7 dicas para preparar um churrasco perfeito
Uma das maiores vantagens de morar em um país como o Brasil é poder desfrutar do verão da melhor forma: na praia, fazendo churrasco e tomando aquela cervejinha gelada (ou refrigerante, suco, água de coco ou o que você preferir). Tudo isso é um luxo e é impensável para quem mora em países frios, escuros, onde às vezes é até proibido fazer churrasco no verão, por causa dos incêndios (acredite, existem lugares onde o churrasco é proibido). Então, considerando este fato, preparamos estas dicas para que você possa arrasar naquele churrasco que quer preparar para os amigos. Pegue uma caneta, um papel, anote as dicas e depois se joga no churras!
1) Quando for comprar a carne, escolha um açougue de confiança e fique atento no peso das carnes (uma picanha, por exemplo, não costuma pesar mais que 1,1kg; se pesar mais do que isso, é porque estão vendendo gato por lebre ou estão vendendo um pedaço do coxão duro também).
2) Na hora de colocar o tempero, tome cuidado para não colocar sal demais. O sal grosso pode ser usado para temperar pedaços grandes e o sal um pouco mais fino, para carnes menores.
3) Antes de colocar a carne no fogo, é importante deixá-la repousar um pouco, para que sua temperatura se estabilize. A carne em temperatura ambiente fica muito mais macia e saborosa depois de assada.
4) Também antes de colocar a carne para assar, verifique como está a churrasqueira. É importante que o fogo esteja estabilizado, sem fogo alto ou fumaça. (Quando o fogo estiver muito alto, pode jogar um pouco de areia para baixa-lo).
5) Coloque o espeto a uns 40 cm do fogo, para que a carne não fique torrada por fora e crua por dentro.
6) Não é necessário ficar mexendo na carne quando ela estiver no fogo. Basta virar a carne uma única vez, quando a parte de cima estiver muito mais vermelha que a de baixo.
7) Quando achar que a carne está pronta, retire do fogo e corte em pedacinhos. Sirva com palitos e aguarde os elogios! :)
Veja mais:
Notícias relacionadas