Dicas para desfrutar o verão com saúde e segurança

PARA VOCÊ, VERÃO É SINÔNIMO DE DIVERSÃO OU DESCANSO?
22 Dezembro 2014 · Manaira

férias de verão na praia

O verão chegou!!! A estação mais quente do ano também é sinônimo de diversão, praia, piscina ou mesmo descanso. Independente de você estar ou não de férias, temos algumas dicas para que possa aproveitar ao máximo o seu verão e evitar alguns problemas simples, mas que podem acabar com a sua festa.

Cuidado com o sol e o calor: não se esqueça de passar e repassar o protetor solar, principalmente nas crianças. Evite tomar sol entre 10 e 16 horas, já que é grande a incidência de raios ultra-violeta B1. Use sempre óculos escuros de qualidade para que seus olhos estejam realmente protegidos. O uso de chapéus ajuda e muito a proteger a cabeça e o rosto do impacto direto do sol. Dê preferência a roupas claras e de materiais que não sejam sintéticos.

Mantenha-se hidratado: durante o verão aumenta a transpiração do nosso corpo; por isso, mesmo sem sentir sede é importante beber muita água, principalmente as crianças que se esquecem de se hidratar. Para os adultos, além da cervejinha, também é importante ingerir bebidas isotônicas e sucos naturais. Dê preferência para ficar em locais frescos e com sombra.

- Cuidados com a alimentação: a incidências de intoxicação alimentar é muito maior no verão. Para evitá-la, lembre se lavar sempre as mãos e também as frutas e verduras antes da sua ingerí-las. É importante verificar se os alimentos estão bem armazenados e refrigerados, não só em casa, mas principalmente ao comer na rua.

- Evite picadas de mosquitos e outros insetos: ao viajar para praia ou campo, é sempre bom levar um repelente, sendo que em alguns casos é necessário colocar mosquiteiros nas janelas para evitar que os mosquitos entrem dentro de casa. Evite ficar perto de lixeiras e lugares com restos de comida, já que podem atrair abelhas ou outros insetos.

- Aguarde o tempo da digestão: por mais que pareça papo de antigamente, é importante fazer ao menos 1 hora e meia de digestão antes de entrar na piscina, mar ou fazer atividades físicas. Também é aconselhado não ingerir bebidas geladas durante a digestão.

- Prevenir dores de ouvido: principalmente no verão é comum ter dores de ouvido tanto crianças como adultos. Para evitar esse inconveniente, é recomendado não ficar com os ouvidos submersos por muito tempo, secar bem o ouvido ao sair do banho, inclinando a cabeça (e dando uns pulinhos) para que a água possa sair.

- Cuidado com fungos: durante o verão aumentam os casos de infecções por fungos relacionadas com a pele, unhas e mucosas vaginais. Para evitá-las, é recomendável usar chinelo ao caminhar nas bordas da piscina e também ao ir a banheiros públicos; se lavar bem com sabonete depois de usar piscinas e academias e se secar bem, principalmente o pé; usar calçado confortável e que facilitem a transpiração; e não ficar com roupas, principalmente de banho, úmidas ou molhadas.

- Atenção redobrada às crianças nas praias e piscinas: no verão a criançada se junta e muitas vezes os pais se distraem, sendo constantes as caídas e os tombos, sendo que é comum ver notícias de afogamento. Para evitar este tipo de acidente, nunca deixe criança perto de piscinas ou da praia sem um responsável. Também é importante proibir brincadeiras de correr perto das bordas das piscinas.

- Precauções ao viajar: se a viagem for de carro, antes de pegar a estrada com a família, lembre-se de fazer uma boa revisão no veículo. Os cintos de segurança devem estar postos e os bebês em sua cadeirinha. O motorista deve evitar tomar remédios que dão sono e o uso de celulares ou outros aparelhos eletrônicos. É aconselhado parar para descansar a cada 2 horas. Independente do meio de transporte, é importante conferir os documentos de identificação e de planos de saúde de todos os viajantes. Como nesta época são comuns os engarrafamentos, não se esqueça de levar água e lanches.

Aproveite para comprar produtos de inverno: no verão aparecem vários produtos mais usados na época de frio, tantos novos como usados, com preços bem mais baratos. Em Clasf, destacamos algumas ofertas casacos e mantas com preços baixos. 


Notícias relacionadas