na página web do Programa, até 48 horas antes do início de cada seleção junto com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da banca em função dos candidatos inscritos neste concurso. LEIA-SE 4.1 (...) A relação nominal da Banca Examinadora será divulgada, na página web do Programa: https://www.ufmg.br/pginovacaotecnologica/ até 48 horas antes do início de cada seleção junto com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da banca em função dos candidatos inscritos neste concurso ONDE SE LÊ: 5.2. Avaliação B para o Doutorado: Apresentação de um Seminário sobre o Projeto de Pesquisa Tecnológica ou de desenvolvimento, seguida de arguição oral. Esta avaliação será presencial e realizada em datas e horários dentro dos períodos mencionados no caput deste edital e serão divulgadas com antecedência mínima de 5 dias. LEIA-SE: 5.2. Avaliação B para o Doutorado: Apresentação de um Seminário sobre o Projeto de Pesquisa Tecnológica ou de desenvolvimento, seguida de arguição oral. Esta avaliação será Online, Plataforma Google Meet por meio de Plataforma Virtual e realizada em datas e horários dentro dos períodos mencionados no caput deste edital e serão divulgadas com antecedência mínima de 5 dias. Belo Horizonte, 29 de junho de 2020. Prof. Rubén Dario Sinisterra Millán Coordenador do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica Biofarmacêutica CONTINUA R ETIFICAÇÃO 3
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Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas EDITAL REGULAR DE SELEÇÃO 2020 ¿ MESTRADO E DOUTORADO RETIFICAÇÃO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas (PPGACT), da Faculdade de Farmácia (FAFAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), comunica a retificação do Edital Regular de Seleção 2020 Mestrado e Doutorado. Onde se lê: 3.5 Inscrições com documentação incompleta, ou enviada fora do prazo estabelecido neste Edital SERÃO INDEFERIDAS. Nenhum documento poderá ser anexado após a inscrição. Não será recebida qualquer forma de inscrição ou documentação por e-mail. Leia-se: 3.5 Inscrições com documentação incompleta ou enviada fora do prazo estabelecido neste Edital serão INDEFERIDAS. Nenhum documento poderá ser encaminhado após o término das inscrições, exceto a comprovação de conhecimento de língua inglesa, que poderá ser encaminhada até 31 de dezembro de 2020. As cópias digitais de toda a documentação devem estar legíveis e sem rasuras. Onde se lê: 3.6 (...) A divulgação do deferimento desses pedidos será feita até às 16 horas do dia 31/01/2020 na secretaria do PPGACT e na página www.farmacia.ufmg.br/ppgact/. Leia-se: 3.6 (...) A divulgação do deferimento desses pedidos será feita até às 16 horas do dia 28/08/2020 na página www.farmacia.ufmg.br/ppgact/.. Onde se lê: 3.7 (...) Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal e entregues pessoalmente, mediante protocolo, na Secretaria do Programa no horário de 09:00 as 11:00 horas e de 14:00 as 16:00 horas. Leia-se: 3.7 (...) Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato e a versão digitalizada deverá ser encaminhada para o e-mail ppgact@farmacia.ufmg.br. Onde se lê: 4.1 (...) A relação nominal da banca examinadora será divulgada, na Secretaria e na página web do Programa, até 48 horas antes do início do processo seletivo, junto a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro das bancas em função dos candidatos inscritos neste concurso, nos termos da legislação vigente. Leia-se: 4.1 (...) A relação nominal da banca examinadora será divulgada, na página web do Programa, até 48 horas antes do início do processo seletivo, junto a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro das bancas em função dos candidatos inscritos neste concurso, nos termos da legislação vigente. Belo Horizonte, 13 de julho de 2020. Prof. André Luís Branco de Barros. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas CONTINUA RETIFICACAO 4
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RETIFICAÇÃO Edital Regular de Seleção 02/2020 Mestrado e Doutorado Onde se lê: 3.8. (...). Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal (munido de procuração simples) e entregues pessoalmente, mediante protocolo, na Secretaria do Programa, conforme item 1.1. Leia-se: 3.8.(...). Os recursos deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa e enviados por e-mail para o PPGCE (colposed-fis@eeffto.ufmg.br). Onde se lê: 5.1. O exame de seleção de Mestrado constará de duas etapas. Caberá recurso contra o resultado da primeira etapa, com efeito suspensivo, sem prejuízo do recurso final. O resultado da segunda etapa será divulgado com o resultado final. Os recursos, parcial ou final, deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa e entregues, pessoalmente ou por procurador munido de procuração simples, no endereço e durante o horário de atendimento externo da Secretaria do Programa especificados no item 1.1 deste Edital. Durante o período do recurso, o candidato terá vista à sua avaliação.b) Segunda Etapa. A segunda etapa terá caráter eliminatório e classificatório e consistirá em duas avaliações: Leia-se: 5.1. O exame de seleção de mestrado constará de duas etapas: Primeira Etapa - Avaliação do pré-projeto de pesquisa Segunda Etapa - Prova escrita de conhecimentos sobre temas relacionados ao treinamento esportivo e Apresentação do pré-projeto de pesquisa na linha de pesquisa escolhida seguida por arguição oral. A Segunda Etapa será realizada no formato remoto, na plataforma Google Meet, conforme informações a serem divulgadas por e-mail pela Secretaria do Curso no site do PPGCE. Caberá recurso contra o resultado da primeira etapa, com efeito suspensivo, sem prejuízo do recurso final. O resultado da segunda etapa será divulgado com o resultado final. Os recursos, parcial ou final, deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa e enviados para o e-mail colposed-fis@eeffto.ufmg.br. Durante o período do recurso, o candidato terá vista à sua avaliação b) Segunda Etapa. A segunda etapa terá caráter eliminatório e classificatório e consistirá em duas avaliações, Prova escrita de conhecimentos sobre temas relacionados ao treinamento esportivo e Apresentação do pré-projeto de pesquisa na linha de pesquisa escolhida seguida por arguição oral, ambas realizadas no formato remoto, na plataforma Google Meet, conforme informações a serem divulgadas por e-mail pela Secretaria do Curso no site do PPGCE uma semana antes do início do processo seletivo. O PPGCE não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidato e, na impossibilidade dessa, o candidato será automaticamente eliminado na etapa. Belo Horizonte, 25 de junho de 2020. Prof. Dr. Maicon Rodrigues Albuquerque. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte. CONTINUA RETIFICAÇÃO 4
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Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos RETIFICAÇÕES O Colegiado do PPG-SMARH RETIFICA os itens abaixo transcritos referentes ao Edital Regular Processo Seletivo 2020/1 do PPG-SMARH - Mestrado/Doutorado - (Ampla concorrência e Cota Racial) disponível em: http://www.smarh.eng.ufmg.br/docs/ED-AMPLA-COTA-MEST-DOUT-2020-1-SMARH.PDF e na 1ª Retificação do Edital Regular Processo Seletivo 2020/1 do PPG-SMARH - Mestrado/Doutorado - (Ampla concorrência e Cota Racial) disponível em: http://www.smarh.eng.ufmg.br/docs/1-retif-edital-2020-1.pdf Onde se lê: 6.8 Os resultados deste processo Seletivo serão publicados na Secretaria do Programa e disponibilizados na página web do Programa (www.smarh.eng.ufmg.br) no dia 09 de dezembro de 2019, constando as notas obtidas em cada etapa do processo e a Nota Final. Leia-se: 6.8 Os resultados da seleção do Doutorado serão disponibilizados na página web do Programa, no dia 28 de outubro de 2020, constando as notas obtidas em cada etapa do processo e a Nota Final. A Nota Final dos candidatos que participaram de todas as etapas do processo seletivo será a soma das notas obtidas nas Análises de Currículo, Plano de Pesquisa e Memorial. Na divulgação do resultado final, os candidatos serão ordenados, em listas distintas para ampla concorrência e optantes autodeclarados negros, pela sequência decrescente das notas apuradas, conforme a distribuição de vagas por área de concentração, com a indicação de resultado: aprovado e classificado ou aprovado, mas não-classificado ou reprovado. Onde se lê: 7.2 Os recursos deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa e entregues, pessoalmente ou por procurador munido de procuração simples, na Secretaria do Programa, no endereço e horário de atendimento externo informados no item 1.3 deste Edital. Durante os recursos, os candidatos terão acesso às suas respectivas avaliações. Leia-se: 7.2 Os recursos serão realizados pelo site do PPG-SMARH. Os recursos deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa e enviados pelo link a ser divulgado junto com os resultado da homologação das inscrições no dia 24 de setembro de 2020. Belo Horizonte, 7 de agosto de 2020. Professora Sonaly Cristina Rezende Borges de Lima. Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
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Faculdade de Farmácia Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas RETIFICAÇÃO do Edital Regular de Seleção nº 01/2019 Mestrado e Doutorado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 01/2019 MESTRADO E DOUTORADO nos seguintes termos: ONDE SE LÊ: 3.4 A Coordenação do Programa analisará a documentação apresentada e decidirá sobre o deferimento dos pedidos de inscrição. A divulgação do deferimento dos pedidos de inscrição do DOUTORADO será feita na página www.farmacia.ufmg.br/ppgcf/ em até dois dias após o encerramento das inscrições, de acordo com cronograma a ser divulgado. LEIA-SE: 3.4 A Coordenação do Programa analisará a documentação apresentada e decidirá sobre o deferimento dos pedidos de inscrição. A divulgação do deferimento dos pedidos de inscrição do DOUTORADO será feita na página www.farmacia.ufmg.br/ppgcf/, 1 (um) dia após o encerramento das inscrições, de acordo com cronograma a ser divulgado.. ONDE SE LÊ: 6.1.2.2.1 Na apresentação oral do pré-projeto de tese seguida de arguição do candidato pela Comissão Examinadora. Essa etapa será realizada de forma remota, por videoconferência. É indispensável à indicação no ato da inscrição do endereço eletrônico para a videoconferência. O candidato se responsabilizará por testar a conexão com o Colegiado, o agendamento da conectividade deverá ser realizado com no mínimo 72 horas de antecedência, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real. O Colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidato. As apresentações terão no mínimo 10 minutos de duração. A escala para apresentação oral seguida de arguição do projeto será divulgada na página web do Programa. LEIA-SE: 6.1.2.2.1 Na apresentação oral do pré-projeto de tese seguida de arguição do candidato pela Comissão Examinadora. Essa etapa será realizada de forma remota, por videoconferência. É indispensável à indicação no ato da inscrição do endereço eletrônico para a videoconferência. O candidato se responsabilizará por testar a conexão com o Colegiado, o agendamento da conectividade deverá ser realizado com no mínimo 24 horas de antecedência, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real. O Colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidato. As apresentações terão no mínimo 10 minutos de duração. A escala para apresentação oral seguida de arguição do projeto será divulgada na página web do Programa. Belo Horizonte, 22 de julho de 2020. Professora Renata Barbosa de Oliveira Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais.
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São Paulo (São Paulo)
Instituição educacional admite Assessor da Coordenação em São Paulo para atuar em Tempo integral, Comercial. Coordenação estratégica dos programas de internacionalização da Escola de Relações Internacionais da FGV. Estabelecimento de parcerias com IES estrangeiras. Coordenação do programa de intercâmbio da graduação em RI. Estruturação de programas de intercâmbio, sanduíche e duplo diploma de futuros programas de pós-graduação da Escola. Atendimento ao aluno em info sessions e office hours sobre o programa de intercâmbio. Apoio às estratégias de comunicação da Escola de RI. Apoio às Comissões Internas e outras atividades administrativas da Escola. Coordenação de equipe. Empresa oferece contrato Efetivo, Plano Médico / Vale Refeição / Vale Transporte / vaga cód:902496386
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RETIFICAÇÃO Edital Regular de Seleção 02/2020 Mestrado e Doutorado Onde se lê: 5.2 O exame de seleção de Doutorado constará de 3 (três) etapas. Caberá recurso contra os resultados da primeira e da segunda etapas, com efeito suspensivo, sem prejuízo do recurso final. O resultado da 3ª etapa será divulgado juntamente com o resultado final. Os recursos, parcial e final, deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa e entregues, pessoalmente ou por procurador munido de procuração simples, no endereço e horário de atendimento externo da Secretaria do Programa, especificados no item 1.1 deste Edital. a) Primeira Etapa: Avaliação do Curriculum Vitae (100 pontos), (...). Serão considerados aprovados nesta primeira etapa os candidatos que obtiverem, no mínimo, 70 pontos. O resultado desta etapa será publicado em até 10 dias úteis após a homologação da inscrição, no mural da Secretaria e no site do Centro de Pós-Graduação e somente os candidatos aprovados serão avaliados na etapa seguinte. A nota desta etapa não fará parte do cômputo da nota final. b) Segunda Etapa: Avaliação do pré-projeto de pesquisa (100 pontos), (...) O resultado desta etapa será publicado em até 15 dias uteis após a homologação da inscrição, no mural da Secretaria e no site do Centro de Pós-Graduação e somente os candidatos aprovados serão avaliados na etapa seguinte. c) Terceira Etapa: Apresentação oral do pré-projeto de pesquisa seguida de arguição (100 pontos), (...) O candidato terá o tempo máximo de 20 minutos para apresentação do pré-projeto, momento em que serão disponibilizados data-show e computador. Caso aconteça algum problema com o equipamento falta de energia elétrica, a apresentação terá continuidade (...). Leia-se: 5.2 O exame de seleção de Doutorado constará de 3 (três) etapas: Primeira Etapa - Avaliação do Curriculum Vitae Segunda Etapa - Avaliação do pré-projeto de pesquisa Terceira Etapa- Apresentação oral do pré-projeto de pesquisa seguida de arguição. A terceira etapa será realizada em formato remoto, na plataforma Google Meet conforme instruções encaminhadas aos candidatos por e-mail. Caberá recurso contra os resultados da primeira e da segunda etapas, com efeito suspensivo, sem prejuízo do recurso final. O resultado da 3ª etapa será divulgado juntamente com o resultado final. Os recursos, parcial e final, deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa e enviados por e-mail para o PPGCE (colposed-fis@eeffto.ufmg.br). a) Primeira Etapa: Avaliação do Curriculum Vitae (100 pontos), (...). Serão considerados aprovados nesta primeira etapa os candidatos que obtiverem, no mínimo, 70 pontos. O resultado desta etapa será publicado em até 10 dias úteis após a homologação da inscrição, no site do Centro PPGCE e somente os candidatos aprovados serão avaliados na etapa seguinte. A nota desta etapa não fará parte do cômputo da nota final. b) Segunda Etapa: Avaliação do pré-projeto de pesquisa (100 pontos), (...). O resultado desta etapa será publicado em até 15 dias uteis após a homologação da inscrição, no site do PPGCE e somente os candidatos aprovados serão avaliados na etapa seguinte. c) Terceira Etapa: Apresentação oral do pré-projeto de pesquisa seguida de arguição (100 pontos), (...) Todos os procedimentos serão realizados em formato remoto, na plataforma Google Meet, conforme instruções encaminhadas previamente aos candidatos por e-mail. O PPGCE não se responsabilizará por problemas nos equipamentos e conexões por parte do candidato e, na impossibilidade desta, o candidato será automaticamente eliminado na etapa.Belo Horizonte, 25 de junho de 2020. Prof. Dr. Maicon Rodrigues Albuquerque. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte
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RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/2020 ¿ MESTRADO E DOUTORADO A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 001/2020 ¿ MESTRADO E DOUTORADO nos seguintes termos: Onde se lê: 5.9 A não participação do candidato em quaisquer das etapas ocasionará a sua eliminação do processo de seleção. Leia-se: 5.9 A não participação do candidato em quaisquer das etapas ocasionará a sua eliminação do processo de seleção. As arguições serão realizadas conforme cronograma a ser divulgado pelo Colegiado. Os candidatos que não acessarem a sala de videoconferência na data e no horário pré-definidos para a arguição oral serão desclassificados do processo seletivo. Onde se lê: 6.1 (...) Obrigatoriamente, as notas finais de todos os candidatos, discriminadas em suas distintas etapas, serão publicadas no mural da Secretaria do Centro de Pós-Graduação e estarão disponíveis também no endereço http://site.medicina.ufmg.br/cpgsaudedoadulto/processo-seletivo/, incluindo, se houver, aquele(s) que não compareceu(ram) e foi(ram) eliminado(s) por este motivo. Leia-se: 6.1 (...) As notas finais de todos os candidatos, discriminadas em suas distintas etapas, serão publicadas no endereço http://site.medicina.ufmg.br/cpgsaudedoadulto/processo-seletivo/, incluindo, se houver, aquele(s) que não compareceu(ram) e foi(ram) eliminado(s) por este motivo. Onde se lê: 6.2 O resultado final será divulgado até as 17 horas do dia 17 de dezembro de 2019. Os resultados (resultado final ou resultado de qualquer etapa) não serão, em hipótese alguma, fornecidos por telefone, fax ou e-mail, devendo os candidatos, inclusive os de outras cidades, consultar o resultado que será afixado no mural do Centro de Pós-Graduação e no endereço http://site.medicina.ufmg.br/cpgsaudedoadulto/processo-seletivo/. Leia-se: 6.2 O resultado final será divulgado conforme cronograma a ser divulgado pelo Colegiado. Os resultados (resultado final ou resultado de qualquer etapa) não serão, em hipótese alguma, fornecidos por telefone, fax ou e-mail, devendo os candidatos, inclusive os de outras cidades, consultar o resultado no endereço https://www.medicina.ufmg.br/cpgsaudedoadulto/processo-seletivo/. Onde se lê: 6.7 O prazo para recurso é de 10 (dez) dias corridos a partir da divulgação do resultado final, conforme estabelece o Regimento Geral da UFMG e da Resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG. Os recursos deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa e entregues, pessoalmente ou mediante procurador munido de procuração simples, no endereço e horário especificados no preâmbulo deste Edital. Durante este período o candidato terá acesso a suas respectivas avaliações. Leia-se: 6.7 O prazo para recurso é de 10 (dez) dias corridos a partir da divulgação do resultado final, conforme estabelece o Regimento Geral da UFMG e da Resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG. Os recursos deverão ser dirigidos à Coordenação do Programa e enviados para o endereço eletrônico: cpg.ppg.casa@gmail.com, dentro do prazo recursal. Durante este período o candidato terá acesso a suas respectivas avaliações. Belo Horizonte, 29 de junho de 2020. Professora Teresa Cristina de Abreu Ferrari Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto
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A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geologia comunica a RETIFICAÇÃO no edital Regular Nº 001/2019, que rege o processo seletivo para o Mestrado com entrada no 2º semestre de 2020. O Edital passa a vigorar com a seguinte redação: Onde se lê: 3.4 Após a análise da documentação apresentada, o Colegiado ou Comissão por ele designada, decidirá sobre o deferimento, ou não, dos pedidos de inscrição, sendo o resultado divulgado aos interessados no mural da Secretaria e na página WEB do Programa de Pós-graduação em Geologia, no dia 03 de outubro de 2019, após as 18 horas. Leia-se: 3.4 O Colegiado decidirá sobre o deferimento dos pedidos de inscrição com base na análise da documentação apresentada e no atendimento ao Edital, seus itens retificados e inclusos, cujo resultado será divulgado aos(às) interessados(as) na página WEB do Programa de Pós-graduação em Geologia, no dia 14 de setembro de 2020, após as 18 horas. Onde se lê: 3.5 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. O formulário para recurso, disponibilizado na página WEB do Programa, deverá ser entregue, digitado ou em caligrafia legível, à Coordenação do Programa, pessoalmente ou por procurador, mediante procuração simples, no endereço da Secretaria do Programa indicado no item 1.1 deste Edital, observado o horário de funcionamento externo, também indicado no item 1.1 deste Edital. Leia-se: 3.5 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação, ou seja, nos dias 15 e 16 de setembro de 2020. Mediante formulário específico, disponibilizado na página WEB do Programa, o pedido de recurso, que pode ser feito digitado ou em caligrafia legível, deve ser enviado pelo(a) candidato(a), devidamente datado e assinado, para o e-mail posgeol@igc.ufmg.br. Recursos NÃO fundamentados serão indeferidos. NÃO serão aceitos pedidos de recursos interpostos fora do prazo e que não estejam devidamente datados e assinados pelo(a) candidato(a). Onde se lê: 3.6 As respostas aos recursos interpostos serão enviadas, individualmente, para o e-mail constante na ficha de inscrição do candidato. O resultado da homologação das inscrições, após análise dos recursos, será divulgado no mural da Secretaria e na página WEB do Programa, no dia 08 de outubro de 2019, após as 18 horas. Recursos não fundamentados serão indeferidos. Não serão aceitos pedidos de recursos interpostos fora do prazo. Leia-se: 3.6 As respostas aos recursos interpostos serão enviadas, individualmente, para o e-mail constante no formulário de inscrição do(a) candidato(a). O resultado da homologação das inscrições, após análise dos recursos, será divulgado na página WEB do Programa no dia 18 de setembro de 2020, após as 18 horas. Onde se lê: 3.7 Inscrições com documentação incompleta ou enviada fora do prazo estabelecido neste Edital SERÃO INDEFERIDAS. Nenhum documento poderá ser anexado após envio da inscrição. Leia-se: 3.7 Todas as inscrições estarão sujeitas ao deferimento do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia da UFMG, sendo motivos para o INDEFERIMENTO: 1) a ausência, erro ou falta de legibilidade de qualquer documento exigido para a inscrição 2) o não pagamento da taxa de inscrição ou comprovante constando ¿agendamento de pagamento¿ 3) documentação enviada fora do prazo 4) o não atendimento a qualquer item do presente Edital. NENHUM documento poderá ser anexado/enviado após o término do prazo para inscrição estabelecido no item 1.1 retificado do Edital. Belo Horizonte, 17 de julho de 2020. Profa. Rosaline Cristina Figueiredo e Silva. Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia CONTINUA RETIFICAÇÃO 6
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A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geologia comunica a RETIFICAÇÃO no edital Regular Nº 001/2019, que rege o processo seletivo para o Mestrado com entrada no 2º semestre de 2020. O Edital passa a vigorar com a seguinte redação: Onde se lê: 6.1.1 Empate Mestrado: Em caso de empate, será selecionado o candidato que obtiver a maior pontuação na análise do currículo e histórico. Prevalecendo o empate, será selecionado o candidato que obtiver a maior pontuação na arguição e discussão oral sobre aspectos relacionados à prova escrita e sobre o projeto de pesquisa. O resultado final, com a indicação das notas atribuídas a cada um dos itens de avaliação e com a ordenação dos candidatos pela sequência decrescente dos pontos apurados, será divulgado no dia 14 de novembro de 2019, após as 18 horas, na página WEB do Programa e no mural da Secretaria do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia. Leia-se: 6.1.1 Empate Mestrado: Em caso de empate, será selecionado(a) o(a) candidato(a) que obtiver a maior pontuação na análise do currículo e histórico. Prevalecendo o empate, será selecionado(a) o(a) candidato(a) que obtiver a maior pontuação na defesa oral do projeto de pesquisa. O resultado final, com a indicação das notas atribuídas a cada um dos itens de avaliação e com a ordenação dos(as) candidatos(as) pela sequência decrescente dos pontos apurados será divulgado, no dia 30 de outubro de 2020, após as 18 horas, na página WEB do Programa. Onde se lê: 6.7 O candidato terá acesso a suas avaliações das 3ª e 4ª etapas do Mestrado e das 2ª e 3ª etapas do Doutorado, após a divulgação do resultado final de cada processo seletivo, dentro do prazo de recurso, que é de 10 (dez) dias corridos, a partir da data da divulgação do resultado final de cada processo seletivo, nos termos do Regimento Geral da Universidade e da Resolução no 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG. O formulário para recurso, disponibilizado na página WEB do Programa, deverá ser entregue, digitado ou em caligrafia legível, à Coordenação do Programa, pessoalmente ou por procurador, mediante procuração simples, no endereço da Secretaria do Programa indicado no item 1.1 deste Edital, observado o horário de funcionamento externo, também indicado no item 1.1 deste Edital. Leia-se: 6.7 O candidato terá acesso a suas avaliações das 3ª e 4ª etapas do Mestrado, após a divulgação do resultado final do processo seletivo, dentro do prazo de recurso, que é de 10 (dez) dias corridos, a partir da data da divulgação do resultado final do processo seletivo, nos termos do Regimento Geral da Universidade e da Resolução no 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG. Mediante formulário específico, disponibilizado na página WEB do Programa, o pedido de recurso, que pode ser feito digitado ou em caligrafia legível, deve ser enviado pelo(a) candidato(a), devidamente datado e assinado, para o e-mail posgeol@igc.ufmg.br. Recursos NÃO fundamentados serão indeferidos. NÃO serão aceitos pedidos de recursos interpostos fora do prazo e que não estejam devidamente datados e assinados pelo(a) candidato(a). Belo Horizonte, 17 de julho de 2020. Profa. Rosaline Cristina Figueiredo e Silva. Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia CONTINUA RETIFICAÇÃO 16
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Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Arquitetura Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável Edital Suplementar de Seleção 2020 Mestrado e Doutorado Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência A Coordenação do Programa de Pos-Graduacao em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, no uso de suas atribuições torna público a retificação no edital suplementar de seleção nos seguintes termos: Onde se lê: 9.3. O candidato que apresentou, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação antes do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, deverá entregar na Secretaria do Programa, até o dia 03 de julho de 2020, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão de curso em que conste a data da colação do grau). Leia-se: 9.3. O candidato que apresentou, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação antes do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação deverá encaminhar, em datas a serem informadas posteriormente pela secretaria do Programa, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão decurso em que conste a data da colação do grau). Onde se lê: 9.5. Candidatos estrangeiros deverão apresentar à Secretaria do Programa, até dia 03 de julho de 2020, o Registro Nacional de Estudante ¿(RNE), Registro Nacional Migratório (RNM) ou Certidão de Registro emitida pela Polícia Federal e o passaporte com visto válido de entrada no Brasil, documento que comprove filiação e demais documentos a serem informados pela Secretaria do Programa. Detalhes sobre estes documentos estão disponíveis no site https://goo.gl/EHUQTt, no tópico ¿Documentação. Leia-se: 9.5. Candidatos estrangeiros deverão apresentar à Secretaria do Programa, em data a ser informada posteriormente, o Registro Nacional de Estudante ¿(RNE), Registro Nacional Migratório (RNM) ou Certidão de Registro emitida pela Polícia Federal e o passaporte com visto válido de entrada no Brasil, documento que comprove filiação e demais documentos a serem informados pela Secretaria do Programa. Detalhes sobre estes documentos estão disponíveis no site https://goo.gl/EHUQTt, no tópico ¿Documentação¿. Belo Horizonte, 10 de agosto de 2020. Professora Doutora Yacy-Ara Froner Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais.
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Universidade Federal de Minas Gerais Pós-Graduação de Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais Edital Regular de Seleção Nº 001/2021 Mestrado e Doutorado 2021 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais da Universidade Federal de Minas Gerais comunica a RETIFICAÇÃO do edital Nº 001/2021 nos seguintes termos: Onde se lê: 7.2 A primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na Análise do Projeto de Pesquisa. Serão avaliados, em um total de 30 (trinta) pontos, os 8 seguintes itens: Fundamentação (7 pontos), objetivo, metodologia, resultados esperados, impacto social e bibliografia consultada (16 pontos) e pertinência da proposta em relação a uma das linhas de pesquisa do Programa (7 pontos). O candidato deverá obter nota igual ou maior que 21 (vinte e um) pontos para ser aprovado. As notas da avaliação do projeto de pesquisa serão divulgadas na página web do Programa no dia 01 de fevereiro de 2021. Somente os candidatos aprovados nesta prova participarão da etapa seguinte. Leia-se: 7.2 A primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na Análise do Projeto de Pesquisa. Serão avaliados, em um total de 30 (trinta) pontos, os 8 seguintes itens: Fundamentação (7 pontos), objetivo, metodologia, resultados esperados, impacto social e bibliografia consultada (16 pontos) e pertinência da proposta em relação a uma das linhas de pesquisa do Programa (7 pontos). O candidato deverá obter nota igual ou maior que 21 (vinte e um) pontos para ser aprovado. As notas da avaliação do projeto de pesquisa serão divulgadas na página web do Programa no dia 08 de fevereiro de 2021. Somente os candidatos aprovados nesta prova participarão da etapa seguinte. Onde se lê: 7.5 A Defesa Oral do Projeto de Pesquisa terá a duração máxima de 30 (trinta) minutos, sendo que o candidato terá, no máximo, 10 (dez) minutos para se dedicar a apresentação oral e, no máximo, 20 (vinte) minutos para a arguição do candidato pela Banca sobre quaisquer aspectos referentes ao Projeto de Pesquisa, sua relação com o Programa de Pós-graduação e a linha de pesquisa selecionada no ato da inscrição. Cabe ressaltar que a defesa oral será desenvolvida sem utilização de recursos visuais, como áudio e vídeo. A Defesa Oral do Projeto de Pesquisa será realizada entre 04 de fevereiro e 25 de fevereiro de 2021, via videoconferência, em que será utilizado a plataforma RPN (https://conferenciaweb.rnp.br/), Microsoft Teams (https://www.microsoft.com/en/microsoft-365/microsoft-teams/free) ou Google Meet (https://meet.google.com/). A arguição oral ocorrerá conforme cronograma a ser divulgado na página do programa no dia 02/02/2021. Leia-se: 7.5 A Defesa Oral do Projeto de Pesquisa terá a duração máxima de 30 (trinta) minutos, sendo que o candidato terá, no máximo, 10 (dez) minutos para se dedicar a apresentação oral e, no máximo, 20 (vinte) minutos para a arguição do candidato pela Banca sobre quaisquer aspectos referentes ao Projeto de Pesquisa, sua relação com o Programa de Pós-graduação e a linha de pesquisa selecionada no ato da inscrição. Cabe ressaltar que a defesa oral será desenvolvida sem utilização de recursos visuais, como áudio e vídeo. A Defesa Oral do Projeto de Pesquisa será realizada entre 10 de fevereiro e 25 de fevereiro de 2021, via videoconferência, em que será utilizado a plataforma RPN (https:conferenciaweb.rnp.br/), Microsoft Teams (https://www.microsoft.com/en/microsoft-365/microsoft-teams/free) ou Google Meet (https:meet.google.com/). A arguição oral ocorrerá conforme cronograma a ser divulgado na página do programa no dia 08/02/2021 Belo Horizonte, 15 de janeiro de 2021. Profa. Sónia Maria Carvalho Ribeiro Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais.
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A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geologia comunica a RETIFICAÇÃO no edital Regular Nº 001/2019, que rege o processo seletivo para o Mestrado com entrada no 2º semestre de 2020. O Edital passa a vigorar com a seguinte redação: Onde se lê: 5.1.4 2ª. etapa, de caráter eliminatório e classificatório. Análise do Projeto de Pesquisa. Na análise do projeto de pesquisa serão avaliados os seguintes itens: (1) fundamentação/relevância (30% do total da avaliação do item), (2) objetivos/metas (30% do total da avaliação do item), (3) metodologia/exequibilidade/estratégias de ação/cronograma (30% do total da avaliação do item) e (4) impacto social (10% do total da avaliação do item). O resultado desta etapa da seleção será divulgado no mural da Secretaria e na página WEB do Programa, no dia 25 de outubro de 2019, após as 18 horas. Somente os candidatos aprovados nessa etapa participarão da etapa seguinte. Leia-se: 5.1.4 2ª. etapa, DE CARÁTER ELIMINATÓRIO E CLASSIFICATÓRIO: Análise do Projeto de Pesquisa. Na análise do projeto de pesquisa serão avaliados os seguintes itens: (1) fundamentação/relevância (30% do total da avaliação do item), (2) objetivos/metas (30% do total da avaliação do item), (3) metodologia/exequibilidade/estratégias de ação/cronograma (30% do total da avaliação do item) e (4) impacto social (10% do total da avaliação do item). A pontuação mínima para aprovação nesta etapa é 60 (sessenta) pontos. O resultado desta etapa da seleção será divulgado na página WEB do Programa, no dia 13 de outubro de 2020, após as 18 horas. SOMENTE os(as) candidatos(as) aprovados(as) nessa etapa participarão da etapa seguinte. Onde se lê: 5.1.4.1: Os recursos contra o resultado da Segunda Etapa do Exame de Seleção deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias úteis subsequentes ao da divulgação do respectivo resultado, ou seja, nos dias 28 e 29 de outubro de 2019, período no qual os candidatos terão acesso as suas avaliações. O formulário para recurso, disponibilizado na página WEB do Programa, deverá ser entregue, digitado ou em caligrafia legível, à Coordenação do Programa, pessoalmente ou por procurador, mediante procuração simples, no endereço da Secretaria do Programa indicado no item 1.1 deste Edital, observado o horário de funcionamento externo, também indicado no item 1.1 deste Edital. Leia-se: 5.1.4.1 Os recursos contra o resultado da Segunda Etapa do Exame de Seleção deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos subsequentes ao da divulgação do respectivo resultado, ou seja, nos dias 14 e 15 de outubro de 2020, período no qual os(as) candidatos(as) terão acesso as suas avaliações. Mediante formulário específico, disponibilizado na página WEB do Programa, o pedido de recurso, que pode ser feito digitado ou em caligrafia legível, deve ser enviado pelo(a) candidato(a), devidamente datado e assinado, para o e-mail posgeol@igc.ufmg.br. Recursos NÃO fundamentados serão indeferidos. NÃO serão aceitos pedidos de recursos interpostos fora do prazo e que não estejam devidamente datados e assinados pelo(a) candidato(a). Belo Horizonte, 17 de julho de 2020. Profa. Rosaline Cristina Figueiredo e Silva. Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia CONTINUA RETIFICAÇÃO 13
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Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Arquitetura Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável Edital Regular de Seleção 2020 Mestrado e Doutorado A Coordenação do Programa de Pos-Graduac¿a¿o em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, no uso de suas atribuições torna público a retificação no edital regular de seleção nos seguintes termos: Onde se lê: 7.1. O candidato aprovado e classificado no processo seletivo de que trata este Edital deverá efetuar, exclusivamente pela internet, no período de 18 de junho a 03 julho de 2020, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no website https://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Pos-Graduacao/Ficha-de-Cadastro-Previo. O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, entregues na secretaria do Programa até 03 de julho de 2020, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato classificado. A documentação completa dos selecionados será enviada ao DRCA pela Secretaria do Curso no dia 10 de julho de 2020. Leia-se: 7.1. O candidato aprovado e classificado no processo seletivo de que trata este Edital deverá efetuar, exclusivamente pela internet, em datas a serem informadas posteriormente pela secretaria do Programa, o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no website https://www2.ufmg.br/drca/drca/Home/Pos-Graduacao/Ficha-de-Cadastro-Previo. O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato classificado. Onde se lê: 7.2. O candidato que apresentou, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação antes do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, deverá entregar na Secretaria do Programa, até o dia 03 de julho de 2020, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão decurso em que conste a data da colação do grau). Não serão aceitas declarações com previsão de conclusão ou de colação. Leia-se: 7.2. O candidato que apresentou, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação antes do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação deverá encaminhar, em datas a serem informadas posteriormente pela secretaria do Programa, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão decurso em que conste a data da colação do grau). Não serão aceitas declarações com previsão de conclusão ou de colação. Belo Horizonte, 10 de agosto de 2020. Professora Doutora Yacy-Ara Froner Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. CONTINUA RETIFICAÇÃO 8
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Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Infectologia e Medicina Tropical RETIFICAÇÃO 2 EDITAL DE SELEÇÃO Nº 001/2020 MESTRADO E DOUTORADO O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Infectologia e Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, visando atender à necessidade do PROGRAMA ESTRATÉGICO EMERGENCIAL DE COMBATE A SURTOS, ENDEMIAS, EPIDEMIAS E PANDEMIAS, O EDITAL DE SELEÇÃO EMERGENCIAL III CAPES TELEMEDICINA E ANÁLISE DE DADOS MÉDICOS EDITAL 12/2020 RETIFICA o Edital Regular Nº 001/2020 MESTRADO E DOUDORADO para oferecer 2 (duas) vagas para o curso de Doutorado, nos seguintes termos: ONDE SE LÊ: 3.1 q) 1 (uma) cópia digital salva em CD ou pendrive, em formato PDF do projeto (doutorado) ou anteprojeto (mestrado). O projeto/anteprojeto deverá compreender, no máximo, 15 páginas numeradas e deverá conter, obrigatoriamente, os seguintes itens: folha de rosto, que não conta como página, com o título do projeto/anteprojeto e indicação de uma das linhas de pesquisa relacionada do Programa. A relação das linhas de pesquisa do Programa está disponível na Secretaria do Programa e no endereço http://site.medicina.ufmg.br/cpginfectologia/linhas-depesquisa/. Em seguida: justificativa e relevância do projeto/anteprojeto objetivo geral e objetivos específicos material e métodos viabilidade de execução e conclusão da pesquisa no prazo de até 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado e até 48 (quarenta e oito) meses para o doutorado descrição dos possíveis impactos científicos e sociais e produtos gerados, tais como artigos científicos e patentes a serem produzidos quando da realização do projeto. Não poderá haver nenhuma forma de identificação do candidato no projeto/anteprojeto, sob pena de desclassificação no concurso. LEIA-SE: 3.1 q) Com possibilidade de acesso direto, para atender, especificamente, ao Edital n° 12/2020 da CAPES, cujo tema é Telemedicina e Análise de Dados Médicos. As atividades a serem desenvolvidas devem contemplar um ou mais aspectos do projeto TeleCOVID-19: intervenção multifacetada usando ferramentas de telessaúde para enfrentamento da COVID-19, aprovado para financiamento pela CAPES, sob coordenação do Professor Antonio Luiz Ribeiro. Dessa forma, há requisitos especiais para esse processo seletivo: - A proposta de projeto, em formato PDF, com até 5 páginas, deve atender a temática da pesquisa sobre COVID-19 e desenvolver atividades que contemplem a metodologia do estudo TeleCOVID-19: intervenção multifacetada usando ferramentas de telessaúde para enfrentamento da COVID-19, conforme estabelecido no edital Na proposta de projeto deverá constar: breve introdução, objetivo, material e métodos, viabilidade de execução e conclusão da pesquisa no prazo de até 48 (quarenta e oito) meses, descrição dos possíveis impactos científicos e sociais e produtos gerados. Não poderá haver nenhuma forma de identificação do candidato, sob pena de desclassificação no concurso. - É necessário dedicação exclusiva para essa pesquisa. Permanecem inalterados os demais itens do edital e da primeira retificação do dia 27 de março de 2020. Belo Horizonte, 12 de agosto de 2020. Professor Eduardo Antonio Ferraz Coelho Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Infectologia e Medicina Tropical
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A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geologia comunica a RETIFICAÇÃO no edital Regular Nº 001/2019, que rege o processo seletivo para o Mestrado com entrada no 2º semestre de 2020. O Edital passa a vigorar com a seguinte redação: Inclusão do item: 7.1.4 Os(As) candidatos(as) estrangeiros(as) (que não possuírem língua materna portuguesa) deverão comprovar, até o dia 30/07/2021, conhecimento de língua portuguesa. Será aceita uma das seguintes comprovações de aprovação em testes realizados nos últimos 3 anos: (i) certificado de aprovação em prova realizada pelo CENEX/FALE/UFMG para a Área 2 (Ciências Exatas e da Terra, Engenharias). Informações sobre esse teste poderão ser acessadas em: www.letras.ufmg.br/cenex (ii) Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras). Informações sobre esse teste poderão ser acessadas em: http://celpebras.inep.gov.br outro certificado de conhecimento de língua portuguesa será avaliado pelo Colegiado. Tal comprovação é requisito para a continuidade dos estudos no Doutorado. Onde se lê: 7.2 A divulgação da relação de candidatos que entregaram ou deixaram de entregar a comprovação de conhecimento em língua inglesa será feita na página WEB do Programa, no dia 16/12/2019, após as 18 horas. Leia-se: 7.2 A divulgação da relação dos(as) candidatos(as) que entregaram ou deixaram de entregar a comprovação de conhecimento em língua inglesa será feita na página WEB do Programa, no dia 30/07/2021, após as 18 horas. Onde se lê: 7.3 O candidato que deixar de apresentar, na data indicada, uma dessas comprovações de conhecimento de língua inglesa será desclassificado Leia-se: 7.3 O(A) aluno(a) que deixar de apresentar, na data e horário indicados no item 7.1 retificado e no item 7.1.4 incluído, uma dessas comprovações de proficiência será EXCLUÍDO(A). Inclusão do item: 8.8 Os(As) candidatos(as) aprovados(as) e classificados(as) devem manter atualizado seu endereço e e-mail, para que possam receber as correspondências encaminhadas pelo Programa. Todas as informações serão enviados aos(às) discentes por e-mail. Inclusão do item: 8.9 Os casos não previstos neste Edital serão decididos pela Coordenação do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia da UFMG. Belo Horizonte, 17 de julho de 2020. Profa. Rosaline Cristina Figueiredo e Silva. Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia
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A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geologia comunica a RETIFICAÇÃO no edital Regular Nº 001/2019, que rege o processo seletivo para o Mestrado com entrada no 2º semestre de 2020. O Edital passa a vigorar com a seguinte redação: Onde se lê: 5.1.8 Os resultados das Terceira e Quarta Etapas do Exame de Seleção serão divulgados com o resultado final. O formulário para recursos contra os resultados das 3ª e 4ª etapas e contra o resultado final, disponibilizado na página WEB do Programa, deverá ser entregue, digitado ou em caligrafia legível, à Coordenação do Programa, pessoalmente ou por procurador, mediante procuração simples, no endereço da Secretaria do Programa indicado no item 1.1 deste Edital, observado o horário de funcionamento externo, também indicado no item 1.1 deste Edital. Leia-se: 5.1.8 Os resultados das Terceira e Quarta Etapas do Exame de Seleção serão divulgados com o resultado final. Mediante formulário específico, disponibilizado na página WEB do Programa, o pedido de recurso contra os resultados das 3ª e 4ª etapas e contra o resultado final, que pode ser feito digitado ou em caligrafia legível, deve ser enviado pelo(a) candidato(a), devidamente datado e assinado, para o e-mail posgeol@igc.ufmg.br. Recursos NÃO fundamentados serão indeferidos. NÃO serão aceitos pedidos de recursos interpostos fora do prazo e que não estejam devidamente datados e assinados pelo(a) candidato(a). Onde se lê: 6.1 MESTRADO: Do total de 0 (zero) a 100 (cem) pontos atribuídos à média final dos candidatos, a nota da prova escrita sobre temas de Geologia Básica corresponderá a 25% do total a análise do projeto de pesquisa corresponderá a 25% deste total a nota da arguição e discussão oral sobre aspectos relacionados à prova escrita (conhecimento geológico básico) e sobre o Projeto de Pesquisa corresponderá a 25% deste total e a análise de ¿curriculum vitae" modelo Lattes/CNPq e de histórico escolar corresponderá a 25% deste total. Os candidatos serão ordenados em listas distintas para ampla concorrência e optantes autodeclarados negros, em sequência decrescente da média final, com a indicação de resultado: ¿aprovado e classificado¿, ou ¿aprovado, mas não classificado¿, ou ¿reprovado¿. Serão admitidos no mestrado os candidatos aprovados e classificados, observado o limite das vagas ofertadas neste Edital. Leia-se: 6.1 MESTRADO: Do total de 0 (zero) a 100 (cem) pontos atribuídos à média final dos candidatos, a nota da prova escrita sobre temas de Geologia Básica corresponderá a 25% do total a análise do projeto de pesquisa corresponderá a 25% deste total a nota da defesa oral do Projeto de Pesquisa corresponderá a 25% deste total e a análise de ¿curriculum vitae" modelo Lattes/CNPq e de histórico escolar corresponderá a 25% deste total. Os candidatos serão ordenados em listas distintas para ampla concorrência e optantes autodeclarados negros, em sequência decrescente da média final, com a indicação de resultado: ¿aprovado e classificado¿, ou ¿aprovado, mas não classificado¿, ou ¿reprovado¿. Serão admitidos no mestrado os candidatos aprovados e classificados, observado o limite das vagas ofertadas conforme estabelecido no item 2.3 retificado Belo Horizonte, 17 de julho de 2020. Profa. Rosaline Cristina Figueiredo e Silva. Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia CONTINUA RETIFICAÇÃO 15
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Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Arquitetura Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável Edital Regular de Seleção 2020 Mestrado e Doutorado A Coordenação do Programa de Pos-Graduacao em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, no uso de suas atribuições torna público a retificação no edital regular de seleção nos seguintes termos: Onde se lê: 2.1. Serão oferecidas, para ingresso no PRIMEIRO semestre de 2021 (...). Leia-se: 2.1. Serão oferecidas, para ingresso no SEGUNDO semestre de 2020 (...). Onde se lê: 3.3. Só serão deferidos os pedidos de inscrição que atenderem às exigências deste Edital e que estiverem com a documentação completa e no prazo. Após conferência da documentação, será publicado o deferimento do pedido de inscrição no mural da Secretaria do Programa e no website www.ufmg.br/pos/ambienteconstruido, no dia 16/05/2020. Não caberá recurso a ausência de qualquer um dos documentos elencados acima. Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal (procurador munido de procuração simples) e entregues pessoalmente, mediante protocolo, na Secretaria do Programa no horário de 09h00 às 11h00 e 14h00 às 16h00, sendo a relação final nominal dos candidatos publicada no dia 20/05/2020 no mural da Secretaria do Programa e no website www.ufmg.br/pos/ambienteconstruido. Não será dada nenhuma informação por telefone, fax ou e-mail sobre deferimento ou indeferimento das inscrições. Leia-se: 3.3. Só serão deferidos os pedidos de inscrição que atenderem às exigências deste Edital e que estiverem com a documentação completa e no prazo. Após conferência da documentação, será publicado o deferimento do pedido de inscrição no website https://sites.arq.ufmg.br/pos/ambienteconstruido/, no dia 05/11/2020. Não caberá recurso à ausência de qualquer um dos documentos elencados acima. Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos no Formulário de Recurso-Processo Seletivo, disponível em https://sites.arq.ufmg.br/pos/ambienteconstruido/index.php/formularios/, datados e assinados pelo candidato e enviados ao email da Secretaria - macps@arq.ufmg.br - com cópia para o Setor de Comunicação - comunicacaopacps@gmail.com, até às 18h00 do dia 07/11/2020, sendo a relação final nominal dos candidatos publicada no dia 09/11/2020 no website www.ufmg.br/pos/ambienteconstruido. Não será dada nenhuma informação por telefone sobre o deferimento ou o indeferimento das inscrições. Onde se lê: 5.1. O processo de seleção constará de três etapas para mestrado e duas para o doutorado, cada uma delas avaliada em 100 (cem) pontos. Exige-se rendimento igual ou superior a 70% (setenta por cento) nas etapas eliminatórias. Os candidatos reprovados na etapa específica não serão avaliados na etapa seguinte. Leia-se. 5.1. O processo de seleção constará de três etapas, cada uma delas avaliada em 100 (cem) pontos. Exige-se rendimento igual ou superior a 70% (setenta por cento) em cada etapa, todas eliminatórias e classificatórias. Os candidatos reprovados na etapa específica não serão avaliados na etapa seguinte. Belo Horizonte, 10 de agosto de 2020. Professora Doutora Yacy-Ara Froner Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. CONTINUA RETIFICAÇÃO 3
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Universidade Federal de Minas Gerais Pós-Graduação de Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais Edital Regular de Seleção Nº 001/2021 Mestrado e Doutorado 2021 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais da Universidade Federal de Minas Gerais comunica a RETIFICAÇÃO do edital Nº 001/2021 nos seguintes termos: Onde se lê: 5.5. A Defesa Oral do Projeto de Pesquisa terá a duração máxima de 30 (trinta) minutos, sendo que o candidato terá, no máximo, 10 (dez) minutos para se dedicar a apresentação oral e, no máximo, 20 (vinte) minutos para a arguição do candidato pela Banca sobre quaisquer aspectos referentes ao Projeto de Pesquisa, sua relação com o Programa de Pós-graduação e a linha de pesquisa selecionada no ato da inscrição. Cabe ressaltar que a defesa oral será desenvolvida sem utilização de recursos visuais, como áudio e vídeo. A Defesa Oral do Projeto de Pesquisa será realizada entre 04 de fevereiro e 25 de fevereiro de 2021, via videoconferência, em que será utilizado a plataforma RPN (https:conferenciaweb.rnp.br/), Microsoft Teams (https:www.microsoft.com/en/microsoft-365/microsoft-teams/free) ou Google Meet (https:meet.google.com/). A arguição oral ocorrerá conforme cronograma a ser divulgado na página do programa no dia 02/02/2021. Leia-se: 5.5. A Defesa Oral do Projeto de Pesquisa terá a duração máxima de 30 (trinta) minutos, sendo que o candidato terá, no máximo, 10 (dez) minutos para se dedicar a apresentação oral e, no máximo, 20 (vinte) minutos para a arguição do candidato pela Banca sobre quaisquer aspectos referentes ao Projeto de Pesquisa, sua relação com o Programa de Pós-graduação e a linha de pesquisa selecionada no ato da inscrição. Cabe ressaltar que a defesa oral será desenvolvida sem utilização de recursos visuais, como áudio e vídeo. A Defesa Oral do Projeto de Pesquisa será realizada entre 10 de fevereiro e 25 de fevereiro de 2021, via videoconferência, em que será utilizado a plataforma RPN (https:conferenciaweb.rnp.br/), Microsoft Teams (https:www.microsoft.com/en/microsoft-365/microsoft-teams/free) ou Google Meet (https:meet.google.com/). A arguição oral ocorrerá conforme cronograma a ser divulgado na página do programa no dia 08/02/2021. Onde se lê: 7.1 O exame de seleção será realizado entre os dias 25 de janeiro e 25 de fevereiro de 2021, em 03 (três) etapas: Leia-se: 7.1 O exame de seleção será realizado entre os 01 de fevereiro e 25 de fevereiro de 2021, em 03 (três) etapas: Belo Horizonte, 15 de janeiro de 2021. Profa. Sónia Maria Carvalho Ribeiro Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais CONTINUA RETIFICAÇÃO 4
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Universidade Federal de Minas Gerais Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais - Edital Regular de Seleção Nº 001/2021 - Mestrado e Doutorado 2021 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais da Universidade Federal de Minas Gerais comunica a RETIFICAÇÃO do edital Nº 001/2021 nos seguintes termos: Onde se lê, no preâmbulo: A Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais (PPG-AMSA) do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, no período de 08 de dezembro de 2020 a 17 de janeiro de 2021, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao curso de MESTRADO e DOUTORADO. Leia-se: A Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais (PPG-AMSA) do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, no período de 08 de dezembro de 2020 a 24 de janeiro de 2021, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao curso de MESTRADO e DOUTORADO. Onde se lê: 1.1 As inscrições serão feitas exclusivamente pela Internet, acessando a página web https://form.jotform.com/203366646674666 candidato deve preencher o formulário de inscrição e submeter os documentos solicitados no item 3.3deste Edital, digitalizados, durante o período de vigência das inscrições. A transmissão do formulário devidamente preenchido e dos documentos solicitados neste Edital deverá ser finalizada, impreterivelmente, até as 23h59 do dia 17 de janeiro de 2021 (horário de Brasília). Leia-se: 1.1 As inscrições serão feitas exclusivamente pela Internet, acessando a página web https://form.jotform.com/203366646674666 candidato deve preencher o formulário de inscrição e submeter os documentos solicitados no item 3.3 deste Edital, digitalizados, durante o período de vigência das inscrições. A transmissão do formulário devidamente preenchido e dos documentos solicitados neste Edital deverá ser finalizada, impreterivelmente, até as 23h59 do dia 24 de janeiro de 2021 (horário de Brasília). Onde se lê: 3.4 o Colegiado, ou a Comissão por ele designada, poderá requerer a retificação de arquivo com erros de digitalização ou de anexação de candidatos até o dia 20 de janeiro de 2021 desde que não se trate do Projeto de Pesquisa ou do Barema. Leia-se: 3.4 o Colegiado, ou a Comissão por ele designada, poderá requerer a retificação de arquivo com erros de digitalização ou de anexação de candidatos até o dia 27 de janeiro de 2021 desde que não se trate do Projeto de Pesquisa ou do Barema. Onde se lê: 3.5 Após a análise da documentação apresentada, o Colegiado, ou a Comissão por ele designada, decidirá sobre o deferimento, ou não, dos pedidos de inscrição. O resultado do deferimento das inscrições será divulgado no site do Programa, até o dia 21 de janeiro de 2021. Leia-se: 3.5 Após a análise da documentação apresentada, o Colegiado, ou a Comissão por ele designada, decidirá sobre o deferimento, ou não, dos pedidos de inscrição. O resultado do deferimento das inscrições será divulgado no site do Programa, até o dia 28 de janeiro de 2021. Belo Horizonte, 15 de janeiro de 2021. Profa. Sónia Maria Carvalho Ribeiro Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais CONTINUA RETIFICAÇÃO 2
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Universidade Federal de Minas Gerais Pós-Graduação de Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais Edital Regular de Seleção Nº 001/2021 Mestrado e Doutorado 2021 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais da Universidade Federal de Minas Gerais comunica a RETIFICAÇÃO do edital Nº 001/2021 nos seguintes termos: Onde se lê: 3.6 Caberá recurso contra o resultado da homologação das inscrições. O prazo para apresentação de recursos contra o resultado da homologação das inscrições será de 03 (três) dias corridos contados a partir da divulgação do respectivo resultado. Os recursos deverão ser enviados para processoseletivo.amsa@gmail.com até o dia 24 de janeiro de 2021 às 23:59h. Leia-se: 3.6 Caberá recurso contra o resultado da homologação das inscrições. O prazo para apresentação de recursos contra o resultado da homologação das inscrições será de 03 (três) dias corridos contados a partir da divulgação do respectivo resultado. Os recursos deverão ser enviados para processoseletivo.amsa@gmail.com até o dia 31 de janeiro de 2021 às 23:59h. Onde se lê: 5.1 O exame de seleção será realizado entre os dias 25 de janeiro e 25 de fevereiro de 2021, em 03 (três) etapas: Leia-se: 5.1 O exame de seleção será realizado entre os dias 01 de fevereiro e 25 de fevereiro de 2021, em 03 (três) etapas: Onde se lê: 5.2 A primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na Análise do Projeto de Pesquisa. Serão avaliados, em um total de 30 (trinta) pontos, os seguintes itens: Fundamentação (7 pontos), objetivo, metodologia, resultados esperados, impacto social e bibliografia consultada (16 pontos) e pertinência da proposta em relação a uma das linhas de pesquisa do Programa (7 pontos). O 6 candidato deverá obter nota igual ou maior que 21 (vinte e um) pontos para ser aprovado. As notas da avaliação do projeto de pesquisa serão divulgadas na página web do Programa no dia 01 de fevereiro de 2021. Somente os candidatos aprovados nesta prova participarão da etapa seguinte. Leia-se: 5.2 A primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá na Análise do Projeto de Pesquisa. Serão avaliados, em um total de 30 (trinta) pontos, os seguintes itens: Fundamentação (7 pontos), objetivo, metodologia, resultados esperados, impacto social e bibliografia consultada (16 pontos) e pertinência da proposta em relação a uma das linhas de pesquisa do Programa (7 pontos). O 6 candidato deverá obter nota igual ou maior que 21 (vinte e um) pontos para ser aprovado. As notas da avaliação do projeto de pesquisa serão divulgadas na página web do Programa no dia 08 de fevereiro de 2021. Somente os candidatos aprovados nesta prova participarão da etapa seguinte. Belo Horizonte, 15 de janeiro de 2021. Profa. Sónia Maria Carvalho Ribeiro ¿ Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais. CONTINUA RETIFICAÇÃO 3
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Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos RETIFICAÇÕES O Colegiado do PPG-SMARH RETIFICA os itens abaixo transcritos referentes ao Edital Regular Processo Seletivo 2020/1 do PPG-SMARH - Mestrado/Doutorado - (Ampla concorrência e Cota Racial) disponível em: http://www.smarh.eng.ufmg.br/docs/ED-AMPLA-COTA-MEST-DOUT-2020-1-SMARH.PDF e na 1ª Retificação do Edital Regular Processo Seletivo 2020/1 do PPG-SMARH - Mestrado/Doutorado - (Ampla concorrência e Cota Racial) disponível em: http://www.smarh.eng.ufmg.br/docs/1-retif-edital-2020-1.pdf Onde se lê: 3.5 Candidatos com deficiência e/ou necessidades específicas deverão indicar, no formulário de inscrição, as condições especiais necessárias para sua participação neste concurso. Leia-se: 3.5 Candidatos com deficiência e/ou necessidades específicas deverão indicar, no formulário de inscrição, as condições especiais necessárias para sua participação neste concurso, tendo ciência que todo o processo seletivo será realizado pela internet. Onde se lê: 3.13 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal (procurador munido de procuração simples) e entregues pessoalmente, medi-ante protocolo, na Secretaria do Programa, no horário de 09:00 às 12:00 h. Leia-se: 3.13 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 04 (quatro) dias corridos após a data de sua divulgação. Os recursos serão realizados pelo site do PPG-SMARH e deverão ser diri-gidos à Coordenação do Programa e enviados pelo ¿link¿ que será divulgado até o dia 24 setembro de 2020. Onde se lê: 5.2.5 A análise e arguição oral do Plano de Pesquisa e do Memorial será realizada entre os dias 11 a 22 de novembro de 2019, de forma presencial ou, alternativamente, em modo não presencial, por meio de Skype, para aqueles candidatos que se encontram fora de Belo Horizonte. Nesse último caso, o candidato deve solicitar a organização dessas avaliações em modo não presencial no ato da inscrição. A Comissão Examinadora entrará em contato com cada candidato que solicitou as avaliações via Skype para estabelecer o horário da mesma, no período de 11 a 22 novembro de 2019 Leia-se: 5.2.5 A análise e arguição oral do Plano de Pesquisa e do Memorial será realizada entre os dias 15 de outubro e 21 de outubro de 2020, de forma não presencial, por meio de teleconferência (skype), para todos os candidatos com inscrições homologadas. A divulgação do horário e local da Arguição Oral sobre o Plano de Pesquisa e o Memorial será feita até o dia 1 de outubro de 2020 na página web do Programa. Belo Horizonte, 7 de agosto de 2020. Professora Sonaly Cristina Rezende Borges de Lima. Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. CONTINUA RETIFICAÇÃO 3
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DOUTORADO E MESTRADO EM GEOLOGIA A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geologia comunica RETIFICAÇÃO no edital Suplementar Nº 001/2020, que rege o processo seletivo para o Mestrado e Doutorado com entrada no 2º semestre de 2020. O Edital passa a vigorar com a seguinte redação: Onde se lê: 6.1.2.9 A prova será corrigida automáticamente pela plataforma CAED Virtual e, após o término, o(a) candidato(a) receberá cópia da sua folha de resposta automaticamente. Após a realização da 1ª etapa, a equipe do CAED/UFMG encaminhará à Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geologia as folhas de resposta dos(as) candidatos(as). Leia-se: 6.1.2.9 A prova será corrigida automaticamente pela plataforma CAED Virtual e, após o término, o(a) candidato(a) tem acesso à pontuação final, com as questões acertadas e erradas, e pode anotar ou tirar print da página ou anotar o gabarito. O sistema não permite que o(a) candidato(a) faça o download da prova. Após a realização da 1ª etapa, a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Geologia terá acesso, via plataforma Moodle, ao relatório com a pontuação dos(as) candidatos(as) que realizaram a prova on-line. Belo Horizonte, 07 de agosto de 2020. Profa. Rosaline Cristina Figueiredo e Silva ¿ Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DOUTORADO E MESTRADO EM GEOLOGIA A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geologia comunica RETIFICAÇÃO nos itens retificados (publicado em 10/07/2020) do edital Regular Nº 001/2019, que rege o processo seletivo para o Mestrado com entrada no 2º semestre de 2020. O Edital passa a vigorar com a seguinte redação: Onde se lê: Incluído 5.1.3.9 A prova será corrigida automáticamente pela plataforma CAED Virtual e, após o término, o(a) candidato(a) receberá cópia da sua folha de resposta automaticamente. Após a realização da 1ª etapa, a equipe do CAED/UFMG encaminhará à Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geologia as folhas de resposta dos(as) candidatos(as). Onde se lê: Incluído 5.1.3.9 A prova será corrigida automaticamente pela plataforma CAED Virtual e, após o término, o(a) candidato(a) tem acesso à pontuação final, com as questões acertadas e erradas, e pode anotar ou tirar print da página ou anotar o gabarito. O sistema não permite que o(a) candidato(a) faça o download da prova. Após a realização da 1ª etapa, a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Geologia terá acesso, via plataforma Moodle, ao relatório com a pontuação dos(as) candidatos(as) que realizaram a prova on-line. Belo Horizonte, 07 de agosto de 2020. Profa. Rosaline Cristina Figueiredo e Silva ¿ Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia.
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