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Viçosa-MG (Minas Gerais)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSO DE MESTRADO EM GEOTECNIA E TRANSPORTES RETIFICAÇÃO DO EDITAL SUPLEMENTAR DE SELEÇÃO 2023 A Coordenação do Curso de Mestrado em Geotecnia e Transportes da Universidade Federal de Minas Gerais, no uso de suas atribuições e considerando o princípio da publicidade, resolve RETIFICAR, em parte, o Edital Suplementar de Seleção do Mestrado, publicado em 2 de agosto de 2022, da seguinte forma: 1 - Onde se lê: A Coordenação do Curso de Mestrado em Geotecnia e Transportes da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, 26 de setembro de 2022 a 10 de outubro de 2022, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos indígenas e com deficiência ao curso de MESTRADO, em cumprimento à Resolução no 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG Leia-se: A Coordenação do Curso de Mestrado em Geotecnia e Transportes da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, no período de 26 de setembro de 2022 a 20 de outubro de 2022, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos indígenas e com deficiência ao curso de MESTRADO, em cumprimento à Resolução no 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG 2 - Onde se lê: 3. DA INSCRIÇÃO 3.3 As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, através do e-mail posgrad@etg.ufmg.br, período de 26/09/2022 a 10/10/2022. Leia-se: 3. DA INSCRIÇÃO 3.3 As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, através do e-mail posgrad@etg.ufmg.br, período de 26/09/2022 a 20/10/2022. 3 - Onde se lê: 3.10 As inscrições recebidas serão conferidas, homologadas e divulgadas na página web do Curso https://posgrad.etg.ufmg.br/ em 17/10/2022. Leia-se: 3.10 As inscrições recebidas serão conferidas, homologadas e divulgadas na página web do Curso (https://posgrad.etg.ufmg.br/) em 21/10/2022. 4 - Onde se lê: 3.11 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação, ou seja, em 18/10/2022 e 19/10/2022. Em atendimento à Resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG, os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato e enviados para o e-mail da Secretaria do Curso (posgrad@etg.ufmg.br). Leia-se: 3.11 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação, ou seja, em 24/10/2022 e 25/10/2022. Em atendimento à Resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG, os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato e enviados para o e-mail da Secretaria do Curso (posgrad@etg.ufmg.br). CONTINUA......
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA CURSO DE MESTRADO EM GEOTECNIA E TRANSPORTES RETIFICAÇÃO DO EDITAL REGULAR DE SELEÇÃO 2023 A Coordenação do Curso de Mestrado em Geotecnia e Transportes da Universidade Federal de Minas Gerais, no uso de suas atribuições e considerando o princípio da publicidade, resolve RETIFICAR, em parte, o Edital Regular de Seleção do Mestrado, publicado em 2 de agosto de 2022, da seguinte forma: 1 - Onde se lê: A Coordenação do Curso de Mestrado em Geotecnia e Transportes da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, no período de 26 de setembro de 2022 a 10 de outubro de 2022, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Curso de Mestrado em Geotecnia e Transportes. Leia-se: A Coordenação do Curso de Mestrado em Geotecnia e Transportes da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, no período de 26 de setembro de 2022 a 20 de outubro de 2022, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Curso de Mestrado em Geotecnia e Transportes. 2 - Onde se lê: 3. DA INSCRIÇÃO 3.2 A documentação listada neste item deverá ser enviada, exclusivamente pela internet, através do e-mail posgrad@etg.ufmg.br, no período de 26/09/2022 a 10/10/2022. Leia-se: 3. DA INSCRIÇÃO 3.2 A documentação listada neste item deverá ser enviada, exclusivamente pela internet, através do e-mail posgrad@etg.ufmg.br, no período de 26/09/2022 a 20/10/2022. ¿ 3 - Onde se lê: 3.6 As inscrições recebidas serão conferidas, homologadas e divulgadas na página web do Curso (https://posgrad.etg.ufmg.br/) em 17/10/2022. Leia-se: 3.6 As inscrições recebidas serão conferidas, homologadas e divulgadas na página web do Curso (https://posgrad.etg.ufmg.br/) em 21/10/2022. 4 - Onde se lê: 3.7 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação, ou seja, em 18/10/2022 e 19/10/2022. Em atendimento à Resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG, os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato e enviados para o e-mail da Secretaria do Curso (posgrad@etg.ufmg.br). Leia-se: 3.7 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação, ou seja, em 24/10/2022 a 25/10/2022. Em atendimento à Resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG, os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato e enviados para o e-mail da Secretaria do Curso (posgrad@etg.ufmg.br). CONTINUA..............
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RETIFICAÇÃO 3 ONDE SE LÊ: 3.12 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal e entregues pessoalmente, mediante protocolo, na Secretaria do Programa no horário e endereço indicados no item 1.2. LEIA-SE: 3.12 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser dirigidos à Coordenação e enviados por e-mail: bioinfo@icb.ufmg.br ONDE SE LÊ: 5.1. A seleção dos candidatos será realizada no período de 03/02/2020 a 07/02/2020, em horário e local a serem definidos e divulgados, na página (http://www.pgbioinfo.icb.ufmg.br) e constará de três etapas. LEIA-SE: 5.1 A seleção dos candidatos será realizada no período de 29/07/2020 a 31/07/2020, em horário e link de acesso ao local a serem definidos e divulgados, na página (http://www.pgbioinfo.icb.ufmg.br) e constará de três etapas. ONDE SE LÊ: 5.2 Candidatos estrangeiros e brasileiros residentes no exterior ou em casos excepcionais, candidatos brasileiros residentes no país, que estejam em outro estado, poderão realizar as provas escritas, em locais definidos pela Comissão Examinadora, assim como a arguição do projeto de pesquisa de Doutorado que poderá ser realizada via Skype, desde que o candidato comunique sua intenção até o último dia da inscrição pelo e-mail bioinfo@icb.ufmg.br. As informações dos locais definidos pela Comissão estarão disponíveis com antecedência, na página web do programa (http://www.pgbioinfo.icb.ufmg.br/). LEIA-SE: 5.2 As etapas de seleção serão feitas, excepcionalmente em face à pandemia do Covid 19, remotamente. ONDE SE LÊ: 5.3 Caberá recurso contra o resultado das primeira e segunda etapas do processo seletivo, com efeito suspensivo, sem prejuízo do recurso final. Os resultados das etapas subsequentes serão divulgados com o resultado final, em local e datas a serem especificados e divulgados, na página web do Programa. Recursos, parcial e final, devem ser dirigidos à Coordenação do Programa e entregues na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática no Instituto de Ciências Biológicas - Bloco k4 - Sala 163 - Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antônio Carlos, 6627 ¿ Pampulha, no horário indicado no item 1.2. LEIA-SE: 5.3 Caberá recurso contra o resultado das primeira e segunda etapas do processo seletivo, com efeito suspensivo, sem prejuízo do recurso final. Os resultados das etapas subsequentes serão divulgados com o resultado final, em local e datas a serem especificados e divulgados, na página web do Programa. Recursos, parcial e final, devem ser dirigidos à Coordenação do Programa e enviados por e-mail bioinfo@icb.ufmg.br CONTINUA RETIFICAÇÃO 4
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Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Arquitetura Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável Edital Regular de Seleção 2020 Mestrado e Doutorado A Coordenação do Programa de Pos-Graduacao em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, no uso de suas atribuições torna público a retificação no edital regular de seleção nos seguintes termos: Onde se lê: 2.1. Serão oferecidas, para ingresso no PRIMEIRO semestre de 2021 (...). Leia-se: 2.1. Serão oferecidas, para ingresso no SEGUNDO semestre de 2020 (...). Onde se lê: 3.3. Só serão deferidos os pedidos de inscrição que atenderem às exigências deste Edital e que estiverem com a documentação completa e no prazo. Após conferência da documentação, será publicado o deferimento do pedido de inscrição no mural da Secretaria do Programa e no website www.ufmg.br/pos/ambienteconstruido, no dia 16/05/2020. Não caberá recurso a ausência de qualquer um dos documentos elencados acima. Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal (procurador munido de procuração simples) e entregues pessoalmente, mediante protocolo, na Secretaria do Programa no horário de 09h00 às 11h00 e 14h00 às 16h00, sendo a relação final nominal dos candidatos publicada no dia 20/05/2020 no mural da Secretaria do Programa e no website www.ufmg.br/pos/ambienteconstruido. Não será dada nenhuma informação por telefone, fax ou e-mail sobre deferimento ou indeferimento das inscrições. Leia-se: 3.3. Só serão deferidos os pedidos de inscrição que atenderem às exigências deste Edital e que estiverem com a documentação completa e no prazo. Após conferência da documentação, será publicado o deferimento do pedido de inscrição no website https://sites.arq.ufmg.br/pos/ambienteconstruido/, no dia 05/11/2020. Não caberá recurso à ausência de qualquer um dos documentos elencados acima. Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos no Formulário de Recurso-Processo Seletivo, disponível em https://sites.arq.ufmg.br/pos/ambienteconstruido/index.php/formularios/, datados e assinados pelo candidato e enviados ao email da Secretaria - macps@arq.ufmg.br - com cópia para o Setor de Comunicação - comunicacaopacps@gmail.com, até às 18h00 do dia 07/11/2020, sendo a relação final nominal dos candidatos publicada no dia 09/11/2020 no website www.ufmg.br/pos/ambienteconstruido. Não será dada nenhuma informação por telefone sobre o deferimento ou o indeferimento das inscrições. Onde se lê: 5.1. O processo de seleção constará de três etapas para mestrado e duas para o doutorado, cada uma delas avaliada em 100 (cem) pontos. Exige-se rendimento igual ou superior a 70% (setenta por cento) nas etapas eliminatórias. Os candidatos reprovados na etapa específica não serão avaliados na etapa seguinte. Leia-se. 5.1. O processo de seleção constará de três etapas, cada uma delas avaliada em 100 (cem) pontos. Exige-se rendimento igual ou superior a 70% (setenta por cento) em cada etapa, todas eliminatórias e classificatórias. Os candidatos reprovados na etapa específica não serão avaliados na etapa seguinte. Belo Horizonte, 10 de agosto de 2020. Professora Doutora Yacy-Ara Froner Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. CONTINUA RETIFICAÇÃO 3
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA - UFMG RETIFICAÇÃO EDITAL REGULAR DE SELEÇÃO 1/2021 - MESTRADO E DOUTORADO A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Patologia da Universidade Federal de Minas Gerais, no uso de suas atribuições, RETIFICA o Edital Regular de Seleção 1/2021 - Mestrado e Doutorado, publicado na Home Page, em 22 de dezembro de 2020 Onde se lê: 2.2 Serão oferecidas 17 (dezessete) vagas para o MESTRADO com entrada em dois momentos distintos: primeiro e segundo semestres letivos do ano de 2021. Candidatos interessados em participar da seleção para o primeiro semestre de 2021 deverão se inscrever no processo seletivo conforme cronograma disposto neste Edital. Candidatos interessados em participar da seleção para ingresso no segundo semestre de 2021 deverão se inscrever no processo seletivo conforme cronograma a ser posteriormente divulgado no site do Programa. Tal cronograma será divulgado com antecedência mínima de 30 dias ao início das inscrições, cujo processo seletivo será regido nos termos desse Edital. Leia-se: 2.2 Serão oferecidas 17 (dezessete) vagas para o MESTRADO com entrada em dois momentos distintos: primeiro e segundo semestres letivos do ano de 2021. Candidatos interessados em participar da seleção para o primeiro semestre de 2021 deverão se inscrever no processo seletivo conforme cronograma disposto neste Edital. Candidatos interessados em participar da seleção para ingresso no segundo semestre de 2021 deverão se inscrever no processo seletivo conforme cronograma a ser posteriormente divulgado no site do Programa. As inscrições ficarão conforme o Cronograma que será divulgado no site do Programa. As inscrições ficarão abertas pelo período de 30 dias e o Processo Seletivo será regido nos termos desse Edital, observando o limite de vagas disponibilizado. Contato por e-mail: edital.ppg.pat@gmail.com Site do Programa de Pós-Graduação: https://www.medicina.ufmg.br/cpg/ Home Page do Programa: https://www.medicina.ufmg.br/cpgpatologia/processo-seletivo/. Belo Horizonte, 08 de julho de 2021. Profa. Tatiane Alves da Paixão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Patologia da UFMG
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Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Curso de Pós-Graduação em Engenharia Química RETIFICAÇÃO do Edital Regular de Seleção Nº001/2019 Mestrado 2020 O Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Química da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 001/2019 do Curso de MESTRADO nos seguintes termos: Onde se lê: 3.3 - Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal (procurador munido de procuração simples) e entregues pessoalmente, mediante protocolo, na Secretaria do Curso no local e horários especificados no item 1.1 deste edital. Leia-se: 3.3 - Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato e enviados para o e-mail pos-grad@deq.ufmg.br da Secretaria do Curso (arquivo único, legível, em pdf), que enviará resposta com confirmação de protocolo do recurso. Onde se lê: 4.1 - (...) A relação nominal da Comissão de Seleção será divulgada nas dependências do Departamento de Engenharia Química, em local de acesso público, e na página web: http://www.deq.ufmg.br/pos-graduacao/selecao no dia 21/11/2019, com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da banca em função dos candidatos inscritos neste concurso. Leia-se: 4.1 - (...) A relação nominal da Comissão de Seleção será divulgada na página web: http://www.deq.ufmg.br/pos-graduacao/selecao, com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro da banca em função dos candidatos inscritos neste concurso. Onde se lê: 5.2 - Prova de conhecimentos específicos ¿ consistindo de prova escrita, sem consulta, nos temas especificados abaixo, totalizando 25 (vinte e cinco) pontos.(...) Leia-se: 5.2 - Prova de conhecimentos específicos ¿ consistindo de prova escrita, nos temas especificados abaixo, totalizando 25 (vinte e cinco) pontos. (...) Onde se lê: 5.7 - Para a realização desta prova, o candidato deverá comparecer portando um documento de identificação com foto. O uso de calculadora não será permitido. A prova escrita será identificada no ato da entrega da prova pela Secretaria, com o número de identificação do candidato, sem qualquer referência nominal. É vedado aos candidatos o lançamento à prova de qualquer dado identificador, sob pena de eliminação do concurso. Leia-se: 5.7 - Para a realização desta prova, o candidato deverá apresentar um documento de identificação com foto, que deverá ser exibido, juntamente ao rosto do candidato, ao aplicador, antes do início da prova, para fins de comprovação de presença. A prova escrita será identificada pelo candidato, no ato de recebimento da prova, na capa, em local indicado, com o número de identificação do candidato fornecido pela Secretaria no comprovante de inscrição, sem qualquer referência nominal. É vedado aos candidatos o lançamento à prova de qualquer dado identificador, sob pena de eliminação do concurso. Belo Horizonte, 08 de julho de 2020. Professora Andréa Oliveira Souza da Costa. Coordenadora do Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Minas Gerais CONTINUA RETIFICACAO 4
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS RETIFICAÇÃO DO CRONOGRAMA EDITAL 01/2020 Primeira Chamada Edital regular para processo seletivo Mestrado e Doutorado Seleção 2020 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) TORNA PÚBLICA AS SEGUINTES RETIFICAÇÕES AO EDITAL SUPRACITADO, CUJAS ALTERAÇÕES ESTÃO A SEGUIR ELENCADAS: Onde se lê: 6.2 Esta prova será realizada no dia definido pela chamada específica, de 13:00h (treze horas) às 18:00h (dezoito horas), horário de Brasília, tendo duração máxima de 5 (cinco) horas, respeitando o período de 1 (uma) hora de sigilo, no local definido pela chamada no Campus UFMG, localizado na Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 - Bairro Pampulha / Belo Horizonte. Leia-se: 6.2 Esta prova será realizada no dia definido pela chamada específica, de 14:00h (treze horas) às 17:00h (dezessete horas), horário de Brasília, tendo duração máxima de 3 (três) horas de acordo com os recursos disponíveis do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) da UFMG. As instruções para cadastramento na Plataforma CAED virtual (https://virtual.ufmg.br/caed/) por meio de nome e senha de usuário serão enviadas para o endereço eletrônico informado no ato da inscrição até 72 (setenta e duas) horas antes o início da prova de conhecimentos. Todos os candidatos inscritos no processo seletivo, brasileiros e estrangeiros, residentes ou não no País, deverão realizar a prova simultaneamente em fuso horário compatível com o horário oficial de Brasília. 6.2.1 Para a realização da prova de conhecimentos on-line, o candidato devera providenciar local adequado e computador pessoal ou máquina de processamento virtual equivalente, que possua capacidade de processamento de dados igual ou superior a¿ capacidade de um processador Intel core i3 e capacidade de memória aleatória (RAM) de no mínimo 2 (dois) GB (gigabytes). Também compete ao candidato providenciar serviço de conexão com a internet com velocidade mínima de 2 Mbps (megabits por segundo). 6.2.2 O candidato e integralmente responsável pela garantia da qualidade de conexão via internet com o servidor de computadores do CAED-UFMG, durante a realização da prova de conhecimentos. Caso o candidato não consiga realizar ou finalizar essa prova por causa de problemas técnicos externos a UFMG, que comprometam a conexão do computador do candidato com o CAED-UFMG durante a prova on-line, não será aplicada uma nova prova de conhecimentos. Belo Horizonte, 29 de junho de 2020. Prof. Hélio Anderson Duarte. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFMG. CONTINUA RETIFICACAO 5
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS RETIFICAÇÃO DO CRONOGRAMA EDITAL 01/2020 Primeira Chamada Edital regular para processo seletivo Mestrado e Doutorado Seleção 2020 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) TORNA PÚBLICA AS SEGUINTES RETIFICAÇÕES AO EDITAL SUPRACITADO, CUJAS ALTERAÇÕES ESTÃO A SEGUIR ELENCADAS: Onde se lê: 5.3 Esta prova será realizada no dia definido no cronograma da chamada específica, de 13:00h (treze horas) às 18:00h (dezoito horas), horário de Brasília, tendo duração máxima de 5 (cinco) horas, respeitando o período de 1 (uma) hora de sigilo, no local definido pela chamada no Campus UFMG, localizado na Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 - Bairro Pampulha/Belo Horizonte. Leia-se: 5.3 Esta prova será realizada no dia definido no cronograma da chamada específica, de 14:00h (quatorze horas) às 17:00h (dezessete horas), horário de Brasília, tendo duração máxima de 3 (três) horas de acordo com os recursos disponíveis do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) da UFMG. As instruções para cadastramento na Plataforma CAED virtual (https://virtual.ufmg.br/caed/) por meio de nome e senha de usuário serão enviadas para o endereço eletrônico informado no ato da inscrição até 72 (setenta e duas) horas antes o início da prova de conhecimentos. Todos os candidatos inscritos no processo seletivo, brasileiros e estrangeiros, residentes ou não no País, deverão realizar a prova simultaneamente em fuso horário compatível com o horário oficial de Brasília 5.3.1 Para a realização da prova de conhecimentos on-line, o candidato devera providenciar local adequado e computador pessoal ou maquina de processamento virtual equivalente, que possua capacidade de processamento de dados igual ou superior a capacidade de um processador Intel core i3 e capacidade de memoria aleatoria (RAM) de no minimo 2 (dois) GB (gigabytes). Tambem compete ao candidato providenciar servico de conexao com a internet com velocidade minima de 2 Mbps (megabits por segundo). 5.3.2 O candidato e integralmente responsável pela garantia da qualidade de conexa¿o via internet com o servidor de computadores do CAED-UFMG, durante a realizacao da prova de conhecimentos. Caso o candidato nao consiga realizar ou finalizar essa prova por causa de problemas técnicos externos a UFMG, que comprometam a conexão do computador do candidato com o CAED-UFMG durante a prova on-line, nao sera aplicada uma nova prova de conhecimentos. Onde se lê: 5.4 O programa e bibliografia para essa prova estão indicados no Anexo I deste Edital e também na página web do Programa. Para a realização da prova escrita será permitido o uso de calculadora científica simples (não programável ou alfanumérica ou gráfica) e Kit de modelos químicos. Leia-se: 5.4 O programa e bibliografia para essa prova estão indicados no Anexo I deste Edital. Belo Horizonte, 29 de junho de 2020. Prof. Hélio Anderson Duarte. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFMG. CONTINUA RETIFICAÇÃO 3
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Onde se lê: 5.8 - O resultado da 2ª e 3ª etapas será divulgado junto com o resultado final do concurso, na página web do Programa. Leia-se: 5.8 - O resultado da 2ª etapa será divulgado junto com o resultado final do concurso, na página web do Programa. Onde se lê: 6.1 - A nota final de cada candidato (mestrado) será calculada pela média ponderada das notas obtidas nas etapas 1 e 2. Para o cálculo da média final, a nota da 1ª. etapa terá peso 02 (dois) e a nota da 2ª etapa terá peso 01 (um). Exige-se, para aprovação, nota final igual ou superior a 70 pontos. Os critérios de desempate das médias apuradas serão, na seguinte ordem: (1º) nota obtida na avaliação do projeto preliminar de pesquisa e (2º) nota obtida na avaliação de currículo e histórico escolar. A nota final de cada candidato (doutorado) será calculada pela média ponderada das notas obtidas nas etapas 1, 2 e 3. Para o cálculo da média final, (i) a avaliação do projeto completo de tese tem peso 02 (dois), (ii) a arguição oral sobre o projeto de tese e (iii) a avaliação de currículo têm peso 01 (um). Exige-se, para aprovação, nota final igual ou superior a 70 pontos. Os critérios de desempate das médias apuradas serão na seguinte ordem: (1º) nota obtida na avaliação do projeto completo de tese e (2º) nota obtida na avaliação de currículo. Na divulgação do resultado final, os candidatos serão ordenados, em listas distintas para ampla concorrência e optantes autodeclarados negros, pela sequência decrescente da nota final, com a seguinte indicação de resultado: ¿aprovado e classificado¿ ou ¿aprovado mas não-classificado¿ ou ¿reprovado¿. Serão admitidos no mestrado e no doutorado, os candidatos ¿aprovados e classificados¿, observado o limite das vagas ofertadas neste Edital. Obrigatoriamente, as notas finais de todos os candidatos, discriminadas em suas distintas etapas, serão publicadas no endereço https://www.medicina.ufmg.br/cpgsaudedoadulto/processo-seletivo/, incluindo, se houver aquele(s) que não compareceu(ram) e foi(ram) eliminado(s) por este motivo. Leia-se: 6.1 - A nota final de cada candidato mestrado e doutorado será calculada pela média ponderada das notas obtidas nas etapas 1 e 2. Para o cálculo da média final, a nota da 1ª. etapa terá peso 02 (dois) e a nota da 2ª etapa terá peso 01 (um). Exige-se, para aprovação, nota final igual ou superior a 70 pontos. Os critérios de desempate das médias apuradas serão na seguinte ordem: (1º) nota obtida na avaliação do projeto preliminar de pesquisa (mestrado) e nota obtida na avaliação do projeto completo de tese (doutorado) e (2º) nota obtida na avaliação de currículo e histórico escolar (mestrado) e nota obtida na avaliação de currículo (doutorado). Na divulgação do resultado final, os candidatos serão ordenados, em listas distintas para ampla concorrência e optantes autodeclarados negros, pela sequência decrescente da nota final, com a seguinte indicação de resultado: ¿aprovado e classificado¿ ou ¿aprovado mas não-classificado¿ ou ¿reprovado¿. Serão admitidos no mestrado e no doutorado, os candidatos ¿aprovados e classificados¿, observado o limite das vagas ofertadas neste Edital. Obrigatoriamente, as notas finais de todos os candidatos, discriminadas em suas distintas etapas, serão publicadas no endereço https://www.medicina.ufmg.br/cpgsaudedoadulto/processo-seletivo/, incluindo, se houver aquele(s) que não compareceu(ram) e foi(ram) eliminado(s) por este motivo. Belo Horizonte, 15 de junho de 2021.Professora Teresa Cristina de Abreu Ferrari
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Extrato do Edital Regular de Seleção 2021 - Mestrado e Doutorado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Medicamentos e Assistência Farmacêutica FAZ SABER que, no período de 13/07/2021 a 12/08/2021, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao MESTRADO e ao DOUTORADO. Serão oferecidas 22 vagas para o Mestrado e 13 vagas para o Doutorado, para ingresso no 2º semestre de 2021. O Edital está em conformidade com a Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. Contatos: E-mail ppgmaf@farmacia.ufmg.br, página web www.farmacia.ufmg.br/ppgmaf. O valor da taxa de inscrição é de R$172,35 (cento e setenta e dois reais e trinta e cinco centavos) e as inscrições serão feitas exclusivamente por e-mail. Editais completos estão disponíveis em http://www.farmacia.ufmg.br/ppgmaf. Belo Horizonte, 12 de julho de 2021. Profa. Juliana Alvares Teodoro - Coordenadora do Programa.
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PARTE III 5.5. Para a realização da prova de conhecimentos online, o candidato estrangeiro deverá providenciar local adequado e computador pessoal ou máquina de processamento virtual equivalente, que possua capacidade de processamento de dados igual ou superior à capacidade de um processador Intelcore i3 e capacidade de memória aleatória (RAM) de no mínimo 2 (dois) GB (gigabytes). Também compete ao candidato providenciar serviço de conexão com a internet com velocidade mínima de 2 Mbps (megabits por segundo). 5.6. A inscrição no processo seletivo implica a concordância do candidato estrangeiro com os princípios éticos e legais pertinentes à realização da prova on-line de conhecimentos, sendo que o candidato assume o compromisso de não usar meios fraudulentos ou ilegais e de não solicitar ou contar com auxílio de terceiros para a realização desta prova. Em caso de constatação de fraude na realização desta prova, o candidato estará automaticamente eliminado do processo e sujeito às penalidades previstas na legislação brasileira federal para concursos públicos. 5.7. O candidato é integralmente responsável pela garantia da qualidade de conexão via internet com o servidor de computadores, durante a realização da prova de conhecimentos. Caso o candidato não consiga realizar ou finalizar essa prova por causa de problemas técnicos externos à UFMG, que comprometam a conexão do computador do candidato com o Microsoft Teams durante a prova on-line, não será aplicada uma nova prova de conhecimentos. 5.8. O resultado da prova de conhecimentos para os candidatos ao Mestrado será divulgado no dia 14/07/2022 no website do Programa http://www.ppgmec.eng.ufmg.br 5.9. Caberá recurso contra o resultado da prova de conhecimentos para o mestrado, sem prejuízo do recurso final. Recursos, parcial e final, devem ser dirigidos à Coordenação do Programa e entregues via email enviado ao endereço "cpgmec@demec.ufmg.br", sendo que o assunto desta mensagem deve ser necessariamente "RECURSO CONTRA O RESULTADO DA PROVA" e contendo no corpo da mensagem o nome completo do candidato. Onde se lê: 6.1. A seleção para o Doutorado será realizada por meio de três etapas: (1) prova on-line de conhecimentos, etapa eliminatória e classificatória (2) análise de currículo, etapa eliminatória e classificatória (3) avaliação de projeto de pesquisa, etapa eliminatória. 6.1.2. As etapas (1) e (2) não se encontram em ordem cronológica, sendo que a análise do currículo poderá ser efetuada anteriormente à prova de conhecimentos. 6.2.PRIMEIRA ETAPA: A prova on-line de conhecimentos para o Doutorado, de caráter eliminatório e classificatório,conterá 27 (vinte e sete) questões em língua inglesa de múltipla escolha, valendo 1 (um) ponto cada questão, sobre conceitos básicos de Matemática, Mecânica Vetorial, Resistência dos Materiais, Mecânica dos Fluidos, Transferência de Calor, Termodinâmica e Tecnologia Mecânica, cuja bibliografia mínima requerida está descrita no Anexo III deste Edital. Essa prova será aplicada por meio eletrônico à distância, no dia 14 de fevereiro de 2022, no período compreendido das 14h às 18h, de acordo com os recursos disponíveis do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) da UFMG. A nota mínima para aprovação na prova de conhecimentos é de 11 (onze) pontos, sendo que o candidato estará automaticamente desclassificado caso sua nota fique abaixo deste valor. CONTINUA PARTE IV
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LEIA-SE: 5.1. O processo de seleção será constituído de duas etapas. 5.2. Primeira etapa, prova escrita on-line de conteúdo específico, de caráter eliminatório e classificatório. Esta prova será realizada no dia e horário definidos no cronograma da chamada específica. O procedimento a ser adotado para a realização da prova teórica on-line será enviado ao candidato, no e-mail cadastrado no sistema de inscrição, com pelo menos 1 (uma) semana de antecedência. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 40% dos 100 pontos distribuídos. O candidato que não obtiver pelo menos 40 pontos nesta prova será automaticamente eliminado. 5.2.1.A prova será formulada em português. O programa e bibliografia para essa prova estão indicados no Anexo IV deste Edital. 5.2.2. Para fins deste edital será aceita a nota obtida na prova unificada de química (PUQ-SBQ) na edição 1-2022, com valor mínimo de 4,0 (quatro). 5.3 O candidato e¿ integralmente responsável pela garantia da qualidade de conexão via internet, durante a realização da prova de conhecimentos, com a plataforma que será utilizada para a realização da prova. Caso o candidato não consiga realizar ou finalizar essa prova devido a problemas técnicos externos a¿ UFMG que comprometam a conexão do computador do candidato durante a prova on-line, não será aplicada uma nova prova de conhecimentos e o candidato será desclassificado. 5.4. Segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório: análise de Curriculum Vitae. Na avaliação de currículo, serão analisados o desempenho acadêmico na pós-graduação, atividades extracurriculares, produção intelectual e exercício da profissão, conforme barema em anexo (Anexo III). Será atribuída nota a esta avaliação de Curriculum Vitae na escala de 0 a 100 pontos. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 10% dos 100 pontos distribuídos. 5.5. Esse item foi excluído. 5.6. Esse item foi excluído 5.8. Os resultados da primeira e segunda etapas serão divulgados juntamente com o resultado final. 5.9. O prazo para a interposição de recurso contra o resultado de qualquer uma das etapas do processo seletivo será de 2 (dois) dias corridos, contados a partir da data da divulgação do resultado final, conforme estabelece o Regimento Geral da UFMG e a Resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG.O recurso deve ser enviado pelo candidato para o e-mail processoseletivopgqui@qui.ufmg.br e ser dirigido à Coordenação do Programa. O recurso deve ser submetido em formulário próprio disponível na página do Programa e enviado no formato PDF.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Extrato do Edital Regular de Seleção 2023 - Mestrado e Doutorado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Parasitologia FAZ SABER que, a partir das 06:00h (seis) horas do dia 02 (dois) de janeiro de 2023, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao MESTRADO e DOUTORADO, em regime de fluxo contínuo, em datas estabelecidas no cronograma de seleção que serão definidas em chamadas específicas, a serem divulgadas na página web do programa. As inscrições ficarão abertas pelo período de 30 (trinta) dias. Serão oferecidas 20 vagas para o Mestrado e 20 vagas para o Doutorado, para ingresso durante o ano de 2023. O Edital está em conformidade com a Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. As inscrições serão feitas exclusivamente online por meio de link que ficará disponível no site do PPGPAR (http://www.parasitologia.icb.ufmg.br/selecao) e o candidato deverá preencher o Formulário Eletrônico de inscrição e submeter os documentos solicitados, digitalizados, conforme instruções disponíveis no site do Programa, durante o período de vigência das inscrições. O valor da taxa de inscrição é de R$ 188,94. Versão completa do Edital está disponível em www.parasitologia.icb.ufmg.br. Belo Horizonte, 05 de dezembro de 2022. Profa. Hélida Monteiro de Andrade. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Parasitologia ¿ ICB/UFMG.
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A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geologia comunica a RETIFICAÇÃO no edital Regular Nº 001/2019, que rege o processo seletivo para o Mestrado com entrada no 2º semestre de 2020. O Edital passa a vigorar com a seguinte redação: Onde se lê: 3.4 Após a análise da documentação apresentada, o Colegiado ou Comissão por ele designada, decidirá sobre o deferimento, ou não, dos pedidos de inscrição, sendo o resultado divulgado aos interessados no mural da Secretaria e na página WEB do Programa de Pós-graduação em Geologia, no dia 03 de outubro de 2019, após as 18 horas. Leia-se: 3.4 O Colegiado decidirá sobre o deferimento dos pedidos de inscrição com base na análise da documentação apresentada e no atendimento ao Edital, seus itens retificados e inclusos, cujo resultado será divulgado aos(às) interessados(as) na página WEB do Programa de Pós-graduação em Geologia, no dia 14 de setembro de 2020, após as 18 horas. Onde se lê: 3.5 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. O formulário para recurso, disponibilizado na página WEB do Programa, deverá ser entregue, digitado ou em caligrafia legível, à Coordenação do Programa, pessoalmente ou por procurador, mediante procuração simples, no endereço da Secretaria do Programa indicado no item 1.1 deste Edital, observado o horário de funcionamento externo, também indicado no item 1.1 deste Edital. Leia-se: 3.5 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação, ou seja, nos dias 15 e 16 de setembro de 2020. Mediante formulário específico, disponibilizado na página WEB do Programa, o pedido de recurso, que pode ser feito digitado ou em caligrafia legível, deve ser enviado pelo(a) candidato(a), devidamente datado e assinado, para o e-mail posgeol@igc.ufmg.br. Recursos NÃO fundamentados serão indeferidos. NÃO serão aceitos pedidos de recursos interpostos fora do prazo e que não estejam devidamente datados e assinados pelo(a) candidato(a). Onde se lê: 3.6 As respostas aos recursos interpostos serão enviadas, individualmente, para o e-mail constante na ficha de inscrição do candidato. O resultado da homologação das inscrições, após análise dos recursos, será divulgado no mural da Secretaria e na página WEB do Programa, no dia 08 de outubro de 2019, após as 18 horas. Recursos não fundamentados serão indeferidos. Não serão aceitos pedidos de recursos interpostos fora do prazo. Leia-se: 3.6 As respostas aos recursos interpostos serão enviadas, individualmente, para o e-mail constante no formulário de inscrição do(a) candidato(a). O resultado da homologação das inscrições, após análise dos recursos, será divulgado na página WEB do Programa no dia 18 de setembro de 2020, após as 18 horas. Onde se lê: 3.7 Inscrições com documentação incompleta ou enviada fora do prazo estabelecido neste Edital SERÃO INDEFERIDAS. Nenhum documento poderá ser anexado após envio da inscrição. Leia-se: 3.7 Todas as inscrições estarão sujeitas ao deferimento do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia da UFMG, sendo motivos para o INDEFERIMENTO: 1) a ausência, erro ou falta de legibilidade de qualquer documento exigido para a inscrição 2) o não pagamento da taxa de inscrição ou comprovante constando ¿agendamento de pagamento¿ 3) documentação enviada fora do prazo 4) o não atendimento a qualquer item do presente Edital. NENHUM documento poderá ser anexado/enviado após o término do prazo para inscrição estabelecido no item 1.1 retificado do Edital. Belo Horizonte, 17 de julho de 2020. Profa. Rosaline Cristina Figueiredo e Silva. Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia CONTINUA RETIFICAÇÃO 6
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ONDE SE LÊ: 5.4 [...] Esta etapa será realizada nos dias 06 e 07 de fevereiro de 2020, a partir das 10 horas, em local a ser divulgado pela Secretaria do Curso. [...] LEIA-SE: 5.4 [...] Esta etapa será realizada remotamente em horário e plataforma a serem divulgados na página do Programa. [...] ONDE SE LÊ: 6.5 Caberá recurso parcial, com efeito suspensivo e sem prejuízo do recurso final, contra a etapa A do processo seletivo, no prazo de 02 (dois) dias úteis após a divulgação do respectivo resultado. Os recursos devem ser feitos por escrito e entregues na Secretaria do Curso, pessoalmente ou por procurador munido de procuração simples, no horário das 10:00 às 16:00 horas. Recursos enviados fora do prazo, que não sigam as especificações deste Edital, não serão considerados. LEIA-SE: 6.5 Caberá recurso parcial, com efeito suspensivo e sem prejuízo do recurso final, contra a etapa A do processo seletivo, no prazo de 02 (dois) dias úteis após a divulgação do respectivo resultado. Os recursos devem ser feitos por escrito e enviados pelo e-mail: inovacaobior@icb.ufmg.br. Recursos enviados fora do prazo, que não sigam as especificações deste Edital, não serão considerados. ONDE SE LÊ: 6.6 [...] Os recursos deverão ser entregues na secretaria do Curso pessoalmente ou por procurador munido de procuração simples no horário das 10:00 às 16:00 horas. LEIA-SE: 6.6 [...] Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato e enviados pelo e-mail: inovacaobior@icb.ufmg.br ONDE SE LÊ: 6.8 Os candidatos cujas inscrições forem indeferidas, os candidatos reprovados e os aprovados, mas não classificados deverão retirar a documentação entregue para inscrição até 30 dias após o prazo para o recurso. Após esse prazo, os documentos não retirados serão devidamente descartados. LEIA-SE: Item suprimido
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RETIFICAÇÃO II Onde se lê: 2.4 - A Autodeclaração Étnico-Racial e a opção pela reserva de vagas deverão ser feitas no ato da inscrição, conforme formulário específico, disponível no site do Programa e na Secretaria do Programa. Leia-se: 2.4 - A Autodeclaração Étnico-Racial e a opção pela reserva de vagas deverão ser feitas no ato da inscrição, conforme formulário específico, disponível no site do Programa. Onde se lê: 3.5 - O comprovante de inscrição (que é o seu número de identificação na folha de rosto) deverá ser escrito na folha de rosto das provas, folha de questões e gabarito das Provas de Conhecimentos Gerais e Inglês. Leia-se: 3.5 - O número de identificação deverá ser preenchido no formulário eletrônico. que será divulgado até o dia 01/10/2020, na página do Programa: http://www.pgbiq.icb.ufmg.br. Onde se lê: 3.7 - O Programa Pós-Graduação em Bioquímica e Imunologia não se responsabilizará pela inscrição dos candidatos que não tenham comunicado, o não recebimento da mensagem confirmando o DEFERIMENTO de sua inscrição até o dia 23/01/2020. Leia-se: 3.7 - O Programa Pós-Graduação em Bioquímica e Imunologia não se responsabilizará pela inscrição dos candidatos que não tenham comunicado o não recebimento da mensagem confirmando o DEFERIMENTO de sua inscrição até o dia 01/10/2020. Onde se lê: 3.10 - A homologação das inscrições será divulgada no dia 23/01/2020 no mural da Secretaria e na página web do Programa. Leia-se 3.10 - A homologação das inscrições será divulgada no dia 01/10/2020 na página web do Programa. Onde se lê: 3.11 - Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal (procurador munido de procuração simples) e entregues pessoalmente, mediante protocolo, na Secretaria do Programa no horário de 08h às 11h45 e 13h30 às 17h. Leia-se 3.11 - Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até dois dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato e enviados por e-mail à secretaria do Programa (pg-biq@icb.ufmg.br). Onde se lê: 3.12 - Caso o candidato seja aprovado no processo seletivo de que trata este Edital, uma cópia impressa, legível e sem rasura, da documentação solicitada no item 3.1 deverá ser entregue na Secretaria do Programa até o dia 13 de fevereiro de 2020 às 17h, para efetuar o registro acadêmico no curso. Leia-se 3.12 - os candidatos aprovados serão comunicados oportunamente sobre o procedimento para este item. Onde se lê: 4.1 - (...) A relação nominal da Comissão de Seleção será divulgada, na Secretaria do Curso e no site do Programa, até 48 horas antes do início do processo seletivo, juntamente com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro das bancas em função de candidatos inscritos neste concurso. Leia-se: 4.1 - (...) A relação nominal da Comissão de Seleção será divulgada no site do Programa, até 48 horas antes do início do processo seletivo, juntamente com a declaração de inexistência de impedimento e suspeição de cada membro das bancas em função de candidatos inscritos neste concurso. CONTINUA
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RETIFICAÇÃO EDITAL REGULAR 2022 - PARTE III Onde se lê: 7. DO RESULTADO FINAL PRELIMINAR 7.1 O resultado final dos candidatos que participaram de todas as etapas será obtido calculando-se a média aritmética ponderada das seguintes avaliações: i) Doutorado: análise curricular, avaliação do anteprojeto proposto em forma escrita e apresentação oral do projeto seguida de arguição, que terão pesos - 2 (dois), 1 (um), 2 (dois), respectivamente ii) Mestrado: curriculum vitae apresentado, Prova de Genética e entrevista, que terão peso 1 (um), 2 (dois) e 1 (um), respectivamente. 7.2 (...) Em caso de empate, o desempate será efetuado pela nota da etapa de Análise Curricular. Se o empate persistir, será analisada a pontuação na entrevista (Mestrado)/Análise de anteprojeto (Doutorado). Se, ainda assim persistir o empate, o desempate ocorrerá por critério etário (os mais velhos serão melhor classificados em relação aos mais novos). Leia-se: 7.1 O resultado final dos candidatos que participaram de todas as etapas será obtido calculando-se a média aritmética ponderada das seguintes avaliações: i) Doutorado: análise curricular, avaliação do anteprojeto proposto em forma escrita e apresentação oral do projeto seguida de arguição, que terão pesos - 2 (dois), 1 (um), 2 (dois), respectivamente ii) Mestrado: Prova de Genética e Análise de curriculum vitae/histórico escolar seguida de arguição oral, que terão peso 2 (dois) e 1 (um), respectivamente. 7.2 (...) Em caso de empate, o desempate será efetuado pela nota da etapa de Análise Curricular (Doutorado) e Análise de curriculum vitae/histórico escolar seguida de arguição oral (Mestrado). Se o empate persistir, será analisada a pontuação na prova de Genética (Mestrado) e Análise de anteprojeto (Doutorado). Se, ainda assim persistir o empate, o desempate ocorrerá por critério etário (os mais velhos serão melhor classificados em relação aos mais novos). Belo Horizonte, 14 de Janeiro de 2022. Prof. Dr. Frederico Marianetti Soriani Coordenador do PPG em Genética/ICB/UFMG
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RETIFICAÇÃO EDITAL SUPLEMENTAR 2022 - PARTE III Onde se lê: 9. DO RESULTADO FINAL PRELIMINAR 9.1 O resultado final dos candidatos que participaram de todas as etapas será obtido calculando-se a média aritmética ponderada das seguintes avaliações: i) Doutorado: análise curricular, avaliação do anteprojeto proposto em forma escrita e apresentação oral do projeto seguida de arguição, que terão pesos - 2 (dois), 1 (um), 2 (dois), respectivamente ii) Mestrado: curriculum vitae apresentado, prova de Genética e entrevista, que terão peso 1 (um), 2 (dois) e 1 (um), respectivamente. 9.6 Em caso de empate, o desempate será efetuado pela nota da etapa de Análise Curricular. Se o empate persistir, será analisada a pontuação na entrevista (Mestrado)/análise de anteprojeto (Doutorado). Se, ainda assim persistir o empate, o desempate ocorrerá por critério etário (os mais velhos serão melhor classificados em relação aos mais novos). Leia-se: 9.1 O resultado final dos candidatos que participaram de todas as etapas será obtido calculando-se a média aritmética ponderada das seguintes avaliações: i) Doutorado: análise curricular, avaliação do anteprojeto proposto em forma escrita e apresentação oral do projeto seguida de arguição, que terão pesos - 2 (dois), 1 (um), 2 (dois), respectivamente ii) Mestrado: Prova de Genética e Análise de curriculum vitae/histórico escolar seguida de arguição oral, que terão peso 2 (dois) e 1 (um), respectivamente. 9.6 Em caso de empate, o desempate será efetuado pela nota da etapa de Análise Curricular (Doutorado) e Análise de curriculum vitae/histórico escolar seguida de arguição oral (Mestrado). Se o empate persistir, será analisada a pontuação na prova de Genética (Mestrado) e Análise de anteprojeto (Doutorado). Se, ainda assim persistir o empate, o desempate ocorrerá por critério etário (os mais velhos serão melhor classificados em relação aos mais novos). Belo Horizonte, 14 de Janeiro de 2022. Prof. Dr. Frederico Marianetti Soriani Coordenador do PPG em Genética/ICB/UFMG
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A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geologia comunica a RETIFICAÇÃO no edital Regular Nº 001/2019, que rege o processo seletivo para o Mestrado com entrada no 2º semestre de 2020. O Edital passa a vigorar com a seguinte redação: Incluído 5.1.3.8 O(A) candidato(a) é integralmente responsável pela garantia da qualidade de conexão via internet com o servidor de computadores do CAED-UFMG, durante a realização da prova de conhecimentos. Caso o(a) candidato(a) não consiga realizar ou finalizar a prova por causa de problemas técnicos externos à UFMG, que comprometam a conexão do computador do(a) candidato(a) com o do CAED-UFMG durante a prova on-line, não será aplicada uma nova prova de conhecimentos. Incluído 5.1.3.9 ¿ A prova será corrigida automáticamente pela plataforma CAED Virtual e, após o término, o(a) candidato(a) receberá cópia da sua folha de resposta automaticamente. Após a realização da 1ª etapa, a equipe do CAED/UFMG encaminhará à Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geologia as folhas de resposta dos(as) candidatos(as). Incluído 5.1.3.10 O resultado da Primeira Etapa do Exame de Seleção será divulgado na página WEB do Programa no dia 30 de setembro de 2020, após as 18 horas. SOMENTE os(as) candidatos(as) aprovados(as) nessa etapa participarão da etapa seguinte. Incluído 5.1.3.11 Os recursos contra o resultado da Primeira Etapa do Exame de Seleção deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos subsequentes ao da divulgação do respectivo resultado, ou seja, nos dias 01 e 02 de outubro de 2020. Mediante formulário específico, disponibilizado na página WEB do Programa, o pedido de recurso, que pode ser feito digitado ou em caligrafia legível, deve ser enviado pelo(a) candidato(a), devidamente datado e assinado, para o e-mail posgeol@igc.ufmg.br. Recursos NÃO fundamentados serão indeferidos. NÃO serão aceitos pedidos de recursos interpostos fora do prazo, que não estejam devidamente datados e assinados, e recursos decorrentes da não realização (ou realização parcial) da primeira etapa em razão de condições técnicas por parte do(a) candidato(a). Incluído 5.1.3.12 As respostas aos recursos interpostos serão enviadas, individualmente, para o e-mail constante na formulário de inscrição do(a) candidato(a). O resultado final da Primeira Etapa do Exame de Seleção, após análise dos recursos, será divulgado na página WEB do Programa, no dia 06 de outubro de 2020, após as 18 horas. Belo Horizonte, 17 de julho de 2020. Profa. Rosaline Cristina Figueiredo e Silva. Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia CONTINUA RETIFICAÇÃO 12
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Extrato do Edital Regular de Seleção 2021 Mestrado e Doutorado O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia FAZ SABER que, no período 20 de janeiro de 2021 a 24 de fevereiro de 2021, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso no curso de MESTRADO em Microbiologia para ingresso no 1º semestre de 2021; e a partir de 20 de janeiro de 2021, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao DOUTORADO em Microbiologia, em regime de fluxo contínuo. Serão oferecidas 22 (vinte e duas) vagas no curso de MESTRADO, para ingresso no primeiro semestre de 2021, e 20 (vinte) vagas no curso de DOUTORADO, para ingresso durante o ano letivo de 2021 em sistema de fluxo contínuo. O Edital está em conformidade com a Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. As inscrições serão feitas exclusivamente via Internet, das 00:00 horas do dia 20/01/2021 até às 23:59 horas do dia 24/02/2021 (horário de Brasília) para o MESTRADO, e a partir de 20/01/2021 para o DOUTORADO, na página http://www.microbiologia.icb.ufmg.br/pos. O valor da taxa de inscrição é de R$ 172,35 (cento e setenta e dois reais e trinta e cinco centavos). Versão completa do Edital está disponível //www.microbiologia.icb.ufmg.br/pos. Belo Horizonte, 14 de janeiro de 2021. Prof. Flávio Guimarães da Fonseca Coordenador do Programa.
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O Programa de Pós-Graduação em Microbiologia FAZ SABER que, no período de 20 de janeiro a 24 de fevereiro de 2021, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos indígenas e candidatos com deficiência ao curso de MESTRADO e de DOUTORADO, em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. Serão oferecidas, para ingresso no primeiro semestre de 2021, cinco vagas para o Mestrado (três para indígenas e duas para pessoas com deficiência) e quatro vagas para o Doutorado (duas para indígenas e duas para pessoas com deficiência). As inscrições serão feitas exclusivamente via Internet, das 00:00 horas do dia 20/01/2021 até às 23:59 horas do dia 24/02/2021 (horário de Brasília), na página http://www.microbiologia.icb.ufmg.br/pos. O valor da taxa de inscrição é de R$ R$ 172,35 (cento e setenta e dois reais e trinta e cinco centavos). Versão completa do edital está disponível em http://www.microbiologia.icb.ufmg.br/pos. Belo Horizonte, 14 de janeiro de 2021. Prof. Flávio Guimarães da Fonseca. Coordenador do Programa.
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Universidade Federal de Minas Gerais Edital Regular de Seleção 2021 Microbiologia Aplicada - Mestrado Profissional A Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Microbiologia Aplicada do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, de 1º de abril de 2021 a 10 de fevereiro de 2022, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Mestrado Profissional. As inscrições serão feitas exclusivamente via Internet no site http://www.microbiologia.icb.ufmg.br/mestprof/ mediante o preenchimento do formulário de inscrição e submissão de todos os documentos solicitados no item 3.1 do Edital, durante o período de vigência das inscrições. Informações sobre o processo podem ser obtidas através do e-mail mpmicrobiologia@gmail.com ou no website do programa: http://www.microbiologia.icb.ufmg.br/mestprof/ Serão oferecidas 22 (vinte e duas) vagas para ingresso no ano de 2021. O valor da taxa de inscrição é de R$172,35 (cento e setenta e dois reais e trinta e cinco centavos). Versão completa do Edital está disponível em http://www.microbiologia.icb.ufmg.br/mestprof/.Belo Horizonte, 5 de março de 2021. Profa. Erna Geessien Kroon - Coordenadora.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Extrato do Edital Regular de Seleção 2022 - Mestrado e Doutorado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Direito FAZ SABER que, no período de 23/08/2021 a 24/09/2021, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao MESTRADO e ao DOUTORADO. Serão oferecidas 120 vagas para o Mestrado e 69 vagas para o Doutorado, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2022. O Edital está em conformidade com a Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. As inscrições deverão ser feitas mediante o preenchimento e envio do formulário de inscrição e dos documentos solicitados em arquivo no formato PDF, exclusivamente na página eletrônica do Programa (https://pos.direito.ufmg.br/). O valor da taxa de inscrição é de R$172,35 (cento e setenta e dois reais e trinta e cinco centavos). Versão completa do Edital está disponível na página eletrônica do Programa https://pos.direito.ufmg.br/. Belo Horizonte, 28 de julho de 2021. Prof. Thomas da Rosa de Bustamante - Coordenador do Programa.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Extrato do Edital Suplementar de Seleção 2022 - Mestrado e Doutorado - Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que no período de 23/08/2021 a 24/09/2021 estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos indígenas e com deficiência aos Cursos de Mestrado e de Doutorado. Serão oferecidas, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2022, 08 (oito) vagas para o Mestrado (04 (quatro) para indígenas e 04 (quatro) para pessoas com deficiência) e 08 (oito) vagas para o Doutorado (04 (quatro) para indígenas e 04 (quatro) para pessoas com deficiência). O Edital está em conformidade com a Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. As inscrições deverão ser feitas mediante o preenchimento e envio do formulário de inscrição e dos documentos solicitados em arquivo no formato PDF, exclusivamente na página eletrônica do Programa (https://pos.direito.ufmg.br/). O valor da taxa de inscrição é de R$ 172,35 (cento e setenta e dois reais e trinta e cinco centavos). Versão completa do Edital está disponível na página eletrônica do Programa https://pos.direito.ufmg.br/. Belo Horizonte, 28 de julho de 2021. Prof. Thomas da Rosa de Bustamante - Coordenador do Programa.
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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Extrato do Edital Regular de Seleção 2022 - Mestrado e Doutorado O Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social FAZ SABER que, no período de 25 de agosto a 23 de setembro de 2021, estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos ao MESTRADO e DOUTORADO, em cumprimento à Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. Serão oferecidas 28 vagas para o Mestrado e 36 vagas para o Doutorado, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2022. As inscrições serão feitas exclusivamente pela Internet, acessando a página web www.posgrad.fae.ufmg.br, mediante o preenchimento de formulário eletrônico e submetendo os documentos solicitados e digitalizados, durante o período de vigência das inscrições. O valor da taxa de inscrição é de R$172,35 (cento e setenta e dois reais e trinta e cinco centavos). Versão completa do edital está disponível na página do Programa www.posgrad.fae.ufmg.br. Belo Horizonte, 18 de agosto de 2021. Profa. Rosimar de Fátima Oliveira - Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social.
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4º) ONDE SE LÊ: 5.1. O processo de seleção será constituído de três etapas. 5.2. Primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório: A nota do candidato será calculada a partir da nota obtida na prova unificada de química (PUQ-SBQ) na edição 1-2022 multiplicada por 50 e dividida pela nota média do exame na mesma edição. Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 40 pontos nesta prova. O candidato que não obtiver pelo menos 40 pontos nesta prova será automaticamente eliminado. A primeira etapa tem peso 5 (cinco). 5.3. Informações sobre a Prova Unificada de Química para ingresso na pós-graduação podem ser obtidas em https://sbq-prova.com.br/ 5.4. Segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório: Análise de Curriculum Vitae. Na avaliação de currículo, serão analisados o desempenho acadêmico na pós-graduação, atividades extracurriculares, produção intelectual e exercício da profissão conforme barema em anexo, (Anexo III). Será atribuída nota a esta avaliação de Curriculum Vitae na escala de 0 a 100 pontos. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 10% dos 100 pontos distribuídos. A segunda etapa tem peso 3 (três). 5.5. Terceira etapa, de caráter eliminatório e classificatório: Entrevista oral da Carta de Apresentação. As entrevistas orais da carta de apresentação serão realizadas por videoconferência, por meio das plataformas TEAMS, Skype, Google Meet ou Zoom. As datas, horários e plataforma específica serão informados aos candidatos por e-mail no período especificado na chamada com antecedência mínima de 48 horas. Será atribuída nota a esta arguição oral na escala de 0 a 100 pontos. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aproveitamento igual ou superior a 20% dos 100 pontos distribuídos. A terceira etapa tem peso 2 (dois). 5.6. Na entrevista oral da carta de apresentação, cada candidato será arguido pela Comissão de Seleção sobre a área na qual pretende realizar sua pesquisa e sua trajetória acadêmica e profissional e dos temas abordados nessas atividades, de acordo com o exposto na carta de apresentação. A entrevista também poderá versar sobre os dados do currículo e histórico apresentados pelo candidato. 5.8. Os resultados da primeira, segunda e terceira etapas serão divulgados juntamente com o resultado final. 5.9. O prazo para a interposição de recurso, contra o resultado de qualquer uma das etapas do processo seletivo, será de 10 (dez) dias corridos, contados a partir da data da divulgação do resultado final, conforme estabelece o Regimento Geral da UFMG e a Resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG. O recurso deve ser enviado pelo candidato para o e-mail processoseletivopgqui@qui.ufmg.br e ser dirigido à Coordenação do Programa. O recurso deve ser submetido em formulário próprio disponível na página do Programa e enviado no formato PDF.
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A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geologia comunica a RETIFICAÇÃO no edital Regular Nº 001/2019, que rege o processo seletivo para o Mestrado com entrada no 2º semestre de 2020. O Edital passa a vigorar com a seguinte redação: Onde se lê: 5.1.3 1ª. etapa, de caráter eliminatório e classificatório. Prova escrita sobre temas de Geologia Básica, baseado na seguinte bibliografia: PRESS, F. GROTZINGER, J. SIEVER, R. JORDAN, T.H. Para entender a Terra. Editora Bookman, 2006. SKINNER, Brian J. & PORTER, Stephen C. The Dynamic Earth: An Introduction to Physical Geology. Wiley: New York, 2003. A prova escrita sobre temas de Geologia Básica, com duração de 3 (três) horas, será realizada, presencialmente, no dia 10 de outubro de 2019, com início às 13:30 horas e término às 16:30 horas (horário de Brasília), no prédio do Instituto de Geociências da UFMG, em sala a ser divulgada pela Secretaria na página WEB do Programa de Pós-graduação em Geologia. Leia-se: 5.1.3 1ª. etapa, DE CARÁTER ELIMINATÓRIO E CLASSIFICATÓRIO: Prova escrita sobre temas de Geologia Básica, baseado na seguinte bibliografia: PRESS, F. GROTZINGER, J. SIEVER, R. JORDAN, T.H. Para entender a Terra. Editora Bookman, 2006. SKINNER, Brian J. & PORTER, Stephen C. The Dynamic Earth: An Introduction to Physical Geology. Wiley: New York, 2003. A prova escrita sobre temas de Geologia Básica, com duração de 3 (três) horas, será realizada no dia 29 de setembro de 2020, com início às 14:00 horas e término às 17:00 horas (horário de Brasília), no formato a distância (on-line), por meio de ambiente virtual de aprendizagem, de acordo com os recursos disponíveis do Centro de Educação à Distância (CAED) da UFMG. A pontuação mínima para aprovação nesta etapa é 60 (sessenta) pontos. Todos(as) os(as) candidatos(as), brasileiros(as) e estrangeiros(as), residentes ou não no País, cujas inscrições forem homologadas pela Coordenação do Colegiado do Programa, deverão realizar a prova simultaneamente em fuso horário compatível com o horário oficial de Brasília. Onde se lê: 5.1.3.1 O candidato deverá comparecer ao local de prova portando um documento de identificação oficial com foto, com 30 minutos de antecedência, para conferência de dados, assinatura da lista de presença e orientações sobre a prova. Não será permitido, durante a prova, o uso de celular. O aplicador repassará as orientações restando 10 (dez) minutos para o ínicio da prova, às 13:20 horas. Todas as orientações, que também constarão na capa da prova, deverão ser respeitadas e seguidas pelo candidato. Leia-se: 5.1.3.1 O(A) candidato(a) deverá providenciar, para a realização da prova escrita on-line, local adequado e computador pessoal ou máquina de processamento virtual equivalente, que possua câmera, microfone, conexão à Internet e alta capacidade de processamento de dados, de preferência, igual ou superior à capacidade de um processador Intel core i3 e capacidade de memória aleatória (RAM) de no mínimo 2 (dois) GB (gigabytes) preferencialmente. O(A) candidato(a) também deverá providenciar serviço de conexão com a internet com velocidade mínima sugerida de 2 Mbps (megabits por segundo). Belo Horizonte, 17 de julho de 2020. Profa. Rosaline Cristina Figueiredo e Silva. Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Geologia CONTINUA RETIFICAÇÃO 8
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Faculdade de Farmácia Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas RETIFICAÇÃO do Edital Regular de Seleção nº 01/2019 Mestrado e Doutorado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Minas Gerais RETIFICA o Edital Regular Nº 01/2019 MESTRADO E DOUTORADO nos seguintes termos: ONDE SE LÊ: 3.4 A Coordenação do Programa analisará a documentação apresentada e decidirá sobre o deferimento dos pedidos de inscrição. A divulgação do deferimento dos pedidos de inscrição do DOUTORADO será feita na página www.farmacia.ufmg.br/ppgcf/ em até dois dias após o encerramento das inscrições, de acordo com cronograma a ser divulgado. LEIA-SE: 3.4 A Coordenação do Programa analisará a documentação apresentada e decidirá sobre o deferimento dos pedidos de inscrição. A divulgação do deferimento dos pedidos de inscrição do DOUTORADO será feita na página www.farmacia.ufmg.br/ppgcf/, 1 (um) dia após o encerramento das inscrições, de acordo com cronograma a ser divulgado.. ONDE SE LÊ: 6.1.2.2.1 Na apresentação oral do pré-projeto de tese seguida de arguição do candidato pela Comissão Examinadora. Essa etapa será realizada de forma remota, por videoconferência. É indispensável à indicação no ato da inscrição do endereço eletrônico para a videoconferência. O candidato se responsabilizará por testar a conexão com o Colegiado, o agendamento da conectividade deverá ser realizado com no mínimo 72 horas de antecedência, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real. O Colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidato. As apresentações terão no mínimo 10 minutos de duração. A escala para apresentação oral seguida de arguição do projeto será divulgada na página web do Programa. LEIA-SE: 6.1.2.2.1 Na apresentação oral do pré-projeto de tese seguida de arguição do candidato pela Comissão Examinadora. Essa etapa será realizada de forma remota, por videoconferência. É indispensável à indicação no ato da inscrição do endereço eletrônico para a videoconferência. O candidato se responsabilizará por testar a conexão com o Colegiado, o agendamento da conectividade deverá ser realizado com no mínimo 24 horas de antecedência, garantindo banda de internet com velocidade compatível para emissão de som e imagem em tempo real. O Colegiado não se responsabilizará por problemas na conexão por parte do candidato. As apresentações terão no mínimo 10 minutos de duração. A escala para apresentação oral seguida de arguição do projeto será divulgada na página web do Programa. Belo Horizonte, 22 de julho de 2020. Professora Renata Barbosa de Oliveira Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais.
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Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos RETIFICAÇÕES O Colegiado do PPG-SMARH RETIFICA os itens abaixo transcritos referentes ao Edital Regular Processo Seletivo 2020/1 do PPG-SMARH - Mestrado/Doutorado - (Ampla concorrência e Cota Racial) disponível em: http://www.smarh.eng.ufmg.br/docs/ED-AMPLA-COTA-MEST-DOUT-2020-1-SMARH.PDF e na 1ª Retificação do Edital Regular Processo Seletivo 2020/1 do PPG-SMARH - Mestrado/Doutorado - (Ampla concorrência e Cota Racial) disponível em: http://www.smarh.eng.ufmg.br/docs/1-retif-edital-2020-1.pdf Onde se lê: 3.5 Candidatos com deficiência e/ou necessidades específicas deverão indicar, no formulário de inscrição, as condições especiais necessárias para sua participação neste concurso. Leia-se: 3.5 Candidatos com deficiência e/ou necessidades específicas deverão indicar, no formulário de inscrição, as condições especiais necessárias para sua participação neste concurso, tendo ciência que todo o processo seletivo será realizado pela internet. Onde se lê: 3.13 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias corridos após a data de sua divulgação. Os pedidos de recurso devem ser feitos por escrito, datados e assinados pelo candidato ou seu representante legal (procurador munido de procuração simples) e entregues pessoalmente, medi-ante protocolo, na Secretaria do Programa, no horário de 09:00 às 12:00 h. Leia-se: 3.13 Os recursos contra o resultado da homologação das inscrições deverão ser apresentados em até 04 (quatro) dias corridos após a data de sua divulgação. Os recursos serão realizados pelo site do PPG-SMARH e deverão ser diri-gidos à Coordenação do Programa e enviados pelo ¿link¿ que será divulgado até o dia 24 setembro de 2020. Onde se lê: 5.2.5 A análise e arguição oral do Plano de Pesquisa e do Memorial será realizada entre os dias 11 a 22 de novembro de 2019, de forma presencial ou, alternativamente, em modo não presencial, por meio de Skype, para aqueles candidatos que se encontram fora de Belo Horizonte. Nesse último caso, o candidato deve solicitar a organização dessas avaliações em modo não presencial no ato da inscrição. A Comissão Examinadora entrará em contato com cada candidato que solicitou as avaliações via Skype para estabelecer o horário da mesma, no período de 11 a 22 novembro de 2019 Leia-se: 5.2.5 A análise e arguição oral do Plano de Pesquisa e do Memorial será realizada entre os dias 15 de outubro e 21 de outubro de 2020, de forma não presencial, por meio de teleconferência (skype), para todos os candidatos com inscrições homologadas. A divulgação do horário e local da Arguição Oral sobre o Plano de Pesquisa e o Memorial será feita até o dia 1 de outubro de 2020 na página web do Programa. Belo Horizonte, 7 de agosto de 2020. Professora Sonaly Cristina Rezende Borges de Lima. Coordenadora do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. CONTINUA RETIFICAÇÃO 3
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O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais TORNA PÚBLICO que, a partir das 8 horas do dia 29 (vinte e nove) de março até às 18 horas do dia 12 (doze) de abril de 2021, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Curso de MESTRADO. Serão oferecidas 60 (sessenta) vagas para o curso de MESTRADO, para ingresso no 1º semestre letivo de 2021 e 60 (sessenta) vagas para ingresso no segundo semestre letivo de 2021. As inscrições para o processo seletivo do MESTRADO para entrada no 2º semestre de 2021 serão divulgadas, posteriormente. As inscrições ao processo seletivo do DOUTORADO em fluxo contínuo ocorrerão no período de 29 (vinte e nove) de março de 2021 a 02 (dois) de janeiro de 2022, serão oferecidas 70 (setenta) vagas para ingresso durante o ano de 2021. Este edital está de acordo com a Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. A versão completa do edital está disponível em http://www.ppgee.ufmg.br. Belo Horizonte, 26 de março de 2021. Prof. Luís Antônio Aguirre - Coordenador do Programa.
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